Um projeto que começou com a proposta de usar a tecnologia
par informar os moradores sobre possíveis ameaças de enchente do arroio Peri,
no bairro Imigrante, atravessou novas fronteiras e dessa vez chegou ao México,
onde ganhou medalha de ouro na categoria Divulgación Científica, no IX Concurso
Latinoamericano de Proyectos de Cómputo - Proyecto Multimedia Kids. A
participação dos alunos da Escola Municipal Santos Dumont no evento que começou
dia 22 e encerrou na quinta (25), em Guadalajara, é resultado da participação
do grupo na Mostratec Junior (feira organizada pela escola Liberato), em
outubro. “Esse reconhecimento agrega muito para o ensino desses jovens, pois
amplia a visão de mundo. Por meio dele, os alunos estão aprendendo a olhar para
o meio em que vivem e apresentar soluções para melhora-lo. Em Campo Bom isso é
um diferencial da rede municipal de ensino onde temos diversos projetos
interdisciplinares com uso de tecnologias e voltados a melhorar o meio escolar
e comunitário", explica a titular da Secretaria Municipal de Educação e
Cultura Eliane dos Reis.
Acompanhados da professora Roseane Hofstatter (uma das
orientadoras do projeto) e da diretora da escola Daiane Duarte, os alunos
Eduarda Martins Farinon, 12 anos, Lucio Maia Lopes, Ana Paula da Cruz, Giovana
Santana da Silva, Alexandre de Oliveira, 13, foram desafiados a aprender
espanhol antes de viajar ao México onde apresentaram o Peri a visitantes de
todo o mundo. “Foi uma aventura inexplicável. Fomos muito bem recepcionados e
conhecemos outros trabalhos. Mas o melhor de tudo foi ganhar o prêmio de 1º
lugar. Foi uma alegria imensa”, revela o jovem Lucio cujo envolvimento com o
projeto foi acompanhado desde o início pela avó, Ieda Saraiva, 63. “Conheci o
trabalho em uma feira de ciências e achei muito interessante, desde então
comecei a acompanhar. Ele sempre foi muito entusiasmado com as saídas de campo
e novas descobertas, esse prêmio é uma conquista muito importante”, conta,
lembrando que além de monitorar o comportamento do arroio em relação às
enxurradas, os alunos se envolvem em campanhas de conscientização dos moradores
e até em ações de limpeza do Peri.
Trajetória de sucesso
Esse não é o primeiro reconhecimento internacional do
Desbravando o Peri. No ano passado, o projeto também atravessou fronteiras e
esteve na final internacional do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, em
Barcelona, na Espanha. Juntamente com o UpDown e o EcoAção, desenvolvidos nas
escolas Santos Dumont e 25 de Julho, respectivamente, o Peri foi um dos três
projetos de Campo Bom que ficaram entre os cinco finalistas brasileiros
participantes da final internacional. Também no ano passado, o projeto venceu o
Prêmio Nacional de Educação da Agência Nacional das Águas (ANA), que reconhece
iniciativas educacionais voltadas à questão da água.
Desbravando o Peri
Desde 2012, o projeto Desbravando o Peri envolve estudantes
que organizaram um levantamento de todas as residências ribeirinhas ao arroio
Peri com a finalidade de alertar os moradores em caso de ameaça de enchente e
também preveni-las por meio de ações de conscientização. Além da percepção
visual, usam tecnologias como GPS para o mapeamento dos pontos críticos do
curso d´água, com apontamentos de coordenadas geográficas onde foram grafadas
características próprias do Peri, como bifurcações, mudanças de curso,
vertentes, moradias irregulares e até mesmo existência de banhados.
Os pontos mais críticos, com maior concentração de poluição
também foram apontados no mapeamento, desafio que estimulou os estudantes a
fazerem uso de softwares como o Google Earth, utilizado para ajudar na
visualização das marcações e pontos importantes, permitindo uma visão global da
situação do arroio. O SMS é outro recurso do projeto, pois é por meio de
mensagens codificadas que colocam em prática o Peri SOS e se comunicam com os
moradores em caso de necessidade. Saiba mais sobre o projeto em http://desbravandooperi.wordpress.com/ (Fonte: Imprensa PMCB - Foto: Divulgação PMCB)
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