Buscar crianças e adolescentes que não estejam frequentando
regularmente a escola tem sido uma preocupação constante da Secretaria
Municipal de Educação e Cultura (Smec) de Campo Bom. Pensando nisso, a exemplo
do realizado no ano passado, a Prefeitura colocará em ação a Semana de Busca
Ativa Escolar, entre os dias 4 e 8 de novembro, para garantir a inclusão de
criança que, a partir de quatro anos de idade completos até 31 de março de 2020,
não estejam frequentando a escola.
A Busca Ativa Escolar é uma forma de chegar até as crianças
que, seja por desconhecimento dos pais ou responsáveis, dificuldade ou outros
impedimentos, não têm acesso à escola. A Semana de Busca Ativa Escolar contará
com ações articuladas e intensivas de conscientização. Denúncias sobre crianças
que não estejam frequentando escola ou informações sobre matrículas, podem ser
feitas pelo telefone 3598.8602.
Segundo o prefeito Luciano Orsi, a Busca Ativa Escolar ajuda
na inclusão dessas crianças nas escolas, contribuindo para o planejamento,
desenvolvimento e implementação de políticas públicas que favoreçam ainda mais
a inclusão escolar, assegurando a permanência de crianças na escola, através da
mobilização e articulação entre diferentes Secretarias e áreas.
“Muitas vezes os pais
deixam as crianças com cuidadores ou parentes. Entretanto, é de suma
importância que elas estejam na escola, pois a escola é o lugar apropriado para
escolarização das crianças. Na escola existe professor habilitado,
infraestrutura adequada e uma proposta pedagógica voltada à garantia dos direitos
da criança”, analisa a titular da Smec, Simone Schneider.
Saiba mais
A busca ativa está prevista nas estratégias delineadas para
o efetivo cumprimento da Meta 1 do Plano Nacional de Educação, de acordo com a
Lei nº13.005, de 25 de junho de 2014, e do Plano Municipal de Educação de Campo
Bom, conforme a Lei nº 4.355, de 16 de junho de 2015, tendo como estratégia
nacional e municipal a promoção da busca ativa para matricular as crianças de 4
anos (completos até 31/03/2020) que estão fora da escola.
Os fatores de exclusão escolar são diversos e ultrapassam os
muros da escola. Uma série de obstáculos impede que todas as crianças e todos
os adolescentes estejam nas salas de aula e, uma vez nelas, tenham assegurado
seu direito de permanecer estudando, de progredir nos estudos e de concluir
toda a educação básica na idade certa. As barreiras podem ser socioculturais,
econômicas, financeiras e técnicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário