Com a expectativa de mais de US$ 41 milhões em negócios gerados para os próximos 12 meses, os calçadistas que participaram do Projeto Copa do Mundo, trazendo compradores da França, Emirados Árabes e África Sul, saíram satisfeitos. O balanço está sendo divulgado pelo Brazilian Footwear, programa de internacionalização da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que participou, com os seus associados, da ação realizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Participaram do Projeto, que teve agendas em São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza e Belo Horizonte entre os dias 13 de junho e 9 de julho, compradores da Galeries Lafayette (França), Shoe Mart (Emirados Árabes) e Palazzo Pitti (África do Sul).
Unindo negócios e entretenimento,
os estrangeiros assistiram partidas da Copa e visitaram unidades industriais,
showrooms e lojas de 29 marcas calçadistas: Amazonas, Ana Capri, Arezzo, ADG,
Carrano, Cartago, Carmen Steffens, Cristófoli, Democrata, Enrico Boaretto,
Esdra, Havaianas, Ipanema, Guilhermina, Grendene, Grendha, Jorge Bischoff,
Luiza Barcelos, Luz da Lua, Melissa, Paolo Sesto, Paquetá, Rider, Sarah
Chofakian, Schutz, West Coast, Werner, Zaxy e Zeferino.
Segundo Patrícia Ledur, da
Unidade de Promoção Comercial da Abicalçados, que acompanhou as agendas em
Porto Alegre e Fortaleza com os compradores da Galeries Lafayette e Shoe Mart,
tanto os compradores quanto as marcas avaliaram o projeto positivamente. “Unir
o Mundial com negócios foi uma forma eficiente de alavancar as exportações num
momento complicado para a indústria brasileira de calçados”, avalia.
Os compradores da Galeries
Lafayette tiveram uma agenda extensa. Assistiram o jogo entre França e
Honduras, em Porto Alegre, conheceram a unidade da Paquetá, em Sapiranga, a
badalada rua Oscar Freire, em São Paulo, e encerraram o circuito em um showroom
organizado na sede da Abicalçados, em Novo Hamburgo/RS. “Foi uma experiência
muito interessante”, avalia Jérome Raffy, comprador da rede francesa.
Emilene Taís de Oliveira, do
departamento de Exportação da Jorge Bischoff, empresa que participou do
showroom na Abicalçados, ressalta que a ação facilitou um contato que a marca
já vinha tentando há mais tempo. “Os compradores franceses demonstraram muito
interesse no nosso produto, especialmente nas sapatilhas, saltos não tão altos
e um modelo de bolsa do segmento de luxo”, avalia Emilene, ressaltando que,
apesar da marca ainda não ser trabalhada pela Galeries Lafayette, registra um
crescimento médio de 15% a cada coleção lançada no mercado francês.
Fortaleza
Partindo de um extremo para outro
do País, a Abicalçados acompanhou os compradores da Shoe Mart em Fortaleza. Os
importadores da cadeia de 130 lojas espalhadas em 20 países árabes saíram
satisfeitos. Para Bharat Melwani, a moda calçadista verde-amarela tem muito a
oferecer ao mundo. “Entendemos melhor a força do setor no Brasil. As visitas
nos deram confiança para incrementar ainda mais os negócios com o País no
futuro”, comenta o comprador, que também assistiu ao jogo entre Brasil e
Colômbia.
Marcelo Jahns, trader da
Grendene, empresa visitada pela Shoe Mart em Fortaleza, ressalta que os
negócios com a rede árabe devem ser impulsionados a partir do evento. “Já
fornecemos nossos produtos à Shoe Mart através de nosso distribuidor localizado
em Dubai, porém após as visitas nas fábricas de Fortaleza e Sobral esperamos
aumentar nossos negócios com este cliente”, avalia.
Belo Horizonte
Por fim, os compradores da
Palazzo Pitti, da África do Sul, estiveram em Belo Horizonte, onde assistiram
ao jogo entre Brasil e Alemanha, visitaram a fábrica da Luiza Barcelos, os
showrooms das marcas Jorge Bischoff e Luz da Lua, e se reuniram com
representantes da Paolo Sesto . A coordenadora da Unidade de Promoção Comercial
da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, que acompanhou as agendas, ressalta que
os importadores ficaram “encantados com a recepção e os produtos apresentados”.
“Eles saíram do Brasil com a compra de mil pares de calçados, número que pode
ser quadruplicado até o final deste ano”, conta.
O gerente comercial da Paolo
Sesto, Guilherme Falleiros, destaca a qualificação dos compradores e a
efetividade do projeto. “Foi muito importante, pois foi a oportunidade de
apresentarmos nossas linhas ao cliente de maneira focada e objetiva”, avalia
Falleiros.
Fonte: Abicalçados
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