Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Mais de mil jovens e adultos se formam nos exames supletivos

Após realizarem os exames supletivos oferecidos pela Prefeitura nos meses de agosto e setembro, 1.265 jovens e adultos foram diplomados na noite da última terça-feira (29), encerrando mais um importante ciclo em suas vidas. A cerimônia de formatura ocorreu na Escola Borges de Medeiros, onde está instalado o Núcleo Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Nejad), e contou com a presença de autoridades locais e a participação em peso dos familiares dos formandos que prestigiando o evento.
Com o certificado de conclusão do Ensino Médio em mãos, a vendedora Regina da Rosa, 41 anos, pretende se qualificar profissionalmente e também fazer um curso superior. “Parei de estudar muito jovem, pois com o falecimento do meu pai, precisei trabalhar para ajudar minha família, mas foi graças a essa oportunidade que agora estou recuperando os estudos”. Já a auxiliar de ensino Olívia Figueiredo, 53, ficou triplamente feliz após prestigiar a cerimônia de formatura, já que além de comemorar seu próprio aniversário, ela celebrou a conclusão dos estudos de seu marido e filho. “Agradeço imensamente o que a Administração Municipal fez pela minha família com o oferecimento dos exames supletivos. Trata-se de uma oportunidade única a quem não pode concluir os estudos”, salientou.
Os formandos - 313 do ensino fundamental e 952 do ensino médio - realizaram as provas em agosto (fundamental) e setembro (médio), por meio da iniciativa da Prefeitura que, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), que desde 2014 proporciona o acesso à escolarização de toda a comunidade. Pensando em auxiliar os alunos na retomada dos conteúdos, durante o processo de preparo para as provas, a Administração Municipal promoveu aulões públicos para os inscritos. Foram abordados conteúdos como matemática, português, história, química e geografia, entre outros. Nos aulões foram recordados, inclusive, conteúdos de inglês e espanhol nas aulas oferecidas ao grande grupo. (Fonte: Imprensa PMCB)

Vereadores querem informações sobre o “Piscinão do Aurora”

Os vereadores Jair Wingert (PP), Ozeias Cardoso (PMDB), Deoclécio Schuetz (PMDB), Arcelino Siri (PSDB), Valter Lemos Junior (PC do B) e Victor de Souza (PC do B) tiveram aprovado na Câmara de Vereadores (por 9 x 1) pedido de informações destinado ao prefeito Faisal Karam (PMDB), questionando sobre o “Piscinão da Aurora”. Eles querem saber: Por que o local está interditado? Qual a previsão de reabertura do mesmo? Qual foi o custo da obra (total), levando em conta a desapropriação e a quantidade de material utilizado? E por último, solicitam copias dos empenhos de pagamentos das desapropriações.
Os vereadores destacam que a comunidade da Aurora vem cobrando uma solução para o impasse, uma vez que as piscinas foram fechadas e mais um verão se aproxima. Segundo os autores do pedido de informações, com o clima quente da cidade, a piscina da Aurora servia com um refrigério as famílias do bairro, além disso, o local era uma área de lazer onde as famílias e encontravam. O prefeito Faisal terá alguns dias para responder os pedidos dos parlamentares.

O Centro de Integração e Lazer Bela como a Aurora AcilonBica Alves, mais conhecido como “Piscinão do Aurora, está com atividadescanceladas desde o dia 5 de fevereiro de 2014. Na época, a Prefeitura emitiu nota no seu site informando que “por determinação do Juiz da 2ª Vara de Campo Bom, a pedido Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) do Rio Grande do Sul, as atividades da piscina, pracinha e churrasqueiras do local estão encerradas”. A nota dizia, ainda, que “a CEEE, de responsabilidade do Governo do Estado, vai fazer a manutenção da rede elétrica e, por questões de segurança, solicitou o encerramento das atividades do espaço de lazer.”

O Centre de Atividades funcionava desde 2003, atendendo a comunidade do Bairro Aurora. Logo que foi fechado surgiram os questionamentos nas redes sociais: “Se a Justiça acatou a reclamação da CEEE é por que há irregularidade na obra. Porque a Prefeitura de Campo Bom construiu o Centro de Atividades em local que não poderia fazê-lo? Quanto foi investido no local e quem vai arcar com esse prejuízo?”

Rock de Galpão será atração da 32ª Feira do Livro no sábado

A 32ª Feira do Livro de Campo Bom teve seu início na tarde da terça-feira (29), no Largo Irmãos Vetter, e atrações musicais como a do grupo Rock de Galpão, prometem agitar essa que é a maior festa da literatura da cidade. O evento ocorre até o domingo (4) e receberá ainda bate-papo e sessão de autógrafos com a “Família Pop Rock”: Marcos Piangers e Ana Cardoso, autores de O Papai é Pop e A Mamãe é Rock. Os dois primeiros dias de Feira do Livro já foram abrilhantados com a presença dos pequenos campo-bonenses. Centenas de estudantes das escolas de Educação Infantil e de anos iniciais do ensino Fundamental passaram pelo local. Diversas apresentações artísticas e culturais e uma extensa variedade de obras literárias para todos os gostos, aguardam o público na feira.
No sábado (3) será de muita música no palco do Largo Irmãos Vetter (Palco Anfiteatro Osmar Alfredo Ermel), a partir das 19 horas, com a banda Rock de Galpão, um projeto musical que valoriza a música regional do Rio Grande do Sul por meio de versões mais modernas de canções clássicas. “Milonga para as Missões”, “Recuerdos da 28”, “Desgarrados” e“Os Homens de Preto”, por exemplo, ganham no Rock de Galpão uma versão mais rápida e com guitarras. Já no último dia da Feira (domingo), quem promete movimentar grande público é a Família Pop Rock. O radialista e escritor Marcos Piangers e sua esposa, Ana Cardoso, farão bate-papo e sessão de autógrafos dos livros O Papai é Pop e A Mamãe é Rock, também no Palco Anfiteatro Osmar Alfredo Ermel, às 17 horas.

Criançada marca presença na Feira

Já nos primeiros dias da Feira do Livro os pequenos da rede municipal de Educação passaram pelo local a procura de livros dos seus personagens favoritos. A visitação à Feira ocorre por turmas e muitos dos alunos também fizeram apresentações artísticas no espaço. "Sempre venho na feira com os meus colegas e nesse ano vim comprar uma maleta que vem com livros para colorir", explicou o estudante do 1º ano, Kauã Machado", 7 anos. Já a pequena Yasmin da Silva, 7, que recentemente aprendeu a ler e escrever, prefere um livro cheio de letras. "Eu quero um livro que conte uma história com princesas", afirmou.  Todos os estudantes da rede e professores têm direito a um vale-livro. Esse incentivo da Administração Municipal, que ocorre desde 2010, distribuiu só neste ano R$105 mil em vales que podem ser trocados por qualquer título nos estandes os livreiros. (Fonte: Imprensa PMCB)

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Obras da Ponte da Avenida dos Municípios serão retomadas

O governo do Estado, a Secretaria dos Transportes (ST) e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) assinam, nesta quarta-feira (30) às 17 horas, a ordem de reinício das obras na ponte sobre o Arroio Pampa, na Avenida dos Municípios.
A ponte, que muitas vezes teve sua obra autorizada mas nunca saiu do papel, é uma importante obra para o Vale do Sinos, porque vai ligar Sapiranga, Campo Bom e Novo Hamburgo, a partir do acesso pela ERS-239, sendo uma alternativa à BR-116.
Serão 44 metros de comprimento e 12,6 m de largura. O investimento é de R$ 1.198.218,55 milhões, do Tesouro do Estado. As obras estão previstas para terminar em 360 dias.

A solenidade, que contará com a participação do governador José Ivo Sartori e do secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, ocorrerá no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini.

CBF decreta luto de sete dias e remarca todas as partidas

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decretou luto oficial de sete dias pelo acidente aeronáutico na Colômbia que vitimou a delegação da Chapecoense, jornalistas e convidados. Com o luto, todas as partidas que seriam realizadas nesse período foram remarcadas.
A final da Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético Mineiro, que seria disputada nesta quarta-feira (30), foi remarcada para 7 de dezembro, às 21h45. Já a rodada final da Série A do Campeonato Brasileiro será realizada no dia 11, às 17 horas.

A final da Copa do Brasil sub-20, entre Bahia e São Paulo, foi remarcada para 8 de dezembro, às 21h15.

Vereadores acatam vetos do Executivo de emendas à LDO

Fabiano Feldes presta juramento
Na noite de segunda-feira (28), o Legislativo campo-bonense realizou sessões ordinária e extraordinária que contaram com a deliberação de vetos do Poder Executivo à emendas ao Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), veto parcial à projeto do Legislativo e ainda requerimentos, pedidos de informações e votação de projeto de lei. A sessão contou ainda com a posse do suplente Fabiano Feldes.
Os vetos integrais analisados pelos parlamentares são de autoria dos vereadores Valter Lemos Jr. e Victor Souza (PC do B) e apresentavam demandas nas áreas de Políticas Públicas para Juventude, Ciência e Tecnologia e Políticas de Zoonose e Proteção Animal. Na votação inicial, as emendas foram aprovadas por oito votos favoráveis e dois contrários, já na votação dos vetos, três deles, que tratavam sobre Políticas Públicas para Juventude e Ciência e Tecnologia foram acatados por nove votos favoráveis e dois contrários e o veto à demanda que tratava sobre Políticas de Zoonose e Proteção Animal foi acatado por seis votos favoráveis e cinco contrários.
O veto parcial ao Projeto de Lei 026/2016 de autoria dos vereadores Alexandre Hoffmeister (PP) e Victor Souza que determina a distância mínima de afastamento de 1500 metros de raio de qualquer outro posto de combustíveis para construção de novos estabelecimentos no município também foi acatado, com nove votos favoráveis, uma abstenção e um voto contrário.

Posse de Suplente, Requerimentos e Pedidos de Informações

Tomou posse na sessão de segunda-feira, pelo período de três dias, o suplente Fabiano Feldes do Democratas. Fabiano assumiu no lugar do vereador Alexandre Hoffmeister que apresentou atestado médico. Fabiano fez seu juramento e, ao ocupar a tribuna, valorizou o momento. “Fico feliz em assumir essa vaga, mesmo que por esse período. Uma honra representar meus eleitores”. A posse de Fabiano também foi possível porque o primeiro suplente da coligação, Maurélio dos Santos, abdicou de assumir.
Após sua posse, juntamente com os demais vereadores, Fabiano analisou dois pedidos de informações e três requerimentos.
Com relação aos Pedidos de Informações, uma das solicitações foi apresentada pelos vereadores Jair Wingert (PP), Ozéias Cardoso (PMDB) e Deoclécio Schüetz (PMDB) e endereçada à direção do Hospital Lauro Reus para que a mesma informe ao Legislativo sobre os repasses estaduais e federais para a manutenção da casa de saúde. O pedido foi aprovado por unanimidade.
O outro pedido de informação tem autoria dos vereadores Jair Wingert, Deoclécio Schüetz, Ozéias Cardoso, Victor Souza, Valter Lemos Jr. e Arcelino Rodrigues (PSDB). Endereçada ao Executivo, a solicitação apresenta questionamentos referentes ao Centro de Lazer Bela como a Aurora, atualmente desativado. Os vereadores questionam o motivo da desativação, custos da obra e de manutenção e se existe previsão do local voltar a receber a comunidade. A solicitação foi aprovada por nove votos favoráveis e um contrário.
Os três requerimentos analisados foram aprovados por unanimidade. Jair Wingert que solicita notificação do Executivo à Corsan para reparos em buracos de vias públicas originários de obras da autarquia. Outro requerimento apresentado para ser analisado na sessão é de autoria do vereador Victor Souza. O edil solicita a reserva da data da última sessão ordinária de janeiro de 2017 para que a direção do Hospital Lauro Reus seja convidada a explanar sobre as atividades da casa de saúde no ano de 2016.

Na sessão extraordinária, o projeto que aprova o Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, que busca conciliar o levantamento de necessidades surgidas do público infanto-juvenil com as possibilidades de serviços já existentes e aquelas que necessitam serem desenvolvidas para o melhor atendimento das crianças e adolescentes foi aprovado por nove votos favoráveis e um contrário. (Fonte: Imprensa CMCB)

CBF adia final da Copa do Brasil em decorrência do acidente com a Chapecoense

Com o acidente aéreo que deixou jogadores da Chapecoense, tripulantes e jornalistas mortos na madrugada desta terça-feira (29), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o adiamento da final da Copa do Brasil, marcada para esta quarta-feira (30).
Grêmio e Atlético Mineiro disputarão a final, que será remarcada e informada ao longo do dia. "A CBF comunica o adiamento da final da Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético Mineiro, inicialmente prevista para amanhã. Definições a respeito deste jogo serão informadas ao longo do dia", diz a nota da Confederação.
Os dois clubes que jogariam no torneio nacional usaram as redes sociais para lamentar o acidente, que deixou 76 mortos.
"Chape, estamos contigo! Manifestamos nossa solidariedade nesse momento de tristeza. #Força Chape", publicou o Grêmio em seu perfil no Twitter.
O Atlético Mineiro também usou a rede social: "Manifestamos nossa consternação com a notícia da queda do voo que levava a @ChapecoenseReal para Medelín. #ForçaChape".
Os perfis do Grêmio e da CBF mudaram suas fotos de perfil no Twitter para um escudo da Chapecoense em preto e branco, sinalizando luto.

A polícia colombiana confirmou que 76 pessoas que estavam a bordo do avião que levava o time da Chapecoense morreram no acidente ocorrido nesta madrugada (29). As informações são da agência Ansa.

O avião que levava o time da Chapecoense sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (29), na Colômbia, com 81 pessoas a bordo, sendo 72 passageiros e nove tripulantes.
Entre as pessoas que estavam na aeronave, havia jogadores, dirigentes esportivos e jornalistas. O avião era um British Aerospace 146, gerenciado pela companhia boliviana Lamia.
Ele teria desaparecido do radar e feito um pouso forçado, devido a uma falha elétrica, em Cerro Gordo, nas proximidades da cidade de La Unión. Fontes locais dizem que a aeronave estava a apenas cinco minutos de voo do aeroporto mais próximo, mas o piloto decidiu arriscar o pouso antes.

Ele teria, inclusive, esvaziado os tanques de combustível para evitar uma explosão. O avião, que havia decolado de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, tinha como destino final o município colombiano de Medellín, onde a Chapecoense disputaria as finais da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, amanhã à noite. (Fonte: Agência Brasil)

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Retirada de isenções fiscais comprometeria economia do Estado

Luiz Chaves/Palácio Piratini
O Plano de Modernização do Estado trouxe à tona, novamente, o discurso de que o Estado deveria retirar os incentivos fiscais de empresas privadas para sanar o déficit e equilibrar as contas. "O discurso genérico de retirar as isenções é complexo, não resolve o problema do Estado, e ainda comprometeria diversas atividades econômicas, especialmente de quem mais precisa de ajuda", sustentou o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, durante almoço com jornalistas, no Palácio Piratini, nesta sexta-feira (25).
Feltes concorda em debater o assunto, mas cobra uma definição de quais setores o Estado deveria retirar os benefícios. "O que, efetivamente, devemos cortar? Porque ficar só no discurso não ajuda a resolver a questão de forma pragmática". O secretário lembrou que o Estado concedeu um total R$ 8,986 bilhões em desonerações fiscais ao longo de 2015. O objetivo foi estimular diferentes setores da economia, garantir condições de competitividade às empresas gaúchas e preservar empregos.
Entre os setores beneficiados com os incentivos fiscais, estão os produtos da cesta básica de alimentos, os medicamentos genéricos, as cooperativas de reciclagem e os incentivos à cultura. "O Simples Gaúcho (Sistema Simplificado de Pagamento de Impostos das Microempresas, Microprodutores Rurais e Empresas de Pequeno Porte) tem impacto de cerca de R$ 1,2 bilhão nos R$ 8 bilhões de créditos e isenções fiscais concedidos pelo Estado. Iríamos aumentar a carga tributária das micros e pequenas empresas? É a isso que estão se referindo aqui quando dizem que dá para cortar os incentivos?", questionou.
Feltes sugeriu que o corte genérico aumentaria também a tributação dos setores leiteiro, de vitivinicultura, coureiro-calçadista e moveleiro, que têm créditos presumidos. "São esses incentivos que querem cortar, para tirar a competitividade do setor produtivo que emprega e dá renda para o Estado há tanto tempo?".

Desoneração fiscal

No ano passado, o Estado concedeu um total R$ 8,986 bilhões em desonerações fiscais. O valor é praticamente o mesmo, em termos nominais, dos benefícios concedidos em 2014 (R$ 8,980 bilhões).
O volume da arrecadação potencial de impostos, porém, foi menor - 22,94%, menos do que os 24,01% de 2014. O principal tributo estadual registrou recuo em termos de desonerações: 22,92% do ICMS potencial em 2015, índice que no ano anterior chegou a 23,98%.
Do total desonerado, 89,8% correspondem ao ICMS, sendo o restante relativo ao IPVA (8,8%) e ao ITCD (1,4%). Entre os diversos tipos de benefícios existentes em 2015, predominaram as isenções e os créditos presumidos, com cerca de um terço cada um. As isenções atingiram R$ 2,729 bilhões, equivalentes a 33,9% do total. A modalidade de crédito presumido alcançou R$ 2,506 bilhões e respondeu por 31,1% das desonerações não heterônomas do ICMS. (Fonte: Imprensa Governo do RS)

Feira do Livro promete movimentar Campo Bom a partir de terça-feira

Um dos eventos mais aguardados no calendário cultural de Campo Bom, a Feira do Livro, está com a programação quase pronta para receber o público de 29 de novembro a 4  de dezembro no Largo Irmãos Vetter. Autores como Athos Beuren, Helô Bacichette, Caio Riter, Grasiela Lauck, Ênio Faller e Léia Cassol confirmaram passagem pelo evento que terá também apresentações artísticas e culturais de estudantes campo-bonenses e de grupos teatrais. A abertura oficial está marcada para as 14h30 de terça-feira (29), quando haverá a apresentação teatral da peça Frozen. Chegando em sua 32ª edição e organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), a Feira promete ser uma ótima opção para aquisição de livros a preços diferenciados e também opção de lazer em família uma vez que contará com atrações como uma exposição de arte em grafite e o lançamento do livro que resgata os 50 anos de fundação da Escola Municipal Rui Barbosa, do bairro Metzler. Como ocorre desde 2010, a Prefeitura irá distribuir cerca de R$ 105 mil em vale livros para que alunos e professores possam adquirir obras durante a feira. O ponto alto da programação promete ser o show da Herta no domingo (4). (Fonte: Imprensa PMCB)

Caminhada terá participação de médico conscientizando sobre a prevenção do câncer de próstata

Novembro é o mês de conscientizar a comunidade da importância da prevenção do câncer de próstata e, para marcar a data e auxiliar na prevenção, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) preparou uma programação especial para a comunidade acompanhar neste sábado (26). A Caminhada Orientada, atividade promovida pela Smel quinzenalmente, terá algumas ações dedicadas aos participantes, com informações importantes sobre a saúde, alimentação e a relação com a prática de atividades físicas. A concentração será na Estação Saúde (Avenida dos Estados, s/nº, Genuíno Sampaio), às 8h45.

No início da ação o médico da rede municipal de saúde, Charles Genehr, falará sobre os exames preventivos, atitudes e a alimentação. Após, como habitualmente acontece, antes da caminhada, haverá uma sessão de alongamento. A caminhada, que percorrerá os mais de 6km do anel cicloviário principal, começa as 9h30min. Os participantes estão convidados a vestir uma camiseta azul, em alusão ao mês de conscientização. Não é necessário acompanhar todo os 6km, todos podem integrar ou abandonar a caminhada em qualquer ponto do percurso. (Fonte: Imprensa PMCB)

TRE mantém cassação de vereadores

Na tarde desta sexta-feira (25), o TRE - Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul manteve a cassação dos registros de candidaturas de Alexandre Hoffmeister (PP), Jair Wingert (PP), Arcelino Siri (PSDB) e Ozeias Cardoso (PMDB). Os quatro vereadores, dois deles (Alexandre e Jair) reeleitos, já haviam sido cassados pelo juiz eleitoral de Campo Bom, Jaime Freitas da Silva, e a decisão do TRE foi unânime, contra os recursos. Cabe recurso junto ao TSE - Tribunal Superior Eleitoral.
A denúncia contra os quatro candidatos foi feita por eles, em 4 de agosto, terem comparecido em inauguração de obra do Condomínio Empresarial do Feevale Techpark, no Parque Tecnológico da Feevale.

Caso a cassação seja mantida pelo TSE, deverão assumir a Câmara de Vereadores de Campo Bom os suplentes da coligação PP/PRB/PSDC, Cirano de Carli e Flavinho da Rapadura.

Prefeito retorna de Brasília depois de encaminhar mais de R$ 3 milhões em solicitações de emendas

O prefeito Faisal Karam retornou de Brasília, onde estava desde o início da semana visitando gabinetes de deputados e senadores gaúchos com a intenção de solicitar recursos de emendas ao Orçamento da União para a área de saúde de Campo Bom.  Junto com o secretário de Saúde Jerri de Moraes, Faisal deixou encaminhadas emendas que somam mais de R$ 3,2 milhões e que envolvem desde a compra de ambulância até reformas de UBSs e do Pronto Atendimento 24 Horas. Na Capital Federal ele esteve com os deputados Renato Molling, Giovani Cherini , José Fogaça, Danrlei de Deus, Alceu Moreira, Carlos Gomes e com a senadora Ana Amélia Lemos.  “Nosso cuidado com a cidade nos levou a fazer essa peregrinação, pois há pleitos e investimentos que precisam de recursos federais para que ocorram e é nosso dever de gestor dar estes encaminhamentos, mesmo a um mês de deixar a prefeitura”, destaca.
Em praticamente todos os gabinetes o prefeito solicitou recursos para aquisição de equipamentos para o Hospital Lauro Reus, num montante de R$ 1,6 milhão. Na condição de presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos (AMVRS), ele aproveitou a viagem para conversar com o deputado Giovani Cherini a respeito de recursos para Segurança Pública, num montante de R$ 12 milhões para aplicação no projeto de cercamento eletrônico para o Vale do Sinos, projeto que é liderado pelo AMVRS e Movimento #Paz.
Confira as solicitações encaminhadas pelo prefeito:
Danrlei: Aquisição de uma ambulância (R$ 120 mil) e Construção de sede para o Esporte Clube União (R$ 300 mil)
Renato Molling: Recursos para reforma do Pronto Atendimento 24 Horas (R$ 700 mil)
Alceu Moreira: Recursos para o Hospital (R$ 1,6 milhão) e Construção de um  Pólo de Academia de Saúde (R$ 180 mil)
José Fogaça: Recursos para o Hospital (R$ 1,6 milhão) e para outro  Pólo de Academia de Saúde (R$ 180 mil)
Carlos Gomes: Recursos para o Hospital (R$ 1,6 milhão) e  para reformas em UBSs (R$ 120 mil)
Senadora Ana Amélia Lemos: Recursos para o Hospital (R$ 1,6 milhão) (Fonte: Imprensa PMCB)

Vetos a emendas e a projeto do Legislativo serão analisados segunda-feira na Câmara

Na segunda-feira (28), os vereadores campo-bonenses se reunirão em sessão ordinária e também em sessão extraordinária. As sessões podem ser acompanhadas também pela TV Câmara e o início dos trabalhos acontece às 18h30.
Na Ordem do Dia da sessão ordinária, os parlamentares apreciarão quatro vetos integrais a emendas apresentadas ao projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017. As emendas 04, 05, 06 e 07 foram apresentadas pelos vereadores Valter Lemos Jr. e Victor Souza, ambos do PC do B. Na votação inicial, as emendas foram aprovadas por oito votos favoráveis e dois contrários. As emendas vetadas apresentam demandas nas áreas de Políticas Públicas para Juventude, Ciência e Tecnologia e Políticas de Zoonose e Proteção Animal.
A outra matéria em pauta é um veto parcial ao Projeto de Lei 026/2016 de autoria dos vereadores Alexandre Hoffmeister (PP) e Victor Souza que determina a distância mínima de afastamento de 1500 metros de raio de qualquer outro posto de combustíveis para construção de novos estabelecimentos no município.
Requerimentos e Pedidos de Informações
Ainda na sessão ordinária, os vereadores analisarão dois requerimentos do vereador Jair Wingert (PP) que solicita notificação do Executivo à Corsan para reparos em buracos de vias públicas originários de obras da autarquia. Outro requerimento apresentado para ser analisado na sessão é de autoria do vereador Victor Souza. O edil solicita a reserva da data da última sessão ordinária de janeiro de 2017 para que a direção do Hospital Lauro Reus seja convidada a explanar sobre as atividades da casa de saúde no ano de 2016.
A reunião ordinária contará ainda com a análise de dois Pedidos de Informações. Apresentado pelos vereadores Jair Wingert, Ozéias Cardoso (PMDB) e Deoclécio Schüetz (PMDB), o pedido é endereçado à direção do Hospital Lauro Reus e solicita informações referentes aos repasses estaduais e federais para a manutenção da casa de saúde.
O outro pedido de informação tem autoria dos vereadores Jair Wingert, Deoclécio Schüetz, Ozéias Cardoso, Victor Souza, Valter Lemos Jr. e Arcelino Rodrigues (PSDB). Endereçada ao Executivo, a solicitação apresenta questionamentos referentes ao Centro de Lazer Bela como a Aurora, atualmente desativado. Os vereadores questionam o motivo da desativação, custos da obra e de manutenção e se existe previsão do local voltar a receber a comunidade.
Direitos Humanos da Criança e do Adolescente

Logo após a sessão ordinária, acontecerá a sessão extraordinária, atendendo convocação do Poder Executivo. A sessão contará com a análise de projeto que aprova o Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, que busca conciliar o levantamento de necessidades surgidas do público infanto-juvenil com as possibilidades de serviços já existentes e aquelas que necessitam serem desenvolvidas para o melhor atendimento das crianças e adolescentes. (Fonte: Imprensa CMCB)

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Vereador pede providências à Corsan

O vereador Jair Wingert (PP), ferrenho defensor da municipalização dos serviços de água e esgoto em Campo Bom, sistematicamente vem tecendo críticas aos trabalhos prestados pelas terceirizadas que consertam os buracos deixados após serviços prestados na cidade. O vereador é bem claro: “Não adianta dar explicação, explicação tem que ser dada a população que carece de excelência nos serviços. Os buracos abertos sem conserto são uma constante na cidade, sem contar que a qualidade deixa a desejar e não adianta explicar, o povo quer qualidade e agilidade”, alerta.
Esta semana Wingert encaminhou novo pedido para que a Prefeitura notifique a Corsan para que execute urgentemente o conserto na rua João Felipe Fritzen, em frente ao nº 183, no bairro Santa Lúcia, e na Jacob Hoffmeister, em frente ao 88, no bairro Paulista.
“O verão vai chegar e com ele os temporais e sem gerador lá na captação pode apostar, Campo Bom ficará sem água por vários dias. Isso tem nome, falta de planejamento estratégico, de gestão empresarial. Se a água em Campo Bom for municipalizada com certeza com o orçamento que temos, a compra de geradores é algo simples e fácil, porém enquanto estivermos a mercê da Corsan estadual ficaremos nesta situação. O caminho é a municipalização destes serviços que além de dar segurança no abastecimento é rentável aos cofres do município”, alerta o vereador.

Cursos profissionalizantes gratuitos para beneficiários do Bolsa Família

Design de sobrancelhas, produção de bolsas artesanais e até técnicas de maquiagem são algumas das oportunidades

Mais uma parceria entre a Prefeitura de Campo Bom e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) entrou em ação esta semana, oferecendo oportunidade para a qualificação da comunidade no mercado de trabalho. Ao todo, cinco cursos profissionalizantes estão sendo oferecidos, destinados aos beneficiários do Bolsa Família e Cadastro Único e que ocorrem nos meses de novembro e dezembro. São cursos como Empreendedorismo de Sucesso, Design de Sobrancelhas, Produção de Bolsas Artesanais, Técnicas Básicas de Maquiagem e ainda uma oficina sobre Protagonismo da Mulher. Com exceção do aprendizado sobre bolsas, os cursos ocorrem no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), localizado na rua Santa Teresinha, 82 e as turmas já estão em aula.
Conforme a titular da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (Sedsh), Cátia Romana, a oferta dos cursos tem o objetivo de promover geração de renda para a população e também a integração social dos participantes. “Nesses oito anos de gestão, a Administração ofereceu mais 100 oficinas e cursos profissionalizantes, dando a oportunidade para que muitas pessoas retornassem ao mercado de trabalho ou até melhorassem sua colocação profissional. O mercado está muito exigente e ter a oportunidade de realizar gratuitamente um curso profissionalizante é um privilégio que os campo-bonenses devem aproveitar”, afirmou. (Fonte: Imprensa PMCB)

Rede Municipal de Saúde adota prontuário eletrônico

Sistema online que já interliga todas as unidades, consultórios médicos e Pronto Atendimento, permitindo o compartilhamento de informações sobre pacientes, será inaugurado nesta quinta-feira

A partir desta quinta-feira (24), Campo Bom contará oficialmente com um sistema inovador na área da saúde e que permitirá mais agilidade aos atendimentos e precisão nos diagnóstico de pacientes. Às 19 horas, no Saguão do Centro Administrativo Municipal, a Prefeitura fará o lançamento do Prontuário do Cidadão, um sistema online que permitirá que médicos, enfermeiros, administradores, agentes comunitários e atendentes das Unidades de Saúde acessem o histórico de cada paciente. Esse prontuário eletrônico faz o compartilhamento e interligação de dados de toda a rede SUS de saúde de Campo Bom e vai permitir, por exemplo, visualizar consultas, prescrições, resultados de exames e até situações como intolerâncias medicamentosas de cada paciente, bem como seu histórico de sintomas. O sistema já está operando nos 17 prédios públicos de saúde do Município. Depois de dois meses de testes e ajustes, será oficialmente implantado nesta quinta-feira. Para conseguir opera-lo, foi necessário a implantação de uma rede lógica interligando todas as unidades. Algumas delas precisaram sofrer adequações na rede elétrica e até estrutural, num investimento total de cerca de R$ 100 mil.
Para o funcionamento deste sistema foi implantada uma estrutura elétrica contendo terminais de computadores (com internet e softwares específicos de gestão em saúde) em consultórios, recepção, sala de curativos e ambulatórios. Conforme o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Jerri de Moraes, este sistema trará mais rapidez ao serviço de saúde. “O ponto forte e as vantagens da implantação deste sistema de Gestão da Saúde é a agilidade, organização e eficiência no atendimento. Esse prontuário estará disponível no sistema para que todos os médicos que atendam o paciente possam compartilhar as informações. Segundo o secretário, também já está em desenvolvimento um software para agentes comunitários de saúde. “Hoje os agentes de saúde ainda utilizam o papel para escrever as informações dos pacientes e isto demanda certo tempo que pode ser agilizado. Com este novo programa, eles usarão um tablet e com apenas um clique lançam no sistema todas as informações do paciente, compartilhando as informações”, destacou o secretário, salientando que além da agilidade, o acesso compartilhado do histórico de saúde do paciente permitirá maior precisão nos diagnósticos.

Desde junho alguns prédios públicos passaram por reformas como implantação de cabos, fios e ampliação da capacidade elétrica para receber a rede lógica. A partir de amanhã, 17 Unidades de Saúde do Município contarão oficialmente com a novidade que está instalada em todos os postos de saúde, Centro materno Infantil (CMI), Pronto Atendimento (PA) 24 Horas, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) e na própria Secretaria Municipal de Saúde. (Fonte: Imprensa PMCB)

Procon e Proteste alertam sobre fraudes no comércio durante a Black Friday

Na sexta-feira (25), estabelecimentos comercias e lojas virtuais vão colocar à venda milhares de produtos com preços promocionais. É a Black Friday (em português, sexta-feira negra), uma ação comercial criada nos Estados Unidos e que vem ganhando a adesão dos empresários do Brasil nos últimos anos. Entidades ligadas à defesa do consumidor, como os Procons e a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), alertam para possíveis propagandas enganosas no período.
A Proteste destaca que a Black Friday no Brasil é lembrada pelo grande número de fraudes praticadas no comércio e pede cautela nas compras. A dica é para que o consumidor não feche o negócio se notar que os descontos são enganosos e que o anúncio de oferta não passa de um artifício para vender mais, o que, segundo a Proteste, é comum no período. A sugestão é fazer pesquisas em outras lojas para ter certeza de que o preço é realmente promocional.
A diretora do Procon Amazonas, Rosely Fernandes, destaca que as reclamações de consumidores costumam aumentar em períodos de liquidações. “A empresa diz que vai dar 70% de desconto quando, na realidade, estava praticando um preço bem acima, para chegar no dia da promoção e baixar. É uma maquiagem de preço que nós, consumidores, devemos boicotar e denunciar aos Procons para evitar 'o tudo pela metade do dobro'”, afirmou a diretora.
Rosely Fernandes também orienta o consumidor a fazer uma pesquisa de preço antes de adquirir o produto na Black Friday. “Tem que saber pesquisar. Pesquise uma ou duas semanas antes, para quando chegar o dia da Black Friday comparar se realmente houve a redução de preço, de modo que a gente não tenha a maquiagem”, ressaltou.

Denúncias

Caso o consumidor identifique práticas inadequadas, a orientação do Procon é que busque seus direitos. O primeiro passo é procurar o gerente ou responsável pela loja. Não havendo acordo, ele deve ir imediatamente a um Procon para fazer a denúncia. Comerciantes que enganarem clientes podem ser notificados, autuados e ter que pagar multa, pois de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, publicidade enganosa é crime. O responsável pode ser preso e pagar multa que varia de R$ 200 a R$ 3 milhões, dependendo da infração e do porte da empresa.
Se quiser mais esclarecimentos sobre como proceder em caso de fraudes, é possível ter assistência e orientações pelos telefones 0800-201-3900 (para fixos) ou (21) 3906-3900 (para celulares).
Lojas virtuais
A diretora do Procon Amazonas acredita que, devido à crise econômica, haverá maior adesão este ano de lojas virtuais. Para ela, é importante que o consumidor também consulte a procedência da empresa. “Tendo em vista que nem todas as lojas presenciais vão participar, então as lojas pela internet vão bombar. O consumidor tem que verificar a idoneidade desse site, as empresas que estão há muito tempo no mercado, verificar se a empresa tem CNPJ, o nome do dono, se tem endereço, se tem o famoso cadeadinho que denota a segurança do site, comprar de sites que estejam hospedados dentro do nosso país e não no exterior”, recomendou.
Outro ponto importante é saber que as lojas virtuais são obrigadas por lei a oferecer opção de devolução ou troca de produtos por até sete dias após a data da compra. A Proteste alerta que esse procedimento pode ser burocrático e demorado, portanto o ideal é que o consumidor pesquise bem sobre o produto desejado antes de fazer a compra.

Pesquisas

De acordo com pesquisa online feita com 10.400 participantes pela plataforma online AondeConvem, 73% dos consumidores brasileiros pretendem aproveitar as promoções da Black Friday para antecipar as compras de Natal, que costumam pesar e acumular débitos no orçamento de dezembro.
Segundo o levantamento, o desejo de compra do consumidor brasileiro segue em alta, apesar da crise econômica. Noventa por cento dos entrevistados afirmaram que pretendem fazer compras no período. Desses, 77% querem fazer compras pela internet e 22% querem ir às lojas físicas.
Outra pesquisa, feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), divulgada na semana passada, mostra que 69% dos consumidores brasileiros pretendem fazer compras na promoção Black Friday e que parte dos consumidores (28%) só têm intenção de fazer compras se os preços estiverem realmente convidativos.
Entre os que compraram no ano passado, 45% declararam que pretendem comprar mais produtos este ano do que em 2015. Em média, os consumidores pretendem comprar entre três e quatro produtos e gastar cerca de R$ 1.426,13 – um aumento real de 31% em relação a 2015 (R$ 1.007,00, já descontada a inflação do período).

O SPC Brasil entrevistou 828 consumidores de ambos os sexos, acima de 18 anos e de todas as classes sociais nas 27 capitais brasileiras para identificar o percentual de pessoas que pretendem comprar na Black Friday. Em um segundo momento, a partir de uma amostra de 608 casos, foi investigado de forma detalhada o comportamento do consumo, gerando um intervalo de confiança de 95%. (Fonte: Agência Brasil)

Sábado e domingo tem Festival de Food Truck no 15 de Novembro

Neste sábado e domingo (26 e 27), no estacionamento da Sede Social do Clube 15 de Novembro, acontecerá o Festival de Food Truck – Campo Bom. Além da alimentação característica desse tipo de evento, haverá ainda muitas outras atrações como o Pet Friendly, dando muita atenção ao seu cão ou gato, brechó e atelier de artes. A abertura será no sábado, às 11 horas da manhã.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Secretário de Obras e Representante da Unegro participam da sessão

Além das votações e deliberações normais realizadas na sessão de segunda-feira (21), a reunião legislativa contou com a utilização da tribuna popular e da prestação de esclarecimentos por parte de secretário do município.
Patrick Luan Alves, representante da União dos Negros pela Igualdade, a Unegro, utilizou o tempo concedido à Tribuna Popular e apresentou aos vereadores o trabalho da entidade e ponderou sobre a luta negra por igualdade e contra o racismo. A participação da Unegro na sessão também ocorreu em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no domingo (20).
Já a participação de Nirio Breunig, Secretário Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Trânsito atendeu a um convite dos vereadores realizado no final de outubro. O secretário foi chamado para prestar esclarecimentos sobre a obra da Rua João Pedro Dias, no bairro Rio Branco, que teria causados prejuízos para residências no entorno do logradouro. Nírio apresentou suas justificativas, além de se colocar a disposição para solução de futuros problemas que possam a vir ocorrer com a comunidade do entorno da obra. (Fonte: Imprensa CMCB)

Unanimidade na aprovação de projetos, requerimento e Pedidos de Informações

Na sessão de segunda-feira (21), os vereadores campo-bonenses analisaram quatro projetos de lei, dois Pedidos de Informações e um requerimento. Com temas variados, as matérias foram deliberadas e todas as votações contaram com aprovação por unanimidade.
Apresentado pelo vereador Paulo Tigre (PMDB), o requerimento aprovado é endereçado ao Executivo e propõe a criação do Fundo Municipal de Proteção e Bem Estar Animal.
Os Pedidos de Informações foram apresentados por Sadi Santos (PMDB) e também são endereçados ao Poder Executivo. O vereador solicita informações referentes ao número de famílias beneficiadas com o Programa Bolsa Família e ainda sobre convênio entre Município e Caixa no valor de R$ 243.759,00 para incentivo ao esporte educacional, recreativo e de lazer, valor que seria investido na construção de ginásio de esportes na Grande Operária.

Na votação da Ordem do Dia, foram aprovados três projetos de lei enviados pelo Executivo. As matérias tratam sobre abertura de créditos especiais e suplementares, redução de dotações orçamentárias e ainda, alteração no zoneamento urbanístico. O outro projeto aprovado foi apresentado pelo vereador Alexandre Hoffmeister e dá o nome de Antônio Germi de Mellos à uma rua no Loteamento Residencial Colina do Sol. (Fonte: Imprensa CMCB)

Vendas do varejo gaúcho devem crescer 25% em dezembro

Levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS aponta que as festas de final de ano trarão uma reação no consumo

As festas de final de ano deverão trazer boas novas para o comércio varejista gaúcho, fazendo com que as vendas do mês de dezembro cresçam cerca de 25% na comparação com novembro. A expectativa positiva da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS está baseada no gradual processo de recuperação da economia brasileira e, por consequência, do poder de consumo dos brasileiros.
Artigos como vestuário e calçados poderão ter um incremento de até 85% nas vendas, vindo a seguir os produtos de uso pessoal (65%), móveis e eletrodomésticos (45%) e livros (40%). Outros ramos lojistas também deverão registrar crescimento na comercialização, mas em patamares mais modestos.
O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, destaca que o Natal 2016 deverá mostrar uma reação do consumo, fazendo com tenha início a superação do quadro recessivo que o país vive desde 2014. A estimativa, de acordo com o dirigente, é que os volumes comercializados sejam 2% maiores na comparação com igual período de 2015.
“Um dos aspectos positivos para o Natal é a perspectiva de aumento do emprego temporário, o que não ocorreu no ano passado. Acreditamos que os lojistas terão condições de contratar novos colaboradores e vender mais. Estimamos uma receita bruta na ordem de R$ 5 bilhões no Rio Grande do Sul por conta das vendas natalinas, com ticket médio na casa dos R$ 125,00”, ressalta Vitor Augusto Koch.
Para o dirigente, as compras deverão se concentrar nos produtos que não demandam necessidade de crédito bancário e que possam ser pagos à vista ou no crediário da própria loja. Mesmo com a queda da SELIC para 14% o fato da inflação ter caído para patamares próximos a 0,2% ao mês faz com que os juros médios reais se elevem. Isto significa menor disponibilidade dos bancos comerciais em financiarem os consumidores em favor dos títulos comerciais públicos.
“Ainda que o otimismo do consumidor esteja crescendo, a população se tornou mais conservadora em suas compras nos últimos tempos. Por isso, recomendamos aos lojistas que estejam preparados para atender essa demanda, sabendo que o cliente vai tentar economizar na compra dos presentes, buscando o melhor equilíbrio possível entre preço e qualidade dos produtos”, enfatiza o presidente da FCDL-RS.

Em relação a tendência de pagamento pelo crediário próprio das lojas, Vitor Augusto Koch alerta aos lojistas para utilizarem o SPC na análise de crédito dos clientes, como a forma mais segura de evitar os problemas causados pela inadimplência.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

1ª Rodada de Negócios Multisetorial de Mulheres

Mais de 40 empresárias da região participaram da I Rodada de Negócios Multisetorial de Mulheres Empreendedoras. O evento que foi promovido pelo Sebrae/RS em parceria com a CDL Campo Bom, a CDL Sapiranga e a ACI - NH/CB/EV, aconteceu no último dia 9 de novembro no Restaurante Buono Cheff em Campo Bom.
A Rodada de Negócios colocou as participantes frente a frente com as oportunidades do mercado, onde as empresas com interesses em comum tiveram a chance de se conhecer, formar parcerias e aumentar as possibilidades de interação comercial, fortalecendo a economia do Estado. A principal finalidade deste evento foi promover a integração comercial entre empresas do mercado regional.
O evento aconteceu em um ambiente especialmente preparado, o encontro foi realizado em formato de Sessão de Negócios, que consistia em reuniões com apresentação de empresas entre si, de forma simultânea.

Governo lança portal para apresentar medidas de reestruturação do Estado

Após a apresentação de medidas para reestruturar o Estado e enfrentar a situação de calamidade financeira do setor público, o governo do Rio Grande do Sul coloca no ar, nesta terça-feira (22), o portal “Novo Estado”. A iniciativa tem como objetivo informar e mostrar de forma detalhada o projeto para modernizar o setor público gaúcho.
Na plataforma, é possível acessar tópicos sobre a reorganização do Estado, as novas normas para o serviço público, ampliação do ajuste fiscal e segurança. Além de consultar as medidas anunciadas, a população também poderá se informar a respeito da atual realidade financeira do Rio Grande do Sul e compreender, passo a passo, como será desenvolvido o projeto.
O portal pode ser acessado pelo endereço http://www.novoestado.rs.gov.br/.

domingo, 20 de novembro de 2016

Câmpus II da Universidade Feevale movimentado para o vestibular

Gabarito já está disponível

O Câmpus II da Universidade Feevale recebeu um grande público neste domingo (20), dia do vestibular de verão. No total, 4573 candidatos se inscreveram. Os cursos mais concorridos foram Direito (noite), com seis candidatos por vaga; Arquitetura e Urbanismo (noite), com 4,47; Psicologia (noite), com 4,47; Educação Física Bacharelado (noite), com 3,34; e Enfermagem (tarde), com 3,2. O gabarito está disponível no site www.feevale.br/vestibular. Já o listão poderá ser consultado a partir das 19 horas de terça-feira (dia 22), no mesmo site. As matrículas acontecerão no período de 23 de novembro a 3 de dezembro, variando conforme o curso, devendo ser efetuadas no Setor de Atendimento Feevale, no térreo do prédio Lilás, no Câmpus II.
Para facilitar o acesso a um ensino de qualidade, a Universidade Feevale oferece opções de financiamento a seus estudantes e diversos benefícios, como desconto para quem tem mais de 50 anos de idade ou para quem estudar em fins de semana e bolsa por perda de renda, entre outras. Quem estuda na Universidade Feevale também pode cursar um semestre acadêmico em alguma universidade estrangeira conveniada à Instituição, com auxílio financeiro.
Importância da formação
Conforme a reitora da Feevale, Inajara Vargas Ramos, o momento pede qualificação. “É preciso se reinventar. As dificuldades justamente potencializam a necessidade de uma qualificação que propicie a inserção no mercado de trabalho de forma mais rápida”, disse.
De acordo com a pró-reitora de Ensino, Cristina Ennes da Silva, os novos acadêmicos encontrarão na Feevale uma ótima infraestrutura, a qual poderá auxiliá-los no seu desenvolvimento profissional, com alto grau de empregabilidade. “A Universidade, por ser uma instituição comunitária, está preocupada com os problemas da região, que são complexos. Nesse sentido, a solução desses problemas passa pela interligação do conjunto de conhecimentos produzidos na academia”, declarou.
Já para Daniel Sica da Cunha, coordenador de Direito, curso mais concorrido deste vestibular, o fato de ter recebido nota máxima pela avaliação do Ministério da Educação (MEC) demonstra a consolidação da graduação. “A ênfase nas atividades práticas tem mostrado que o curso tem se adaptado às necessidades do mundo jurídico com qualidade”, afirmou.

