Páginas

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Campo Bom implantará radar que identificará situação legal dos veículos em circulação


Levantamento realizado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado aponta que no primeiro trimestre de 2013 foram registradas 854 ocorrências de roubo e furto de veículos em 14 cidades do Vale do Sinos, entre elas Campo Bom, que colabora com a estatística registrando 86 casos. A ação dos ladrões na cidade vem evoluindo mês a mês desde o início de 2013, registrando 25 ocorrências em janeiro, 29 em fevereiro e 32 em março. A progressão no caso apenas de furtos de veículos em Campo Bom é ainda mais expressiva: foram 14 casos em janeiro, 17 em fevereiro e 23 em março, 64% a mais que em janeiro. As estatísticas da SSP apontam ainda que em 2011, Campo Bom registrou 268 ocorrências de furto e roubo de carro e em 2012, 325, um aumento de 21%. Por trás das estatísticas, no entanto, há um fator preocupante para a Administração Municipal: o número de veículos roubados que passam diariamente por dentro da cidade em fuga do pedágio. O coordenador do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Raul Fröhlich, diz que não há estatísticas do total de veículos, mas amparado na experiência diária dos agentes é possível afirmar que uma parte dos veículos subtraídos na região deve usar Campo Bom como rota de fuga. Um dos casos mais recentes deste tipo de situação foi registrado no dia 28 de abril, quando um carro furtado foi recuperado pela operação Trânsito Seguro (parceria da DMT com a BM) antes mesmo do dono saber do delito.
Para coibir a ação criminosa voltada ao roubo e furto de carros a Prefeitura de Campo Bom decidiu adquirir uma tecnologia inovadora. A cidade será a única no Estado a contar com um Radar Móvel Fotográfico Automático equipado com OCR (Reconhecimento de Caracteres Ótico). O radar inteligente móvel, como é conhecido, além de aferir a velocidade dos veículos, é capaz de reconhecer eletronicamente e à distância o número das placas (de carros e motos) e, interligado de forma online com o sistema do banco de dados do Detran-RS, informa ao agente de trânsito em tempo real se o veículo foi furtado ou roubado, se é clonado, se há alguma pendência com a Justiça e também dados referentes à licença de circulação. O aparelho possui ainda tecnologia infravermelha, o que possibilita que funcione igualmente à noite. Esta semana o equipamento está passando por aferição no Inmetro e, nas próximas semanas, após ser configurado para a conexão com o banco de dados do Detran-RS, já deve entrar em operação.
Segundo o prefeito Faisal Karam, o equipamento vem dar mais tranquilidade à comunidade campo-bonense. "Cidadãos de bem, em dia com suas obrigações e que respeitam a legislação - o que representa grande parte de nossos moradores - jamais serão penalizados por este tipo de equipamento", reforça o prefeito. Ele salienta que o município decidiu investir neste tipo de inovação como alternativa à detecção de irregularidades. Segundo ele o equipamento será utilizado em toda a cidade, inclusive nos bairros. "Vamos ficar atentos às estatísticas e ocorrências e focar a instalação do equipamento nos pontos críticos da cidade. Certamente esta atitude inibirá a ação de criminosos".
O comandante da Brigada Militar de Campo Bom, capitão Luciano Veríssimo, acredita que esta será uma ferramenta útil para incrementar as operações de segurança no município. "Campo Bom está inserido em uma área conturbada, com quadrilhas de roubo e furto de veículos operando em diversas cidades na região. Poderemos utilizar este radar tanto nas operações Trânsito Seguro, que realizamos diariamente em parceria com o Departamento de Trânsito no centro e nos bairros da cidade, bem como em operações específicas. Este equipamento deve alterar o plano destes meliantes de operar na cidade ou até mesmo de usar o município como rota de fuga", destaca capitão Veríssimo.
Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário