Páginas

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Profissionais de saúde de Campo Bom recebem capacitação sobre o Coronavírus

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na semana passada uma emergência em saúde. Mediante essa preocupação, e mesmo sem ter casos suspeitos na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campo Bom está trabalhando na prevenção do novo Coronavírus (2019n-coV). Na tarde de segunda-feira (3), as equipes do NUMESC e da Vigilância Epidemiológica promoveram uma qualificação para todas as equipes das unidades municipais acerca dos fluxos e procedimentos, assim como a abordagem a possíveis pacientes com suspeita do vírus. A capacitação sobre o tema ocorreu no Auditório Marlise Saueressig, no Complexo Cultural CEI, e reuniu cerca de 250 profissionais.
A titular da SMS, Suzana Ambros Pereira, disse que "da mesma forma que estamos capacitando os funcionários da rede, profissionais do Hospital Lauro Reus também estão sendo qualificados e preparados para tratar e notificar casos suspeitos, ou seja, pessoas que vieram da China até 14 dias ou que tiveram contato com alguém que tenha vindo das áreas conflagradas".
Suzana ressalta ainda que, caso o cidadão apresente sintomas leves como febre, tosse e desconforto respiratório, deve procurar as unidades básicas de saúde ou o Pronto Atendimento. Em casos de sintomas de maior gravidade, como insuficiência respiratória aguda, o cidadão deve procurar o Hospital Lauro Reus.
Mas, é importante salientar que o critério epidemiológico é fundamental: todos os casos de Coronavírus devem ter ligação com a China, seja pacientes que chegaram de lá nos últimos 14 dias ou pacientes que tiveram contato próximo com pessoas que tenham vindo de lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário