Levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas
do Rio Grande do Sul - FCDL-RS aponta que as festas de final de ano trarão uma
reação no consumo
As festas de final de ano deverão trazer boas novas para o
comércio varejista gaúcho, fazendo com que as vendas do mês de dezembro cresçam
cerca de 25% na comparação com novembro. A expectativa positiva da Federação
das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS está baseada
no gradual processo de recuperação da economia brasileira e, por consequência,
do poder de consumo dos brasileiros.
Artigos como vestuário e calçados poderão ter um incremento
de até 85% nas vendas, vindo a seguir os produtos de uso pessoal (65%), móveis
e eletrodomésticos (45%) e livros (40%). Outros ramos lojistas também deverão
registrar crescimento na comercialização, mas em patamares mais modestos.
O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, destaca que o
Natal 2016 deverá mostrar uma reação do consumo, fazendo com tenha início a
superação do quadro recessivo que o país vive desde 2014. A estimativa, de
acordo com o dirigente, é que os volumes comercializados sejam 2% maiores na
comparação com igual período de 2015.
“Um dos aspectos positivos para o Natal é a perspectiva de
aumento do emprego temporário, o que não ocorreu no ano passado. Acreditamos
que os lojistas terão condições de contratar novos colaboradores e vender mais.
Estimamos uma receita bruta na ordem de R$ 5 bilhões no Rio Grande do Sul por
conta das vendas natalinas, com ticket médio na casa dos R$ 125,00”, ressalta
Vitor Augusto Koch.
Para o dirigente, as compras deverão se concentrar nos
produtos que não demandam necessidade de crédito bancário e que possam ser
pagos à vista ou no crediário da própria loja. Mesmo com a queda da SELIC para
14% o fato da inflação ter caído para patamares próximos a 0,2% ao mês faz com
que os juros médios reais se elevem. Isto significa menor disponibilidade dos
bancos comerciais em financiarem os consumidores em favor dos títulos
comerciais públicos.
“Ainda que o otimismo do consumidor esteja crescendo, a
população se tornou mais conservadora em suas compras nos últimos tempos. Por
isso, recomendamos aos lojistas que estejam preparados para atender essa
demanda, sabendo que o cliente vai tentar economizar na compra dos presentes,
buscando o melhor equilíbrio possível entre preço e qualidade dos produtos”,
enfatiza o presidente da FCDL-RS.
Em relação a tendência de pagamento pelo crediário próprio
das lojas, Vitor Augusto Koch alerta aos lojistas para utilizarem o SPC na
análise de crédito dos clientes, como a forma mais segura de evitar os
problemas causados pela inadimplência.
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