Páginas

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Ação coletiva transforma espaço usado como depósito irregular de resíduos

Durante as trilhas realizadas pelos monitores ecológicos do Projeto Dourado/Eco Web (que tem como Escola Polo a Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho), além da rica biodiversidade associada aos recursos hídricos presentes no bairro, têm sido comum encontrar pontos utilizados como depósitos irregulares de resíduos. Para modificar essa situação, o grupo fotografou os locais e a professora Janine propôs à Secretaria de Meio Ambiente (Sema) uma ação conjunta, para que os materiais fossem retirados e no local ocorresse o plantio de mudas de árvores nativas. A Sema não apenas apoiou a ideia como acompanhou a professora em cada um dos locais para identificar e poder encaminhar as ações de limpeza e plantio.
Assim, no dia 25 de setembro, na área próxima ao Rio dos Sinos e seus banhados, foram plantadas 33 mudas de árvores nativas. Além da parceria do Projeto Dourado/Eco Web com a Sema, a Escola Municipal de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho, através da professora Catiana e sua turma de Pré I também participou do plantio, bem como alunos do Projeto Tigre Branco da professora Sílvia da Escola 25 de Julho e a turma de 4º ano da professora Cassiane, também da Escola 25 de Julho.
Juntos, alunos e alunas de diferentes idades, professoras de turmas e escolas distintas e funcionários se dedicaram a preparar o local para que a ação ocorresse da melhor forma e demonstraram que é possível transformar os espaços quando o trabalho é coletivo.
“A limpeza e arborização dessas áreas melhora a qualidade de vida das pessoas, sensação térmica, ruídos sonoros e também a questão visual. Percebemos que os estudantes abraçaram a causa, ajudaram no plantio e espero que essa ação tenha continuidade”, define o prefeito Luciano Orsi.
Segundo o titular da Sema, João Flávio da Rosa, essas ações fazem parte dos “Projeto Arboriza” e “Lixo Zero” que tem o objetivo de dar uma nova função social, ambiental nessas áreas degradadas por descarte irregulares de resíduos em diversos bairros da cidade. "Os projetos contam com parcerias da Secretaria de Obras que faz a limpeza desses locais, da Sema que fornece as mudas de arvores, flores, composto, além de articular escolas, de associações de moradores,de empresas e de grupos voluntários”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário