Logo após o encerramento da Francal – Feira Internacional da
Moda em Calçados e Acessórios, principal evento do setor no país, o Pyxis
Consumo revela que a classe C possui maior potencial de consumo (R$ 18,5
bilhões), 43% do total do país. Segunda colocada, a classe B tem um potencial
projetado em R$ 17,3 bilhões ou 40% dos gastos nacionais, e a classe A, R$ 3,9
bilhões (9% do consumo total do Brasil).
Por região, o Sudeste apresenta o maior potencial de consumo
de calçados: R$ 21,5 bilhões, o que equivale à metade dos gastos projetados
para o país. O Nordeste é o segundo maior consumidor, com potencial estimado em
R$ 8,1 bilhões (19%) e, em seguida, aparece a região Sul, com potencial de R$
7,4 bilhões (17%).
Quando os dados de classe e região são cruzados, o Sudeste
apresenta o maior potencial de consumo, representado pelas classe B (R$ 9,3
bilhões) e C (R$ 8,9 bilhões). O menor consumo de calçados no país, de acordo
com o Pyxis Consumo, será das classes D e E, da região Centro-Oeste, projetado
em R$ 256,17 milhões.
O potencial refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja,
às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo e inclui calçados
masculinos (social, chinelo e sandália), calçados femininos (social, bota, sandália,
tamanco, chinelo e sapatilha), calçados esportivos (tênis e sapatênis adulto) e
calçados infantis (tênis, sandália, sapato, bota, chinelo e sandália).
Fonte: Site da Abicalçados
Nenhum comentário:
Postar um comentário