Páginas

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Prefeitura convoca moradores a se engajarem no combate a dengue

Como o mosquito Aedes Aegypti costuma ter sua circulação intensificada no verão, em virtude da combinação da temperatura mais quente e chuvas, a Prefeitura convoca que a população também intensifique seu engajamento no combate ao mosquito que pode transmitir a dengue, Febre Chikungunya e o vírus Zika. Para isso, a Secretaria de Saúde (SMS) por meio da Vigilância Ambiental continua monitorando e dando atenção especial ao quadro da dengue na cidade, contando com sua força tarefa no combate ao mosquito.
Um dos meios para isso é o monitoramento quinzenal dos Pontos Estratégicos (PE) da cidade, que são 96 pontos que têm mais propensão para o surgimento de larvas de mosquitos como floriculturas, borracharias, cemitérios, entre outros. “Além disso, promovemos a visitação domiciliar diariamente, cobrindo cerca de 90 pontos por dia, incluindo residências, comércios, fábricas e terrenos baldios”, explica o agente de Combate a Endemias, Géser Eliseu Machado.
Segundo a titular da SMS, Suzana Ambros, desde 2015, quando a cidade registrou dois casos de dengue, o monitoramento foi intensificado e a identificação das larvas encontradas é feita aqui mesmo no município, com um laboratório entomológico que está localizado na própria Prefeitura. “Temos também o apoio dos nossos 55 agentes comunitários de saúde, que auxiliam na conscientização da comunidade. É importante que todos estejam engajados no combate ao mosquito, para que a cidade continue livre destas doenças”, destaca.
Outra frente de combate aos focos é efetuada através da verificação de cerca de 100 denunciais da comunidade por mês. As denunciais podem ser feitas pelo telefone 3598 8600, ramal 8763. O horário de funcionamento nos meses de janeiro e fevereiro é de segunda a quinta-feira, das 8 as 17 horas e sextas-feiras das 8 as 13 horas.

Dicas para combater o mosquito e os focos de larvas:

Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada
Remova folhas, galhos, e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas
Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje
Lave semanalmente, por dentro, com escovas e sabão os tanques utilizados para armazenar água
Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água
Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas
Caso tenha piscina, trate a água de forma adequada
Se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso principalmente por dentro com uma escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana
Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo
Caso tenha pneus velhos guarde-os sem água em local coberto e abrigados da chuva
Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada
Não jogue lixo em terrenos baldios

(Fonte: Imprensa PMCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário