Páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Domingo não haverá rodada do Municipal de Futebol


Devido ao elevado volume de chuva e pela previsão de mau tempo no final de semana, a SMEL - Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em concordância com os dirigentes dos clubes, decidiu cancelar a rodada de domingo (2) do Campeonato Municipal de Futebol.
Disputada a penúltima rodada da primeira fase, continua indefinida a classificação às semifinais, nas três categorias. Entre os primeiros quadros, apenas o Independente está confirmado. Na categoria segundos quadros, Flamengo, União e Riograndense estão nas semifinais, enquanto duas equipes disputam a outra vaga. Entre as equipes 40 Anos, somente o União tem vaga garantida. Cinco equipes ainda podem ficar com uma das três vagas.

PRIMEIROS QUADROS
Entre os primeiros quadros, Independente e Alto Paulista têm 15 pontos, União 14, Flamengo 13, Floresta 12, Greminho 11, Primavera cinco, Riograndense quatro e Palmeirinhas zero. O Independente está com vaga garantida, pois na hipótese de terminarem três equipes com o mesmo número de pontos, leva vantagem no número de vitórias, que seria o primeiro critério de desempate. Na última rodada teremos Floresta x Independente, Primavera x Greminho, Riograndense x União e Flamengo x Palmeirinhas.

SEGUNDOS QUADROS
Na categoria segundos quadros, as equipes do Flamengo e União, ambas com 18 pontos ganhos, e Riograndense, com 13, estão nas semifinais. Floresta com 11 pontos e Independente com dez, em confronto direto, disputam a última vaga. Greminho e Alto Paulista com oito pontos, Palmeirinhas três e Primavera um ponto não chagam mais às semifinais.

40 ANOS
Entre os Quarentões, o União, com 12 pontos ganhos é o único classificado. Floresta, Flamengo e Primavera têm nove pontos; Independente oito, Palmeirinhas sete e Alto Paulista um ponto.

Resultados do Campeonato Municipal de Voleibol


Mais três jogos foram realizados na noite desta quinta-feira (30), no Ginásio de Esportes Karl Heinz Kopittke, válidos pelo Campeonato Municipal de Voleibol de Campo Bom. Os resultados foram CB Vôlei 2 a 1 Athletic (18/25, 25/19 e 15/12), Amigas do Vôlei 2 a 0 Yubba (25/23 e 25/18) e Máfia 2 a 1 Athletic (25/27, 25/16 e 15/12).
Santos Vôlei e Mâfia, ambos com oito pontos em quatro jogos, lideram o naipe masculino. Veteranos tem cinco pontos em três jogos; CB Vôlei tem três pontos em três jogos e Athetic, com um jogo a mais, também tem três pontos.
A próxima rodada do Municipal de Voleibol acontece na próxima quinta-feira (06) com os jogos CB Vôlei x Máfia, Athletic x Santos Vôlei e Veteranos x CB Vôlei.

Classificação – 1ª fase
Equipe
P
J
Masculino
Santos Vôlei
8
4
Máfia
8
4
Veteranos
5
3
CB Vôlei
3
3
Athletic
3
4
CB Vôlei
3
3
Feminino
Amigas do Vôlei
9
3
Villa Vôlei
3
2
Yubba
0
3

Dr. Liberato recebe a exposição Identidade


O Espaço Cultural Dr. Liberato está recebendo entre os dias 29 de agosto e 27 de setembro, a exposição Identidade, produzida nos diferentes cursos de Artes Visuais da Escola de Arte-Educação de Campo Bom. Os trabalhos foram desenvolvidos por alunos dos cursos ABC das Artes, Desenho e Pintura, com faixa etária de 5 a 13 anos, sobre identidade cultural e os aspectos que identificam a cidade.
Muitos dos trabalhos trazem a questão da sustentabilidade e do uso de resíduos urbanos para criação de obras de arte. A exemplo das séries Circular, que utilizou 650 potes de iogurte e tramas, com uso de embalagens Tetra Pak. Detalhe para o uso de caixas de papel cartonado, na composição das séries Autorretrato: uma construção de identidade, onde se utilizou também a técnica papietagem de jornais, embalagens de maçãs, entre outros materiais.
Foto: Fernanda Hescher

Homenagens na Câmara pelos 40 anos da Apae e 50 anos de conquista do 15

A Câmara de Vereadores de Campo Bom teve uma noite especial nesta quarta-feira (29), com homenagens pelos 40 anos da Apae e pelo cinquentenário do título do Campeonato Gaúcho Absoluto de Amadores conquistado pelo Clube 15 de Novembro.
A sessão foi prestigiada por ex-atletas, direção do clube, além de ex-presidentes e apoiadores da APAE. Além dos pronunciamentos dos vereadores reverenciando a entidade e o clube, a reunião contou com apresentação dos alunos da Apae, valorizando o trabalho desenvolvido pela entidade.
A homenagem à Apae foi proposta pelos vereadores Jerri Moraes (MDB), Max de Souza (PMDB) e Victor Souza (PC do B). O vereador Jair Wingert foi o proponente da homenagem à equipe de futebol do Clube 15 de Novembro.

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Diretor-executivo da Nike Brasil visita projeto Joga Aurora

As crianças participantes do projeto Joga Aurora receberam uma visita mais do que especial na tarde desta quinta-feira, 30. O diretor-executivo da Nike no Brasil, o mexicano Alfonso Bueno, esteve na EMEF Edmundo Strassburger, no bairro Autora, visitando os integrantes do projeto que tem como proposta desenvolver a cidadania por meio do esporte, e que é promovido pela Universidade Feevale e pela Prefeitura de Campo Bom, com apoio da Nike e de voluntários. O projeto atende cerca de 100 alunos de 7 a 12 anos no contraturno da EMEF Edmundo Strassburger, de segunda à quinta-feira, com atividades multiesportivas e de lazer.
Bueno interagiu com os estudantes, participou de uma partida de futsal, além de receber diversas mensagens produzidas pelos alunos em agradecimento pelo projeto. Recebendo o diretor-executivo da Nike, o prefeito Luciano Orsi fez questão de destacar a importância da parceria coma Feevale e agradecer o apoio da Nike e dos voluntários. “O Joga Aurora é uma ação de promoção de cidadania e temos percebido uma melhora substancial no desenvolvimento desses alunos, resultando na formação de valores positivos, na melhora do rendimento escolar, numa melhor inclusão social e num bom desenvolvimento físico e mental deles”, ressaltou o prefeito.
Fotos: Eder Zucolotto

Sábado de vacinação contra a pólio e o sarampo

A Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove neste sábado, 1º de setembro, um dia dedicado a vacinação contra a poliomielite e contra o sarampo. Das 8 às 14 horas, as unidades de saúde Paulista, Celeste e Centro Materno Infantil (CMI) estarão imunizando crianças de um ano até cinco anos incompletos contra essas doenças. Além disso, uma unidade volante percorrerá os bairros da cidade.
Em Campo Bom, até a segunda-feira, 27, foram contabilizadas quase 2.300 crianças imunizadas, totalizando 75% da meta de cerca de 3 mil crianças que devem ser imunizadas. Até a sexta-feira, 31, a vacinação acontecerá na cidade em 12 unidades básicas de saúde, incluindo o Centro Materno Infantil (Confira os horários abaixo). A campanha de vacinação iniciou dia 6 e deve se encerrar no sábado.
De acordo com a titular da SMS, Suzana Ambros Pereira, os pais ou responsáveis pelas crianças devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa com a carteirinha de vacinação das crianças. "É preciso imunizar nossas crianças. A vacinação é uma forma de protegê-las contra essas doenças e é responsabilidade dos pais manterem as crianças com a carteirinha de vacinação em dia”, define Suzana.

Decisões do Futsal Feminino e Série Bronze serão no Ginásio do CEI

BRB e Havaianas disputam título feminino; Oxi/Vida Nova x Chopps vale título da Bronze

Os jogos finais dos campeonatos de futsal Feminino e Série Bronze, na noite desta sexta-feira, serão realizados no Ginásio do CEI. O título feminino será decidido entre BRB e Havaianas. Na Série Bronze a disputa é entre Oxi/Vida Nova e Chopps. Antes das finais teremos as disputas pelos 3º lugares. O primeiro jogo da noite, às 19h30, será Billas x TPM, valendo o 3º lugar feminino; na sequência teremos Ajax x Cruz Azul, pelo 3º lugar da Série Bronze; depois tem a decisão feminina e, fechando a noite, a disputa pelo título da Série Bronze.
Para chegar à final do Campeonato Municipal de Futsal Feminino, a BRB fez 2 a 0 no Billas e a Havaianas fez 4 a 0 na TPM. Na Série Bronze, o Oxi/Vida Nova venceu o Ajax por 5 a 0 e o Chopps venceu o Cruz Azul por 6 a 4.
Os campeonatos de futsal Feminino e Série Bronze são promovidos pela Prefeitura de Campo Bom, através da SMEL – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Universidade Feevale terá curso de Odontologia

Curso também utilizará a estrutura do Feevale Techpark, em Campo Bom

Nesta quarta-feira, 29 de agosto, foi publicada, no Diário Oficial da União, a portaria que autoriza o curso de Odontologia na Universidade Feevale. Assim, o Ministério da Educação (MEC) autoriza, em definitivo, a Instituição ofertar 100 vagas por ano, 50 ainda neste semestre. Os avaliadores atribuíram conceito máximo – 5 – ao projeto, após visita in loco à Instituição, que aconteceu em junho.
Entre os diferenciais do curso, além de uma moderna e ampla clínica odontológica integrada, que será construída, está a proximidade com o Feevale Techpark, em função das empresas da área da Saúde, biotecnologia e nanotecnologia ali instaladas, o que promoverá a formação de profissionais qualificados e, também, poderá ser um grande atrativo de empresas de ponta na área da Odontologia. Outros diferenciais serão a formação interprofissional, uma forte integração com a rede de saúde regional, atuação em todos os níveis de saúde, o desenvolvimento crescente de habilidades e competências próprias da área, clínicas na comunidade em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) e uso de tecnologia digital.
O curso atuará em apoio à rede formada pela Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) – Brasil Sorridente, desenvolvendo atividades de prevenção, promoção e recuperação da saúde bucal da comunidade. Assim, atenderá à demanda local por procedimentos odontológicos especializados, contribuindo com o processo de encaminhamentos em nível secundário e terciário de atenção em saúde bucal do município e região. A cidade de Novo Hamburgo, por exemplo, possui uma cobertura de saúde bucal, na rede pública de saúde, de 33,34%. Se considerada somente a Estratégia de Saúde da Família, tem-se uma cobertura de 5,54 %.
Conforme a coordenadora do curso, professora Annie Pozeczek Koltermann Saccol (foto), este será o primeiro curso de graduação em Odontologia do Vale do Sinos. “Ele será muito importante, não apenas para a saúde pública, como também aumentará a cobertura da saúde bucal de Novo Hamburgo e região, pois as práticas serão realizadas no Sistema Único de Saúde”, explica.
Para o reitor da Feevale, Cleber Prodanov, a abertura do curso de Odontologia encerra um ciclo que se iniciou com a Medicina Veterinária, no sentido de a Universidade oferecer os cursos mais tradicionais e apoiar a área da Saúde da Instituição. “Isso para nós é importante, pois consolida a ação acadêmica, social e de pesquisa, e aproxima, cada vez mais, a Feevale da comunidade, pois teremos um espectro completo da área da Saúde presente na Universidade. Além disso, tanto a Medicina Veterinária quanto a Odontologia formarão profissionais diferenciados em função da proximidade com o Feevale Techpark, criando diferenciais no curso e nos profissionais que atuarão no Rio Grande do Sul”, afirma.
Conforme Prodanov, a Instituição conseguiu, em tempo recorde, apresentar o curso, tramitar o projeto no MEC, no Conselho Nacional de Saúde e implantá-lo ainda neste semestre. “Isso se dá pela qualidade do curso proposto, pelo engajamento da Instituição, pela sua articulação junto aos ministérios e, também, pela necessidade social desses cursos em nossa região”, comemora.
Processo seletivo
O ingresso no curso se dará por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos anos de 2016 ou 2017. As inscrições abriram nesta quarta-feira, dia 29, e seguem até o dia 17 de setembro; as matrículas serão no dia 21 de setembro, até as 17 horas. Já as aulas se iniciam no dia 24 de setembro. Mais informações podem ser obtidas no site: www.feevale.br/odontologia.
Linhas de formação
Desde o primeiro semestre do curso serão desenvolvidos conteúdos sobre as relações entre saúde e sociedade, políticas públicas, demanda social em saúde bucal, com exercícios de reconhecimento das necessidades, planejamento em saúde coletiva e aplicação prática no campo. A abordagem de ensino do presente projeto favorecerá a articulação dos conhecimentos, possibilitando o trabalho em equipes multiprofissionais e promovendo atividades práticas ao longo do curso, com foco na atuação em todos os níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Instituição pretende formar um profissional cirurgião-dentista generalista, humanista, crítico e reflexivo, com sólido conhecimento na área de Odontologia, competente em suas atribuições e responsabilidades sociais, pautado em princípios éticos, técnico-científicos e apto a atuar em todos os níveis de atenção à saúde. O curso está organizado nas seguintes linhas de formação:
 - Promoção da saúde: considera o contexto de vida de grupos sociais, suas especificidades e particularidades, vinculando estes a uma proposta de saúde pautada na equidade, integralidade e universalidade das ações, nos procedimentos de diagnóstico coletivo de saúde, e na educação e promoção da saúde geral e bucal.
- Integralização da atenção à saúde: aborda a assistência integral à saúde com utilização de tecnologias e cuidados que visem ao bem-estar físico e mental do sujeito, em seus aspectos individual e coletivo, entendendo a importância da individualização de protocolos de procedimentos que, além de abordagem humanizada, exigem excelência clínica em todos os ambientes e níveis de atuação.
- Saúde Coletiva: relaciona as práticas interdisciplinares e sociais específicas da Odontologia a partir da concepção de que a saúde coletiva é influenciada por diversos fatores e contextos sociais, buscando a transformação das características epidemiológicas de uma população.
Estrutura
Além de utilizar toda a estrutura dos cursos da área da Saúde da Feevale, como os laboratórios do Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES) e o Laboratório de Simulação e Habilidades, ambos no Câmpus II, o curso de Odontologia terá infraestrutura própria. Serão montados a Clínica Odontológica Integrada (CIES) e Laboratórios Odontológicos (prédio Branco) e Unidade Odontológica Extramuros.
Além disso, a fim de promover ações voltadas para a inovação na área da Odontologia, o curso também utilizará a estrutura do Feevale Techpark, em Campo Bom. O parque tem foco na inovação e no empreendedorismo, contribuindo com o desenvolvimento local e regional, com uma estratégia de atuação voltada a empreendimentos industriais. Possui inserção de empresas ligadas aos setores de nanomateriais, desenvolvimento de biomateriais e biotecnologia, e está integrado ao cluster da saúde.

Conhecido o primeiro confronto da segunda fase da Divisão de Acesso

Maresias
Os resultados da noite desta quarta-feira (29) definiram o primeiro confronto da segunda fase do Campeonato Municipal de Futsal Divisão de Acesso. Com vitória de 3 a 1 sobre o Atalanta, o Maresias encerrou sua participação nesta fase com 100% de aproveitamento e garantiu o 1º lugar no Grupo A. O Garra, com vitória de 5 a 4 diante do Santos, garantiu o 2º lugar no Grupo B. Assim, Maresias e Garra se enfrentam na segunda fase. O Vasco, com vitória de 4 a 1 sobre o Real, já conquistou o 1º lugar no Grupo J. O outro resultado desta quarta-feira foi Guarani 3 a 3 Aldo Celulares, que garantiu classificação antecipada ao Operário, no Grupo F.
O Tradição, que ainda terá mais um jogo nesta fase, pelos critérios, já assegurou o 1º lugar no Grupo B. O Villareal, embora ainda tenha mais um jogo, igualmente já confirmou o 1º lugar no Grupo I.
A Divisão de Acesso de Campo Bom é a maior competição de futsal da região, reunindo mais de 500 atletas. A promoção é da Administração Municipal, através da SMEL – Secretaria de Esporte e Lazer.

Nesta quinta tem mais uma rodada do Municipal de Voleibol

O Campeonato Municipal de Voleibol de Campo Bom tem mais uma rodada nesta quinta-feira (30). Os jogos, a partir das 19h30, no Ginásio de Esportes Karl Heinz Kopittke, são CB Vôlei x Athletic, Yubba x Amigas do Vôlei (Fem) e Máfia x Athletic.
No sábado (25) tivemos Veteranos 2 a 1 Athletic (25/16, 21/25 e 15/11), Santos Vôlei 2 a 1 CB Vôlei (21/25, 25/21 e 15/13), Amigas do Vôlei 2 a 0 Villa Vôlei (Fem) (25/21 e 25/10) e Santos Vôlei 2 a 0 Máfia (25/23 e 26/24).
O Santos Vôlei lidera o naipe masculino com oito pontos ganhos em quatro jogos. Máfia tem seis pontos em três jogos; Veteranos cinco, também em três jogos; Athetic e CB Vôlei, ambos com dois jogos, têm um ponto cada.
Amigas do Vôlei (foto), com seis pontos, lidera o naipe feminino. Villa Vôlei tem três e Yubba zero. Cada equipe feminina tem dois jogos disputados.

Inscrições para a 3ª edição do curso de Compostagem Urbana

Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Curso de Compostagem Urbana. O curso, que é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema),  chega na sua 3ª edição no dia 22 de setembro e já podem ser realizadas as inscrições.
Será uma roda de conversa para debater a problemática do lixo e apresentar soluções práticas para diminuir o impacto ambiental dos resíduos orgânicos. Quem participar do curso poderá confeccionar e levar para casa um minhocário para compostar seus resíduos orgânicos em casa.
A compostagem ajuda na redução das sobras de alimentos, tornando-se uma solução fácil para reciclar os resíduos gerados em nossa residência. Esse hábito ainda pode fornecer uma opção saudável de adubo orgânico para plantas e hortas. Com isso, cada vez mais pessoas querem colocar a mão na massa e fazer a sua própria compostagem, mas muitas não sabem por onde começar.
O curso que é aberto a toda comunidade, conta com orientações, bate papo, além do espaço do espaço contribui através da troca de resíduos orgânicos por mudas de hortaliças, chás e temperos para o incentivo de hortas urbanas. A organização pede que os participantes levem cadeira, protetor solar, chapéu, água ou chimarrão, uma fruta a orientação é chegar até 15 min antes do início do curso. Se estiver chovendo o evento será cancelado.
Inscrições
As inscrições vão até o dia 22 de setembro e poderão ser realizadas presencialmente na SEMA, no espaço FlorAção e pelo link (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdgz6bG_gFeBI79R56xNAjqf_aA_TzgOZolM4AQXAngycrUEg/viewform)

Campo Bom terá novas paradas de ônibus com energia solar

Campo Bom passará a contar com paradas de ônibus equipadas com lâmpadas autossuficientes, abastecidas por placas de energia solar fotovoltaica. A Administração Municipal licitou 100 novas paradas de ônibus, abrigos em estrutura metálica que oferecerão, além de proteção e conforto aos usuários enquanto eles esperam a hora de embarcar, uma solução autossustentável em relação ao consumo de energia.
A energia gerada pelas placas fotovoltaicas instaladas nas paradas, será usada para iluminar o ambiente, fornecendo energia a lâmpada de LED instalada na parada. O abrigo contará com assentos, além de um espaço destinado a P.C.R (Pessoa em Cadeira de Rodas). Haverá ainda um local junto a um dos pilares destinado às informações sobre itinerários e horários de ônibus. Outra novidade é que as estruturas contarão com um painel lateral destinado a publicidade, sendo que os valores arrecadados pelos anúncios publicitários serão revertidos para a manutenção das paradas.
As primeiras 20 paradas devem começar a ser instaladas pela Prefeitura em setembro, ao longo da Av. Brasil e Av. dos Municípios, com investimento de cerca de R$ 120.00,00. No total forram licitadas 100 paradas que serão desenvolvidas e implantadas pela empresa Metal Elétro Pó.
De acordo com o prefeito Luciano Orsi, o processo de melhoria conta também com a revitalização de duas grandes paradas centrais da cidade, localizadas na Avenida Brasil, próximas ao Banco Santander. “Iremos instalando as novas paradas gradualmente, incluindo nos bairros, e os modelos antigos, que estiverem em boas condições, serão revitalizados e recolocados em pontos da cidade a serem definidos. Além de oferecer mais conforto aos usuários de ônibus, as novas paradas reduzem custos operacionais de manutenção”, define Orsi.
Saiba mais
A cobertura será composta por telha metálica e as dimensões básicas dos abrigos são de 4,00 de largura por 1,80 de profundidade, mas os abrigos poderão sofrer variação de profundidade em virtude da adequação aos diferentes tamanhos de passeio público existentes no município. O escoamento das águas pluviais ocorrerá através de uma calha prevista na cobertura, que terá saída através de um dos pilares de sustentação. O fechamento traseiro previsto para o abrigo consiste em um painel metálico venezianado, permitindo ventilação e proteção contra chuva ou raios solares.
Foto: Fernanda Hescher

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Prefeitura promove reforma no telhado de escolas


Além de investir na qualidade de ensino, a Administração Municipal também promove constantemente reformas nas estruturas das escolas da rede municipal de ensino de Campo Bom, promovendo assim melhorias no ambiente escolar. Um exemplo disso foram as reformas executadas na Escola Duque de Caxias, que contou com a troca do telhado, colocação de estrutura metálica, rede elétrica e troca de forro do bloco antigo, totalizando um investimento de R$119.496,38. Da mesma forma, a Escola Estrelinha Azul contará com troca completa do telhado, totalizando R$ 27.018,90 de investimento.
"Investir em educação também é investir em um ambiente favorável ao aprendizado. As reformas, reparos e revitalizações fazem parte de uma ação constante que visa, não apenas reparar os prédios danificados pelo tempo, mas também garantir a segurança dos alunos e proporcionar um ambiente de ensino de qualidade”, destaca Simone Schneider, secretária de Educação e Cultura.
Algumas outras obras realizadas:
- Na EMEF Emilio Vetter foi feita uma rampa para acesso de pessoas com necessidades especial, com investimento 9.668,14.
- Na EMEI Casinha da Alegria foi feita manutenção do parquet, com lixamento e sinteko, na sala dos professores e na sala da infantil nivel 2, com um investimento de R$ 7.234,76.

Foto: Julia Allgayer

Cinco mil pessoas passaram pela etapa do Enart em Campo Bom

Foi um sucesso a primeira etapa classificatória do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha – Enart 2018, que ocorreu no último final de semana, dias 25 e 26, em Campo Bom. Mais de 1.300 competidores, de 10 Regiões Tradicionalistas (RTs) participaram deste que é considerado o maior festival de arte amador da América Latina. Mais de cinco mil pessoas passaram pelo evento nos dois dias, segundo os organizadores.
Dois CTGs de Campo Bom, Guapos do Itapuí e M'Bororé, garantiram oito vagas para a etapa final do evento, que acontecerá em Santa Cruz, entre os dias 17 e 19 de novembro (confira classificação abaixo). As apresentações aconteceram no Complexo Cultural, Esportivo e Escolar CEI e no CTG Guapos do Itapuí.
Durante a abertura oficial no sábado, o prefeito de Campo Bom Luciano Orsi fez questão de destacar a importância do evento para a cidade. “Nos sentimos orgulhosos por receber esse grande evento e tenho muito a agradecer a todo o esforço e empenho dos nossos CTGs, que têm mantido acessa a chama da tradição. Da mesma forma, a nossa Secretaria de Educação tem se empenhado em promover a cultura e a dança gaúcha em nossas escolas, para que a cidade seja um verdadeiro polo de incentivo a essa cultura tão rica e vasta”, definiu Orsi.
Em maio deste ano a cidade já sediou a realização da quadragésima oitava Ciranda Cultural das Prendas, que também é um dos eventos de maior destaque da cultura gaúcha.
No total do Enart, foram sete palcos simultâneos com disputas nas modalidades de danças tradicionais, chula, gaita piano, intérprete solista vocal, declamação, causo, violão e danças gaúchas de salão. O evento foi realizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, FCG e 30ª RT e conta com apoio da Prefeitura de Campo Bom.
Classificação dos CTGs de Campo Bom
DECLAMAÇÃO MASCULINO
4° lugar: Gustavo Oliveira da Silva
CTG M'Bororé
INTÉRPRETE SOLISTA VOCAL FEMININO
5° lugar: Letícia Renoá
CTG Guapos do Itapuí
INTÉRPRETE SOLISTA VOCAL MASCULINO
3° lugar: João Pedro Ritter Moraes
CTG Guapos do Itapuí
4° lugar: Gustavo Oliveira da Silva
CTG M'Bororé
CHULA
2° lugar: Kelvin Moisés da Silva
CTG Guapos do Itapuí
GAITA
2° lugar: Douglas Pinto Freitas
CTG M'Bororé
DANÇAS TRADICIONAIS - FORÇA A
2° lugar: CTG M'Bororé
5° lugar: CTG Guapos do Itapuí

Foto: Eder Zucolotto

Divisão de Acesso começa a definir classificados nesta quarta

Nesta quarta-feira (29), serão conhecidos os primeiros classificados à segunda fase do Campeonato Municipal de Futsal Divisão de Acesso. Dois jogos da noite encerram a segunda rodada e os outros dois marcam o início da terceira e última rodada da primeira fase. Os jogos, a partir das 19h30, no Ginásio de Esportes Karl Heinz Kopittke, são Vasco x Real, Atalanta x Maresias, Santos x Garra e Guarani x Aldo Celulares.
Na segunda-feira tivemos Havaianos 7 a 3 Azarados, Senzala 6 a 2 Força e Honra, D’Bailys 4 a 1 Bonattus e Juventus 4 a 2 Atlético Madry. Nesta terça, os resultados foram Los Bandoleiros 9 a 0 Paulista, Bar do Vini 5 a 2 Real Gaúcho, Villareal 5 a 1 Jaguares e Gincaneiros 2 a 0 Paysandu.
Na primeira fase, a Divisão de Acesso conta dez grupos de quatro. Os confrontos acontecem dentro dos grupos e os dois primeiros colocados de cada grupo passarão para a segunda fase.
A Divisão de Acesso de Campo Bom é a maior competição de futsal da região, reunindo mais de 500 atletas. A promoção é da Administração Municipal, através da SMEL – Secretaria de Esporte e Lazer.

Prefeitura promove palestra sobre empreendedorismo para estudantes

Com a visão de que o empreendedorismo deve ser uma característica essencial para o mercado de trabalho atual, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), por meio da Sala do Empreendedor, em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), promove a Palestra para Jovens - Empreendedorismo e Perfil Profissional. A palestra será realizada no dia 6 de setembro, às 9 horas, no Auditório do CEI, com entrada gratuita, voltada aos alunos do Ensino Médio do município de Campo Bom. O evento faz parte das Oficinas de Crescimento, um ciclo de palestras promovidas pela Sedetur, voltado aos empreendedores do município, visando ao aprimoramento de suas ações.
A palestra será ministrada por Alexandre Pereira, professor e integrante do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da UNISINOS/RS; Mentor de Startups no Parque Tecnológico UNITEC; Sócio fundador da H2HUB Virtual Ltda, Empresa de Educação Empreendedora. Speaker do TEDxUnisinos. Foi vencedor do Prêmio Nacional “Educação Empreendedora” com o projeto Mundo + Limpo no qual utilizou os conceitos de Empreendedorismo social como base para estudantes desenvolverem planos de negócios para um grupo de mulheres com vulnerabilidade social com o objetivo de aprimorar seus negócios e consequentemente sua qualidade de vida. Esta premiação foi realizada pela Endeavor e pelo SEBRAE no Brasil durante a Rodada de Educação Empreendedora (REE 2013). Além disso foi finalista do Prêmio “Compromisso Empreendedor” durante o REE 2012 com o projeto Tecnosinos – Eixo de Inovação e Empreendedorismo.

Resultados de domingo mantêm classificação indefinida no Futebol


Disputada a penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Municipal de Futebol, continua indefinida a classificação às semifinais, nas três categorias. Entre os primeiros quadros, apenas o Independente está confirmado. Na categoria segundos quadros, Flamengo, União e Riograndense estão nas semifinais, enquanto duas equipes disputam a outra vaga. Entre as equipes 40 Anos, somente o União tem vaga garantida. Cinco equipes ainda podem ficar com uma das três vagas.

PRIMEIROS QUADROS

Entre os primeiros quadros, os resultados de domingo (26) foram Alto Paulista 1 a 1 Floresta, Independente 2 a 0 Primavera, Greminho 1 a 4 Flamengo e Palmeirinhas 0 a 4 Riograndense. Assim, Independente e Alto Paulista têm 15 pontos, União 14, Flamengo 13, Floresta 12, Greminho 11, Primavera cinco, Riograndense quatro e Palmeirinhas zero. O Independente está com vaga garantida, pois na hipótese de terminarem três equipes com o mesmo número de pontos, leva vantagem no número de vitórias, que seria o primeiro critério de desempate. Na última rodada teremos Floresta x Independente, Primavera x Greminho, Riograndense x União e Flamengo x Palmeirinhas.

SEGUNDOS QUADROS

Na categoria segundos quadros, os resultados de domingo foram Alto Paulista 0 a 3 Floresta, Independente 2 a 0 Primavera, Greminho 0 a 3 Flamengo e Palmeirinhas 0 a 1 Riograndense. As equipes do Flamengo e União, ambas com 18 pontos ganhos, e Riograndense, com 13, estão nas semifinais. Floresta com 11 pontos e Independente com dez, em confronto direto, disputam a última vaga. Greminho e Alto Paulista com oito pontos, Palmeirinhas três e Primavera um ponto não chagam mais às semifinais.

40 ANOS

Entre os Quarentões, neste domingo tivemos Independente 3 a 0 Primavera. O União, com 12 pontos ganhos é o único classificado. Floresta, Flamengo e Primavera têm nove pontos; Independente oito, Palmeirinhas sete e Alto Paulista um ponto.

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Prefeitura e BM anunciam novo núcleo de policiamento comunitário


Uma boa notícia para a segurança da comunidade de Campo Bom, em especial para os moradores da região norte da cidade. A Administração Municipal, em parceria com a Brigada Militar e o Consepro, anunciou a implantação nos próximos dias do quinto núcleo de policiamento comunitário de Campo Bom. O novo núcleo atenderá 12 bairros da região norte: Metzler, Catléia, Firenze 1 e 2, Paulista, Alto Paulista, Solar do Campo, Loteamento Fauth, Rio Branco, Renascer, Loteamento Industrial Norte e Colina Deuner. O anúncio da ampliação do número de núcleos de policiamento comunitário foi feito pelo prefeito Luciano Orsi na noite desta segunda-feira, 27, no Centro Comunitário Pedro Weide, no bairro Metzler, com a presença do vereador Paulo Tigre, de moradores da região e autoridades.
Segundo Orsi, o novo núcleo contará com quatro policias militares que, com subsídios da Administração Municipal, residirão nos bairros da região e se revezarão para dar atendimento a esses bairros. “O núcleo se soma aos que atendem as regiões da Grande Operária, Celeste, Imigrante e Quatro Colônias e ajudará no processo de formar um verdadeiro cinturão de proteção no município. Mesmo a área de segurança sendo de responsabilidade do Estado, temos assumido o compromisso de investir recursos e desenvolver ações para que nossos cidadãos estejam cada vez mais protegidos. Por isso, quando assumimos a a gestão municipal fizemos questão de ampliar esse projeto tão importante para a nossa cidade”, destacou Orsi.
Segundo o comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar do Município, capitão Tiago Reimann, com o novo núcleo, a cidade contará com uma cobertura de praticamente 100% de policiamento comunitário, ceracando todo município, além do atendimento já prestado no centro. “A ideia do policiamento comunitário é o de promover um verdadeiro entrosamento com a comunidade, por isso queremos que vocês recebam esses policiais de braços abertos e os ajudem nesse processo. Nas próximas semanas devemos promover novas reuniões para explicar como será o funcionamento do núcleo e de que forma a comunidade pode nos auxiliar”, ressaltou o capitão Reimann a comunidade.
Sobre o Policiamento Comunitário
O programa Policiamento Comunitário, contará com cinco núcleos de policiamento e prevê que os policiais militares residam nos bairros em que o programa ocorre. A Prefeitura Municipal garante um auxílio moradia aos policiais militares que participam do programa. Somando com o novo núcleo, serão 20 soldados da Brigada Militar – no valor de aproximadamente R$ 800 por mês – o que resultará em um investimento de cerca de R$ 16.000 por mês. Além disso, cinco viaturas, uma para cada núcleo, são disponibilizadas pela BM.
Foto: Eder Zucolotto

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Casa do Artesão: valorizando o artesanato de Campo Bom

Criada para valorizar o trabalho artesanal produzido em Campo Bom, a Casa do Artesão possui um espaço de comercialização destes materiais, possibilitando ainda que os visitantes conheçam um pouco mais do trabalho das associações locais de artesãos, além de oferecer cursos diversos para os profissionais da área.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Henrique Scholz, ressalta que o espaço de comercialização de produtos da Casa possui diversos produtos, confeccionados com variadas técnicas e materiais, sendo uma ótima opção para aquisição de artigos para casa, decoração, vestuário, presentes e lembranças. "Além disso, a Casa do Artesão é um espaço onde os profissionais do artesanato de Campo Bom podem expor seus trabalhos, além de aprimorar suas técnicas, qualificarem ainda mais seus produtos e aperfeiçoarem a sua criatividade", define o secretário.
A Casa do Artesão fica localizada na esquina da Avenida Adriano Dias com a Rua Ernesto Dorneles, nº31, bairro Centro, no local onde ficava a antiga Estação Rodoviária. Seu horário se dá de segunda a quinta, das 12h30min às 18h30min e nas sextas das 7h30min às 17h30min. O horário especial em sextas-feiras tem por objetivo dar maior espaço para que se tenha maior consumo de produtos artesanais.
A Casa conta com produtos de duas Associações de Artesanato do município, e ainda abriga a troca de notas fiscais do programa Comprar Aqui é Bom Demais, que funciona de segunda à sexta das 12h30min às 18h30min e em sextas das 7h30min às 13h30min.

Implantação de hortas urbanas em UBSs

Uma ação, integrando as Secretarias de Saúde (SMS) e Meio Ambiente (SEMA) de Campo Bom, vem realizando atividades pertinentes a implantação de hortas comunitárias e esclarecimento de técnicas de compostagem urbana nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para os usuários.
Conversas sobre a problemática dos resíduos, compostagem e minhocário e a construção de hortas urbanas são algumas ações que estão sendo implementadas nestas unidades. Para colocar o projeto em pratica, o educador social Roger Cristiano, da SMS, e a equipe do Floração-Hortas Urbanas, percorreram UBSs para verificar os espaços e os desejos da comunidade em participar do projeto para então iniciar as sensibilizações com os grupos.
Na tarde da quinta-feira, 16, o grupo da UBS Aurora esteve no Espaço Floração para uma roda de conversa sobre a problemática dos resíduos sólidos urbanos e, na tarde desta terça-feira, dia 21, o grupo da UBS Santa Lúcia iniciou a construção da espiral de ervas.
“Essas ações são uma forma de descentralizar o projeto Floração e empoderar a população sobre a compostagem e agricultura urbana, incentivando o plantio de ervas medicinais, temperos e hortaliças de forma orgânica nas UBSs da cidade”, define o titular da SEMA, João Flávio.

Audiência pública sobre Plano Diretor

Na noite de quarta-feira, 22, a Prefeitura promoveu, na Câmara de Vereadores, uma audiência pública relativa a apresentação do Plano de Trabalho de Reavaliação do Plano Diretor de Campo Bom, que está sendo realizado pela empresa Latus Consultoria Pesquisa e Assessoria de Projetos Ltda. Na ocasião, a empresa explicou quais os principais enfoques e apresentou as novas diretrizes que darão rumo ao desenvolvimento do da cidade.
O encontro foi um momento em que a equipe técnica do Poder Executivo pôde colher sugestões dadas pelos participantes para melhoramento dos temas abordados no plano. Estavam presentes no evento representantes do Poder Público, de associações, entidades e da sociedade como um todo. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de participar fazendo considerações, sugestões e questionamentos.
"É importante termos uma visão de futuro para a cidade, pensar Campo Bom para os próximos 10, 20 anos. É essencial termos esse tipo de debate, com propostas que vão nortear o crescimento e desenvolvimento da cidade, para que seja de forma ordenada e organizada", definiu o prefeito Luciano Orsi.
Segundo o secretário-Geral de Governo e Secretário de Obras, Serviços Urbanos e Trânsito, Patrick Ruppenthal, o Plano Diretor "é o instrumento básico das políticas territorial e social da cidade. Ele será o ponto de partida para o que se pretende com o crescimento e desenvolvimento de Campo Bom nos próximos anos."
Sobre o Plano Diretor
O coordenador do Departamento de Planejamento da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Trânsito, Luiz Carlos Villa Real explica que esse processo segue um plano de trabalho que teve início em julho e deve seguir por 8 meses. "As próximas reuniões serão de reconhecimento da cidade, leitura técnica, leitura comunitária, 4 reuniões regionais, reuniões com seguimentos da sociedade, análise de legislação atual, concepção estratégica e macrozoneamento, 2º audiência pública, redação do projeto de lei e a Conferência Municipal”, explica Villa Real. 
O Plano Diretor é um instrumento de desenvolvimento e ordenamento da expansão urbana. Prevista pelo Estatuto das Cidades, a revisão deve ser feita a cada 10 anos e conta com a participação da sociedade no debate dos temas: uso e ocupação do solo e infraestrutura; mobilidade urbana; habitação e regularização fundiária; meio ambiente; educação, esporte, lazer e segurança pública; e desenvolvimento social e saúde.
Foto: Fernanda Hescher

Bairro Quatro Colônias ganha nova praça de brinquedos

A Prefeitura de Campo Bom concluiu essa semana a construção de uma nova praça de brinquedos e a reforma da quadra de areia do bairro Quatro Colônias. O investimento da obra foi de 17 mil reais e a ação faz parte do programa de revitalizações de locais de lazer da cidade que teve início no ano passado. Pelo menos 10 praças já passaram por reformas desde o início deste ano.
No caso das praças revitalizadas esse ano no bairro Quatro Colônias, as duas foram feitas novas, pois os materiais já estavam muito deteriorados com o tempo. Uma foi construída em maio e outra foi revitalizada nas duas últimas semanas. Para o secretário de Obras e secretário-Geral de Governo Patrick Ruppenthal, a comunidade tem o seu papel na preservação dos espaços e no monitoramento em casos de mau uso do espaço e danos aos brinquedos.
“É importante que a população faça a sua parte, comunicando a Prefeitura através das plataformas disponíveis, como o e-mail faleconosco@campobom.rs.gov.br ou até mesmo do aplicativo Conecta Campo Bom, sempre que houver algum dano, para que a Secretaria de Obras possa agendar e então fazer os reparos”, afirma Ruppenthal.

