Depois de um desempenho ruim no começo do ano, com períodos
de vendas abaixo da expectativa, o varejo de calçados estima uma melhora no
resultado do segundo semestre. A avaliação é de Antoniel Lordelo, presidente da
Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (ABLAC).
“O temor em relação ao agravamento das manifestações
populares e dos protestos contra a Copa do Mundo, e o baixo crescimento da
economia provocaram redução da intenção de compra dos consumidores”, analisa. O
mês de maio, por exemplo, quando se comemora o Dia das Mães, teve desempenho
inferior ao esperado.
A chegada às lojas das novas coleções de calçados e
acessórios de moda para a temporada primavera-verão anima o setor. “A
expectativa é que o desempenho das vendas melhore. O preço médio é menor e há
datas importantes – Dia dos Pais e Natal – que motivam as pessoas a comprarem
mais do que nos primeiros meses do ano”, aposta Lordelo.
Os lançamentos que vão impulsionar as vendas do varejo no
período acontecem na Francal 2014, que acontece de 15 a 18 de julho no Anhembi,
em São Paulo. A feira é o evento de negócios mais rentável do ano para a cadeia
coureiro-calçadista, já que abre oficialmente a temporada primavera-verão para
o setor. As coleções apresentadas na feira são renovadas constantemente de
agosto a março, impulsionando de forma contínua os negócios do varejo nacional
no período.
Neste ano, a Francal é o primeiro grande evento de negócios
depois da Copa do Mundo no Brasil. Na avaliação do presidente da feira, Abdala
Jamil Abdala, a desaceleração no primeiro semestre aumenta ainda mais a
necessidade de os lojistas renovarem os estoques e vitrines neste ano.
Para Lordelo, as coleções para a primavera-verão sempre
atraem a atenção e despertam o interesse dos consumidores nas lojas. “Nossa
expectativa é que teremos uma feira com muitas novidades em produtos e boas
condições de pagamento por parte dos fornecedores para que negócios possam ser
realizados em volumes normais”.
A feira
Com mais de 800 expositores de todos os portes – desde os
maiores fabricantes de calçados do País até pequenos e médios calçadistas,
grifes de renome internacional e birôs de moda voltados a produtos de maior
valor agregado – a Francal oferece uma enorme variedade de calçados, bolsas,
malas, mochilas, cintos e artefatos de couro, acessórios e bijuterias para
atender os diferentes tipos de varejo. A expectativa é receber 60 mil lojistas
e profissionais do setor de todos os Estados brasileiros e de mais de 70 países
dos cinco continentes.
Fonte: www.feirafrancal.com.br
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