Páginas

quarta-feira, 18 de março de 2015

Por que alguém joga um sofá em via pública?

É lamentável que em pleno século XXI, no terceiro milênio, ainda tenhamos que conviver com a falta de consciência e respeito pelo meio em que vivemos.
Em Campo Bom, quem passa pela rua Presidente Braz, no bairro Celeste, depara-se com uma imagem deplorável. Na esquina com a rua São Luiz, próximo ao campo do Primavera, há um sofá dentro do valo que dá para uma boca de lobo.
Aliás, são poucas as vias de acesso ao Loteamento Dona Augusta em que não há lixo e entulhos. Outro problema crônico é verificado na rua Pelotas, entre as ruas Alvorada e São Luiz. Ali são depositados restos de couro, restos de materiais de construção, móveis velhos e até lixo eletrônico, como computadores.
E não estamos aqui para culpar o Poder Público, embora entendamos que deveria haver uma maior fiscalização no local e uma limpeza mais frequente. Temos que admitir, entretanto, que falta uma maior conscientização da população. Se observados com mais atenção, veremos que tem materiais, ali na rua Pelotas, jogados por moradores das redondezas.
Também devemos destacar que a Prefeitura de Campo Bom disponibiliza à comunidade serviços possibilitam o descarte correto desses itens encontrados em vias públicas. Um desses serviços é o Cacotreco, que além de passar regularmente por todos os bairros, também dispõe de um telefone para que o morador agende a coleta de trecos que não utilize mais.
Trecos são resíduos em desuso como mobília, sofás, colchões, pneus, metais, armários, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, entre outros, que se descartados de forma inadequada não só acabam como um poluidor visual como atmosférico.
O material pós consumo que não serve mais a população, muitas vezes e descartado inadequadamente em áreas verdes, terrenos baldios, e outros. Para tanto a operação Cacotreco tem como objetivo evitar o descarte de objetos em vias públicas, arroios, Rio dos Sinos e aterros baldios, mantendo assim a cidade mais limpa e agradável, além de fazer com que estes materiais possam ser reciclados e tenham um destino final adequado.
A proposta do projeto Cacotreco é de recolher o material em desuso pelos moradores. Caso o morador tenha alguma mobília que não lhe sirva mais, também poderá entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, em que se encarregará do recolhimento. Ligue para a Secretaria de Meio Ambiente para agendar sua coleta: 3598.8643

Confira o calendário de coleta:
1ª e 3ª segunda-feira do mês: Imigrante Sul/ Norte e Loteamento Blumenburg/Solar do Campo/ Firenze.
1ª e 3ª terça–feira do mês: Aurora/Genuíno Sampaio/Ipiranga/ Dona Augusta e Celeste
1ª e 3ª quarta-feira do mês: Metzler/Paulista /Rio Branco e Centro
1ª e 3ª sexta-feira do mês: Colina Deuner/Cohab Leste/Jardim do Sol das Flores
2ª e 4ª segunda- feira do mês: Cohab Sul/ Gringos/Porto Blos e Vila Rica
2ª e 4ª terça-feira do mês: Santa Lucia/Santo Antonio/Quatro Colônias/Vila Brito e Loteamento Industrial Norte
2ª e 4ª quarta-feira do mês: Bairro Operário/Bela Vista e Loteamento Industrial Sul

2ª e 4ª sexta-feira do mês: 25 de Julho/Mônaco/ Bem Viver e Morada do Sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário