A Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas
realiza o Projeto do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência com alunos da Feevale. Os encontros, com alunos de 6º a 9º anos, acontecem
sempre às quintas-feiras, das 13 às 17 horas. O tema do projeto para esse
segundo semestre de 2019 é Direitos Humanos, com ênfase na representação dos
povos indígenas nas mídias digitais.
Com o intuito de proporcionar experimentações e
aprendizagens diversificadas, o grupo do PIBID da Escola Presidente Vargas
levou os alunos do projeto “Monitores de Informática” para conhecer o Campus II
da Universidade Feevale, as instalações da TV Feevale e também do curso de
Criação Games.
O primeiro objetivo da saída foi proporcionar aos educandos
conhecer novas ferramentas para a construção de seu projeto dentro do PIBID,
que consiste em criar games e animações que tenham como tema os Direitos
Humanos. Bem como proporcionar esta proximidade com o ambiente acadêmico,
mostrando estarmos próximos, física e ideologicamente, ampliando os cenários
para seus sonhos com um futuro promissor.
Segundo o prefeito Luciano Orsi, a Prefeitura de Campo Bom
tem promovido conexões com instituições de ensino superior como a Feevale para
gerar aprendizado e troca de informações, visando construir a cidade de hoje e
de amanhã, focada nas melhorias tecnológicas. "Essa troca de experiências
é importante para tornar o estudo ainda mais atrativo para nossos estudantes,
para que eles estejam preparados para lidarem com as novas tecnologias",
define.
Dentro do eixo temático Direitos Humanos, a saída de estudos
tornou-se também uma saída cultural, pois os alunos tiveram a oportunidade de
visitar a Exposição Conexões (exposição fotográfica), que acontece no pátio do
campus.
A visita às instalações da TV proporcionou momentos de
aprendizado e diversão, conhecer um pouco das diversas profissões que
contribuem para a construção de programas, ambientes onde são pensadas, criadas
e revisadas as matérias, produção de áudio e vídeo, e edições. Durante a visita
as crianças puderam testar alguns cenários e situações.
Tais momentos proporcionaram trabalhar conhecimentos e suas
conexões, onde cada um de nós dentro de nossas perspectivas, pudemos dar
nuances aos contextos que se apresentavam, reforçando a validez de metodologias
interdisciplinares.
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