A 46ª edição da Feira Internacional da Moda em Calçados e
Acessórios – Francal, que acontece entre os dias 15 e 18 de julho, no Anhembi,
em São Paulo/SP, deve receber número significativo de importadores de mais de
70 países. Segundo estimativa da promotora da feira, são esperados de 1,5 mil a
2 mil compradores internacionais, que poderão negociar com os 800 expositores
que estarão apresentando suas coleções de primavera-verão 2014/2015.
A notícia é comemorada pelo setor calçadista nacional, que
no início do ano projetava retomada no mercado externo, o que acabou não
acontecendo por fatores macroeconômicos. “Estamos otimistas com a presença,
esperamos afastar de vez as incertezas que rondaram o desempenho do segmento
neste ano de Copa e de eleições”, avalia o presidente-executivo da Associação
Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein. Segundo ele,
embora os indicadores do IBGE das vendas no varejo e emprego na indústria para
o acumulado de 2014 sejam negativos, a expectativa é que, passado o período da
Copa e diante da nova temporada, o mercado retome a normalidade. “Para tanto
deve contribuir a ocorrência da Francal”, comenta o executivo.
Relatório
Durante a mostra será lançado o relatório Brasil Calçados.
Desenvolvido pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), o
documento aponta para um incremento de 4% na produção total de calçados em
2013. No ano passado, conforme o relatório, foram produzidos 900 milhões de
pares ante 864 milhões em 2012. Por outro lado, o incremento se deu,
basicamente, no segmento de calçados de plástico ou injetados (sandálias
praianas), de menor preço. “Este segmento, sozinho, contribuiu com a soma de
quase 30 milhões de pares em 2013. É uma condição que vem se repetindo há anos”,
avalia Klein. O lado mais positivo do dado é que são justamente os calçados de
verão que serão apresentados na Francal. “A feira é muito importante e sempre
contribui de sobremaneira para o desempenho do setor ao longo do ano,
especialmente quando se trata de volume de vendas”, completa o executivo.
Ações
Como de praxe, a Abicalçados estará presente na Francal
através de projetos de relacionamento com o mercado, promoção de imagem e
negócios. Com o apoio da Apex-Brasil, a Abicalçados traz mais uma edição dos
projetos Comprador e Imagem. No primeiro serão sete importadores selecionados
pela entidade calçadista. Já o Projeto Imagem trará 14 jornalistas
internacionais da Argentina, Colômbia, Espanha, França, Itália, México e China.
Informação
No dia 16, a partir das 14hs, a Abicalçados promove o Talk
Shoe, tradicional evento onde especialistas em assuntos relacionados à
indústria calçadista palestram para o público visitante. Nesta edição, a
conversa sobre calçados será conduzida por professores da ESPM-Sul. Os temas
abordados, na sequência, serão: “Brand Experience”, “O futuro do varejo
calçadista” e “Marketing de sucesso no varejo”.
Fechando a programação oficial da entidade na mostra
paulista, no dia 17, a partir das 14hs, a Abicalçados e a Apex-Brasil, através
do Brazilian Footwear, promovem o Workshop Rússia. Na ocasião, será abordado o
momento atual do mercado russo de calçados, tendências e possibilidades para o
incremento da participação naquele País.
Fonte: Site da Abicalçados
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