Conhecido o novo Mascote da Educação Fiscal

Com o objetivo de despertar o interesse e a disseminação do conhecimento sobre educação fiscal e cidadania, foi promovido o concurso da escolha do novo Mascote da Educação Fiscal, pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Campo Bom, que movimentou 20 das escolas da rede municipal de ensino, que possuem turmas do 1° ao 9° ano.
A revelação do novo mascote aconteceu na manhã de terça-feira, 21, durante o Seminário Municipal de Educação Fiscal, no Auditório Marlise Saueressig, do Centro de Educação Integrada (CEI). Os alunos que produziram os cinco desenhos que receberam mais curtidas na página da Prefeitura foram premiados com medalhas, certificados, além de participarem da abertura do Seminário Municipal de Educação Fiscal. O aluno vencedor foi premiado com medalha, certificado de participação e com um kit de uniforme escolar personalizado.
O mascote se chama “João, o bom cidadão”. Para dar rosto ao João, os alunos deviam criar seu desenho em folha A4, feito à mão. Cada escola escolheu apenas um desenho para concorrer. Uma galeria com os 20 desenhos escolhidos (um por escola), foi publicada na página oficial da Prefeitura no Facebook.
O aluno Guilherme Farias dos Anjos, de 14 anos, da Emef Rui Barbosa, que deu vida ao Mascote, ficou surpreso com a escolha do seu desenho. “ Não esperava que meu desenho fosse escolhido, fiquei nervoso, mas estou muito emocionado", disse Guilherme. A criação desse concurso foi uma maneira de inserir o tema Educação Fiscal no ambiente escolar, bem como estimular o exercício contínuo da Cidadania.
Para o prefeito Luciano Orsi, o concurso qualifica ainda mais o trabalho das escolas, que são fundamentais para o êxito deste programa. “Aprender brincando sobre tributos, taxas, impostos, cidadania e o destino adequado dos recursos públicos que muitas vezes é complicado até mesmo para os adultos, é uma forma de ajudar às crianças e jovens a compreender melhor sobre a responsabilidade fiscal”, destaca Orsi.
Segunda a titular da Smec, Simone Schneider, o programa Educação Fiscal é realizado nas escolas através do projeto “Aluno informado, cidadão consciente” e busca sensibilizar os estudantes e, por consequência, a comunidade, quanto à função socioeconômica dos tributos. “Incentivar o acompanhamento pela sociedade da aplicação desses recursos oportuniza uma melhor qualidade de vida para toda a sociedade”, afirma Simone.
Seminário
O 1º Seminário Municipal de Educação Fiscal contou com a palestra Educação Fiscal no Contexto Social, com Jocelaine Luogo, Bacharel em Ciências Contábeis, e Wilmar Lima, pós-graduado em Direto Tributário. A palestra Educação Fiscal e Cidadania, foi ministrada por Dão Real Pereira do Santos, auditor fiscal da Receita Federal e João Carlos Loebens, auditor fiscal da da Receita Estadual discorreu sobre Ações e Projetos no Programa de Integração Tributária. Entendendo suas Finanças contou com o palestrante Otávio dias de Freitas, mestre em finanças. Já o tema Quando os Impostos são Assuntos de Sala de Aula? ficou a cargo de Denise Kern, autora de uma séria de livro sobre educação financeira.
Lista dos cinco finalistas do concurso do Mascote:
Guilherme Farias dos Anjos - 9º ano – Emef Rui Barbosa
Mateus Christani - 3° ano – Emef Marcos Silvano
Luísa Carolina Wismann -  7º anos  -  Emef Santos Dumont
João Vitor Silveira da Silva 7º ano Emef 25 de Julho

Câmara fará duas homenagens na última sessão de agosto

Na próxima quarta-feira, 29, ocorre a última sessão ordinária de agosto da Câmara de Vereadores de Campo Bom e duas homenagens serão concedidas. A APAE de Campo Bom completa 40 anos de atividade na cidade e a data será exaltada através de sugestão dos vereadores Victor Souza (PC do B), Max de Souza e Jerri Moraes (MDB).
Quem também será homenageada é a equipe de futebol do Clube 15 de Novembro do ano de 1968 que conquistou o título de Campeão do Absoluto de Amadores. Os ex-atletas receberão a distinção por iniciativa do vereador Jair Wingert (PP).

Finais do Futsal Feminino e Série Bronze transferidos para dia 31

Devido ao alerta da Defesa Civil Estadual, com previsão de intensos temporais na região, a SMEL - Secretaria de Esporte e Lazer de Campo Bom transferiu as finais dos campeonatos municipais de futsal Feminino e Série Bronze que aconteceriam na noite desta sexta-feira (24), no Ginásio de Esportes Karl Heinz Kopittke. Os jogos serão realizados na próxima sexta-feira, dia 31 de agosto.
A decisão do Futsal Feminino será entre BRB e Havaianas e a final da Série Bronze entre Oxi/Vida Nova e Chopps. Na disputa pelos 3º lugares teremos Billas x TPM, Feminino, e Ajax x Cruz Azul, Série Bronze.

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Campo Bom recebe etapa do Enart neste fim de semana


Mais uma vez os olhos do tradicionalismo gaúcho se voltam para Campo Bom. A cidade recebe neste sábado e domingo, dias 25 e 26 de agosto, a primeira etapa classificatória do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha – Enart 2018, considerado o maior festival de arte amador da América Latina. O evento, que ocorre no Complexo Cultural e Esportivo CEI e no  CTG Guapos do Itapuí , receberá mais de 1.300 tradicionalistas de todo o Estado. Em maio deste ano a cidade já sediou a realização da quadragésima oitava Ciranda Cultural das Prendas, que também é um dos eventos de maior destaque da cultura gaúcha.
No total serão sete palcos simultâneos com disputas nas modalidades de danças tradicionais, chula, gaita piano, intérprete solista vocal, declamação, causo, violão e danças gaúchas de salão. Os competidores disputarão as vagas para a final do festival que ocorre no mês de novembro, em Santa Cruz do Sul. O evento é realizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, FCG e 30ª RT e conta com apoio da Prefeitura de Campo Bom. A expectativa da organização é receber cerca de 5 mil visitantes.
Programação:
Sábado:
8h 30min: Danças Tradicionais Força B (sorteio 1º grupo)
Danças Gaúchas de Salão
9h: Modalidades Individuais
Domingo:
8h 45min: Danças Tradicionais Força A (sorteio 1º grupo)
Final Danças Gaúchas de Salão
9h: Final Modalidades Individuais
PALCOS:
A: Ginásio do CEI -> Danças Tradicionais Força A e B
B: Teatro do CEI -> Intérprete Solista Vocal Feminino, Gaita Piano e Violão
C: Saguão Escola de Arte-Educação -> Intérprete Solista Vocal Masculino
D: Sala de Cinema -> Declamação Feminina
E: Sala de Audiovisual -> Declamação Masculina e Causo
F: Auditório Escola CEI -> Danças Gaúchas de Salão
G: CTG Guapos do Itapuí -> Chula

