Páginas

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Crianças aprendem na prática a se portar no trânsito

Novas sinalizações, vias e motoristas mirins deixaram diferente a Rua Adolfo Blankenhein, no bairro Paulista, em frente à escola municipal de educação infantil Paulistinha nesta segunda-feira. É que alunos de diversas escolas de educação infantil da rede municipal tiveram uma aula fora da sala de aula, indo para a rua aprender na prática como agir no trânsito, seja no papel de pedestre, ciclista, motorista ou caroneiro. A lição foi ensinada pelo 2º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar de Santa Maria, que pela primeira vez trouxe para o município sua escolinha de trânsito que já percorreu mais de 200 cidades do RS com um tapete que simula ruas, sinalizações e mini veículos.
O circuito da escolinha é completo: com sinalização horizontal, semáforo, placas de advertência e regulamentação, faixa de segurança e lombada eletrônica. Depois de aprenderem como agir no trânsito, os alunos vão para a prática, primeiro como pedestre, onde atravessaram a rua na faixa de segurança depois de olhar para os dois lados. “Quando o sinal ficar vermelho o carro para e podemos atravessar na faixa”, ensina Camile dos Santos, 3 anos, aluna da escola Casa da Criança, uma das que participou da ação hoje. Em carrinhos de brinquedo que tem até cinto de segurança, as crianças experimentaram como é ser motorista em um ambiente semelhante ao real. Andrieli Flor, de 6 anos, aluna da escola Paulistinha, aprovou a atividade. “Gostei muito de andar no carro. Quando o sinal fica verde a gente pode ir e quando é vermelho tem que parar para  pedestre passar”, explica a jovem.
A atividade lúdica faz com que as crianças aprendam a agir no dia a dia e a absorver ensinamentos básicos como o uso do cinto de segurança, olhar para os dois lado antes de atravessar as ruas e até abrir a porta de um carro, esperando sempre a ajuda dos pais, entre outras atitudes fundamentais para a segurança de todos. “Tem que sentar na cadeirinha, colocar o cinto e só tirar quando chegar em casa”, lembra Julia Becker, 3, aluna da Casa da Criança.
O tenente De Lima ministrou a ação e orientou os jovens inclusive a como se portar como ciclistas, usando capacete e andando na ciclovia ou na rua, no mesmo sentido que os carros. “Queremos que eles sejam multiplicadores do que aprenderam, para assim termos um trânsito mais seguro, sem acidentes e para isso é necessário prestar atenção e respeitar as leis”, completa o tenente.
A conscientização sobre o trânsito é um trabalho contínuo na escola Paulistinha. Por meio do projeto Trânsito na escola, Criança aprendente, Adulto consciente, anualmente os alunos participam de atividade diferenciadas voltadas também para os pais e comunidade. “As crianças sempre estudam sobre o trânsito, como agir, o que fazer. Além das atividades da Semana do Trânsito, esse ano resolvemos convidar o pessoal de Santa Maria para mostrar na prática a aprendizagem. A ação é tão interessante que abrimos para as outras escolas também virem participar”, esclarece a diretora Talita Faller, 28.


Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário