Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Rede Municipal de Saúde adota prontuário eletrônico

Sistema online que já interliga todas as unidades, consultórios médicos e Pronto Atendimento, permitindo o compartilhamento de informações sobre pacientes, será inaugurado nesta quinta-feira

A partir desta quinta-feira (24), Campo Bom contará oficialmente com um sistema inovador na área da saúde e que permitirá mais agilidade aos atendimentos e precisão nos diagnóstico de pacientes. Às 19 horas, no Saguão do Centro Administrativo Municipal, a Prefeitura fará o lançamento do Prontuário do Cidadão, um sistema online que permitirá que médicos, enfermeiros, administradores, agentes comunitários e atendentes das Unidades de Saúde acessem o histórico de cada paciente. Esse prontuário eletrônico faz o compartilhamento e interligação de dados de toda a rede SUS de saúde de Campo Bom e vai permitir, por exemplo, visualizar consultas, prescrições, resultados de exames e até situações como intolerâncias medicamentosas de cada paciente, bem como seu histórico de sintomas. O sistema já está operando nos 17 prédios públicos de saúde do Município. Depois de dois meses de testes e ajustes, será oficialmente implantado nesta quinta-feira. Para conseguir opera-lo, foi necessário a implantação de uma rede lógica interligando todas as unidades. Algumas delas precisaram sofrer adequações na rede elétrica e até estrutural, num investimento total de cerca de R$ 100 mil.
Para o funcionamento deste sistema foi implantada uma estrutura elétrica contendo terminais de computadores (com internet e softwares específicos de gestão em saúde) em consultórios, recepção, sala de curativos e ambulatórios. Conforme o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Jerri de Moraes, este sistema trará mais rapidez ao serviço de saúde. “O ponto forte e as vantagens da implantação deste sistema de Gestão da Saúde é a agilidade, organização e eficiência no atendimento. Esse prontuário estará disponível no sistema para que todos os médicos que atendam o paciente possam compartilhar as informações. Segundo o secretário, também já está em desenvolvimento um software para agentes comunitários de saúde. “Hoje os agentes de saúde ainda utilizam o papel para escrever as informações dos pacientes e isto demanda certo tempo que pode ser agilizado. Com este novo programa, eles usarão um tablet e com apenas um clique lançam no sistema todas as informações do paciente, compartilhando as informações”, destacou o secretário, salientando que além da agilidade, o acesso compartilhado do histórico de saúde do paciente permitirá maior precisão nos diagnósticos.

Desde junho alguns prédios públicos passaram por reformas como implantação de cabos, fios e ampliação da capacidade elétrica para receber a rede lógica. A partir de amanhã, 17 Unidades de Saúde do Município contarão oficialmente com a novidade que está instalada em todos os postos de saúde, Centro materno Infantil (CMI), Pronto Atendimento (PA) 24 Horas, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) e na própria Secretaria Municipal de Saúde. (Fonte: Imprensa PMCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário