Além do estudo, ter um bom planejamento e administrar o
tempo são fundamentais na hora de fazer a prova do Exame Nacional do Ensino
Médio (Enem). Neste sábado e domingo (5 e 6), 8,6 milhões de candidatos devem
fazer as provas do Enem que têm, no primeiro dia, 90 questões de múltipla
escolha para serem respondidas em quatro horas e 30 minutos. No segundo dia são
mais 90 questões e a prova de redação, e o tempo aumenta para cinco horas e 30
minutos.
Equilibrar o tempo entre as provas objetivas e a redação e
começar pelas matérias em que o estudante tem mais facilidade são algumas dicas
de professores.
O diretor do Colégio Concórdia, de São Paulo, Edson Wander
Eller, sugere que o estudante comece a prova pela área em que tem mais
facilidade, para assim avançar mais rapidamente no início do exame. “Ele vai
dar uma atenção diferenciada para os itens que domina, vai conseguir evoluir
mais na resolução da prova e deixa o restante do tempo para a área que domina
menos”, diz o professor.
Outra dica de Edson Wander é que o aluno não permaneça tempo
demais em cada pergunta. Se uma questão está tomando muito tempo do estudante,
o melhor é passar para a próxima e retornar a ela no fim da prova. Para ele, o
ideal é não estabelecer um tempo mínimo para a resolução de cada questão, mas ir
balanceando o tempo ao longo da prova.
Um ponto importante, segundo o diretor do Colégio Concórdia,
é reservar cerca de 30 minutos para preencher o cartão de respostas. “Se ele
esquecer de responder, perder o tempo ou, principalmente, responder errado, a
prova dele acaba sendo cancelada”, lembra.
A coordenadora de ensino médio do Colégio Batista Mineiro,
de Belo Horizonte, Júnia Batista Tavares, também alerta os estudantes para que
não passem tempo demais em uma única pergunta. “Nesse exame a administração do
tempo é muito importante. A orientação é ir resolvendo as questões e se sentir
um pouquinho mais de dificuldade, pular aquele item e depois retornar a ele,
que vai exigir tempo maior”.
Se durante a prova a ansiedade e o nervosismo começarem a
atrapalhar o desempenho, Júnia Batista recomenda uma pausa para respirar e
recuperar a calma. “Tá ansioso, o coração bateu, está mais pesado? Respira e dá
uma pausa. Às vezes, essa pausa durante a realização da prova vai ajudar o
estudante a ir desenvolvendo com calma a tarefa que ele tem que fazer”.
Redação
A redação é aplicada no segundo dia de prova do Enem. De
acordo com a habilidade que tenha para a escrita, o estudante precisa planejar
o tempo gasto entre as provas objetivas e a de redação. A professora Júnia diz
que não dá para passar ao estudante uma fórmula pré-definida sobre o melhor
momento para escrever o texto, se no início ou no final na prova. Segundo ela,
o estudante deve decidir o que considera melhor de acordo com o seu perfil.
“A recomendação de fazer a redação primeiro é interessante,
mas depende do perfil do estudante. Um estudante da área de exatas pode
preferir fazer a prova de matemática primeiro por achar que vai ganhar mais
tempo. Então, as orientações não são para todos, elas estão aí para cada um
adotar a que mais lhe der conforto”.
Lanche
Como as provas têm duração longa, levar água e lanche é bom
para encarar a maratona do exame. Os educadores recomendam lanches leves e
frutas. “Um aluno com fome ou muita sede não vai conseguir ficar quatro horas e
meia concentrado na prova para terminá-la de forma adequada”, afirma o diretor
do Colégio Concórdia. Neste ano, o Ministério da Educação informou que vai
fiscalizar o lanche dos estudantes. (Fonte: Agência Brasil)
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