Campo Bom se prepara para a Semana da Pátria


Iniciam segunda-feira, 27, as comemorações da Semana da Pátria em Campo Bom, evento promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC). Na segunda, 27, ocorre a chegada do fogo simbólico no Colégio Sinodal Tiradentes às 10h30min. Já no dia 31 acontece a abertura oficial, na EMEF Borges de Medeiros, com início às 8h da manhã.
Durante a Semana da Pátria, entre os dias 1º e 6 de setembro, o Fogo Simbólico será guarnecido cada dia em um ponto diferente da cidade. 
E no dia 7 de setembro ocorre o Desfile Cívico na Avenida Brasil, que deve reunir mais de 80 grupos que englobam entidades, Brigada Militar, Bombeiros, escolas, serviços públicos, clubes sociais e de serviço, entre outros. O evento tem início as 8h30min e a concentração dos participantes que irão desfilar acontece entre a Rua Rui Barbosa e Avenida João XIII. 
Confira a Programação Completa das atividades: 
· CHEGADA DO FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA 
Data: 27/08 (segunda-feira) 
Horário: 10h30min 
Local: Colégio Sinodal Tiradentes 
Homenagem aos 190 anos do Colégio 
Participação: Banda Municipal Guilherme Armando Dick 
EMEF Edmundo Strassburger 
· ABERTURA OFICIAL 
Data: 31/08 (sexta-feira) 
Horário: 8h 
Local: EMEF Borges de Medeiros 
Participação: EMEF Dona Augusta 
EMEF Marquês do Herval 
EMEF Santos Dumont 
EMEF Genuíno Sampaio 
Guarda do fogo: 8h ás 17h 
Horas Cívicas: 8h e 16h 
· 01/09- Sábado 
Horário: 8h às 17h 
Local: Sede do Grupo de Escoteiro Werner Saenger 
Homenagem aos 40 anos do Escotismo em Campo Bom 
· 02/09- Domingo 
Horário: 8h às 11h30min: CTG M’Bororé 
12h30min às 16h30min: CTG Palanques 
· 03/09-Segunda-feira 
Horas Cívicas: 8h e 16h 
Local: EMEF Rui Barbosa 
Participação: EMEF D. Pedro II 
EMEF Emílio Vetter 
EMEF Marcos Silvano 
· 04/09 - Terça-feira 
Horas Cívicas: 8h e 16h 
Local: CEU- Centro de Artes e Esportes Unificados 
Participação: EMEF Presidente Vargas 
EMEF Esperança 
EMEF Octacílio E. Fauth 
· 05/09 - Quarta-feira 
Horas Cívicas: 8h e 16h 
Local: EMEF CEI 
Participação: EMEF 25 de Julho 
EMEF Adriano Dias 
EMEF Princesa Isabel 
· 06/09 – Quinta-feira 
Horas Cívicas: 8h e 16h 
Local: EMEF Duque de Caxias 
Participação: EMEF Lúcia Mossmann 
EMEF Morada do Sol 
· 07/09 – Sexta-feira 
DESFILE CÍVICO 
Horário: 8h30min: Na Av. Brasil 
Em caso de chuva o desfile será no dia 15/09/18 
CRONOGRAMA DA GUARDA DO FOGO SIMBÓLICO: 
Local: Ao lado do Palanque Oficial (Av. Brasil) 
8h - CTG CAMPO VERDE 
9h - ESCOTEIROS GIBRALTAR 
10h - CORPO DE BOMBEIROS 
11h – ESCOTEIROS WERNER SAENGER 
12h – COLÉGIO SINODAL TIRADENTES 
13h – PROGRAMA ACOLHER 
Foto: Eder Zucolotto

SMEC promove Mostra de Projetos na 6º Semana da Ciência e Tecnologia


Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, estimular e promover o estudo das Ciências e suas Tecnologias, além de identificar talentos e incentivar o seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. Essa é a intenção da Mostra de Projetos que acontecerá durante a 6º Semana da Ciência e Tecnologia, ação promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Campo Bom, que ocorrerá de 27 a 30 de agosto de 2018, oportunizando aos estudantes e aos Educadores das Escolas Públicas Municipais, Estaduais e Privadas, uma vitrine de ações educativas através da experiência dos estudantes.
O evento é gratuito e aberto para escolas das três redes de ensino do município e comunidade. A mostra ainda conta com a pareceria do SESI que nos dias 28 a 30 de agosto, das 8h30min às 20h trará o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC para Campo Bom, com inúmeras atividades para serem vivenciadas, dentre elas: Minicinema 3D, Planetário e diversos experimentos, incluindo o Giroscópio Humano que simula os movimentos de um astronauta no espaço.
Para o prefeito Luciano Orsi, divulgar a importância das ciências e suas tecnologias para a vida de cada indivíduo e para o desenvolvimento sustentável, destacando e valorizando os trabalhos realizados nas escolas do município, são alguns dos objetivos da mostra. “Essa é a uma grande oportunidade para os jovens mostrarem seu talento, tornando-os mais próximos da ciência e do desenvolvimento tecnológico”, afirma Luciano Orsi.
Já a titular da SMEC, Simone Schneider, ressalta que a mostra promove metodologias que favorecem a pesquisa, a interação social. “A capacidade de comunicação, além do trabalho em grupo, ajuda no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, e na descoberta do prazer de aprender,” afirma Simone.
Saiba mais sobre a Mostra
A organização da Mostra de Projetos da 6º Semana da Ciência e Tecnologia ficará a cargo de uma comissão organizadora composta por servidores municipais vinculados à SMEC e às instituições convidadas, a serem formal e previamente designados. Os projetos a serem divulgados, avaliados, e eventualmente premiados na Mostra, deverão ser previamente inscritos.
A mostra destina-se aos estudantes e professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das escolas do município, e os projetos nela apresentados devem contemplar a ciência e suas aplicações no cotidiano, o uso adequado das tecnologias, e a interdisciplinaridade. Todos os participantes da categoria “A” ganharão medalha de participação. As Escolas responsáveis pelos projetos vencedores receberão os seguintes prêmios nas categorias “B”, “C”, “D” e “E”.
1º (primeiro) lugar: - troféu e medalhas;
2º (segundo) lugar: - troféu e medalhas;
3º (terceiro) lugar: - troféu e medalhas;
O primeiro colocado da categoria “B”, os primeiros e segundos colocados das categorias “C” e ‘D”, receberão credencial para participar da Mostratec Júnior (Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental) organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo.
Programação 6ª Semana da Ciência e Tecnologia / 2018
Mostra de Projetos
Local: Ginásio do CEI
28/08
8h: Abertura Oficial
8h30min às 11h / 13h30min às 15h30min / 19h às 21h: Apresentação dos Projetos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio
29/08
8h às 10h / 13h30min às 16h30min: Apresentação dos Projetos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio
18h: Entrega da Premiação para os Projetos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio
30/08
14h às 17h: Apresentação dos Projetos da Educação Infantil – Pré-Escola
18h: Entrega da Premiação para os Projetos da Educação Infantil – Pré-Escola
III FESTCINE 31
Local: Auditório Marlise Saueressig
28/08
19h: Momento Cultural CORAL VOZES DA CIDADE
19h20min às 21h: Exibição dos Curtas
29/08
8h às 11h: Exibição dos Curtas
13h30min às 16h30min: Exibição dos Curtas
30/08
8h às 11h: Exibição dos Curtas
13h30min às 16h30min: Exibição dos Curtas
31/08
19h às 21h: Cerimônia de Premiação
Agendamentos através do e-mail nucleotvrevolucao@gmail.com ou pelo telefone 9997 55198 (Profº Marlon)
MUSEU ITINERANTE DA PUC
Local: SESI
28/08
8h às 20h: Com mais de 60 experimentos para visitação, cinema 3d, oficinas de saúde, robótica entre outras atividades.
29/08
8h às 20h: Com mais de 60 experimentos para visitação, cinema 3d, oficinas de saúde, robótica entre outras atividades.
30/08
8h às 20h: Com mais de 60 experimentos para visitação, cinema 3d, oficinas de saúde, robótica entre outras atividades.