Provas

A prova objetiva foi composta por 50 questões, abrangendo conhecimentos das áreas de Língua Portuguesa e Literatura, Sócio-histórica, Ciências Exatas e da Terra e Língua Estrangeira. Na prova de redação, os candidatos puderam optar entre dois temas, desenvolvendo seu ponto de vista sob a forma de comentário crítico. Confira os temas:
Tema 1 – Nem sempre o ser humano é capaz de relacionar as suas ações cotidianas com as mudanças climáticas e as catástrofes ambientais. Considerando isso, redija um comentário crítico apontando quais são as atitudes humanas que mais têm contribuído para afetar o meio ambiente. Evidencie o seu ponto de vista por meio do emprego de exemplos e argumentos persuasivos.
Tema 2 – Ao longo do tempo, o ser humano parece não ter se dado conta da finitude dos recursos naturais e, agora, enfrenta mudanças climáticas e suas consequentes catástrofes. Quais são os reflexos das mudanças climáticas que podem ser vivenciados no cotidiano nos cidadãos brasileiros? Por meio de um comentário crítico, responda a essa pergunta e traga exemplos concretos capazes de ilustrar o seu ponto de vista. (Fonte: Imprensa Feevale)

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

No fim de semana tem vestibulares na Unisinos, Faccat e Feevale

A Unisinos e a Faccat realizam seus vestibulares neste sábado (19) e a Feevale no domingo (20).
Vestibular de Verão Unisinos 2017/1 acontece neste sábado, quando os vestibulandos vão encarar uma maratona de provas. Durante a manhã, é a vez da redação com dois temas propostos. O turno da tarde é dedicado à prova objetiva. São 50 questões, que compreendem as áreas de Língua Portuguesa; Ciências Humanas e Cultura Geral; Ciências Exatas; Ciências da Natureza e Língua Estrangeira (inglês ou espanhol). Os inscritos na modalidade presencial, com 25 anos ou mais na data do Vestibular, e aqueles que concorrem às vagas de cursos de Educação a Distância (EAD) realizam apenas a prova de redação. Quem prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2013 e 2015 e optou por aproveitar a nota como forma de ingresso está dispensado das avaliações. Em São Leopoldo, as provas serão no campus da Unisinos; em Porto Alegre, no Prédio Principal do Colégio Anchieta (Av. Nilo Peçanha, 1521). E também serão realizadas provas nos polos de EAD.
O Vestibular de Verão das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) também será realizado neste sábado, às 13h30, no campus (Avenida Oscar Martins Rangel, 4500- ERS 115 - Taquara), incluindo provas de Redação, Língua Portuguesa e conhecimentos gerais. O valor da inscrição foi substituído por seis litros de leite em embalagem longa vida, que devem ser entregues no dia da prova. As vagas são para os cursos de Direito, Design, Jogos Digitais, Enfermagem, Turismo, Pedagogia, Gestão Comercial, Administração, Negócios Internacionais, Marketing, Engenharia de Produção, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Gestão da Qualidade, Ciências Contábeis, Matemática, Psicologia, Letras, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet, História e para o novo curso de Fisioterapia.
E no domingo, às 9h30, acontece o Vestibular de Verão da Universidade Feevale. Os portões do Câmpus II (Junto a RS-239, em Novo Hamburgo) estarão abertos a partir das 7 horas. As provas serão realizadas em seis prédios da Instituição: Azul, Arenito, Bicolor, Multicolor, Vermelho e Branco. O acesso aos prédios, pelos candidatos, poderá ser feito a partir das 8h45min. Vestibulandos que queiram conferir sua sala podem acessar o Espaço do Candidato em www.feevale.br/vestibular. O gabarito será divulgado no domingo, no site www.feevale.br/vestibular, após todos os candidatos concluírem as provas. Já o listão poderá ser consultado a partir das 19 horas de terça-feira (22), no mesmo site. As matrículas acontecerão no período de 23 de novembro a 3 de dezembro, variando conforme o curso, devendo ser efetuadas no Setor de Atendimento Feevale, no térreo do prédio Lilás, no Câmpus II. O candidato deverá consultar a data e horário de seu curso no Manual do Vestibulando, que também pode acessado em www.feevale.br/vestibular. 

Zero Grau aproxima empresas brasileiras do mercado internacional

A moda brasileira terá um caminho mais curto para até as vitrines internacionais. Na próxima semana, quase uma centena de importadores estrangeiros desembarcam no Rio Grande do Sul para conhecer o que de melhor se fabrica no país em calçados e acessórios. Eles participam da Zero Grau - Feira de Calçados e Acessórios, evento que ocorrerá nos pavilhões do Serra Park, em Gramado, nos dias 21, 22 e 23 de novembro.
São cerca de 40 países representados pelos estrangeiros. Eles vêm dos mais diferentes mercados, entre eles, regiões com tradição de comprar os produtos brasileiros. Os vizinhos latino-americanos chegam com o maior número de compradores. “Uruguai, Bolívia, Colômbia, Equador e outros países da América do Sul são acostumados ao nosso produto. Nesses lugares nossas marcas são conhecidas, e a qualidade do calçado brasileiro é uma referência. A tendência é seguir vendendo bem para eles, e fazer o número de pares crescer a partir do contato direto na feira”, explica o diretor da Merkator Feiras e Eventos, Frederico Pletsch.
Países como Arábia Saudita, Bahrein, Líbia, Paquistão e Emirados Árabes Unidos, que vêm aumentando seus pedidos das empresas brasileiras, estão representados. “A região em torno do Oriente Médio busca produtos de valor agregado, é uma excelente oportunidade para as nossas marcas. Queremos que o empreendedor brasileiro possa exportar para mais países, conhecendo novos mercados, e também aqueles que já vêm exportando possam solidificar parcerias”, explica.
São 41 importadores confirmados que receberão da organização da feira as passagens aéreas para vir ao Brasil. Outros 46 chegam a Gramado com a estadia paga. “Em um momento de incerteza no mercado interno, com o país aos poucos retomando sua economia, é fundamental solidificar as parcerias com o mercado externo, atraindo novos compradores para o produto brasileiro e ampliando a capacidade de nossas marcas em se comunicar com o lojista internacional”, ressalta Pletsch.

Parceiros

 A Zero Grau conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas. (Fonte: Abicalçados)

Feevale Techpark é finalista do 20º Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador

O Parque Tecnológico da Universidade Feevale, o Feevale Techpark, é um dos finalistas do 20º Prêmio Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, cuja cerimônia de premiação acontecerá em 8 de dezembro em Brasília (DF). O parque concorre na categoria Melhor parque científico e tecnológico da premiação, promovida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
“É a primeira vez que o Feevale Techpark é indicado como finalista de uma premiação nacional como esta, promovida pela Anprotec e pelo Sebrae. Independentemente da colocação que tivermos na premiação, estarmos no seleto grupo de finalistas já é um ótimo indicador do trabalho que estamos realizando”, salienta o pró-reitor de Inovação da Universidade Feevale, Cleber Prodanov. Desde 2015, o Feevale Techpark vem passando por toda uma reestruturação, que iniciou com o reposicionamento da marca e teve continuidade com inúmeras ações de fomento à inovação na região onde está instalado.

Sobre o Feevale Techpark

Em maio de 2015, o então Parque Tecnológico do Vale do Sinos – Valetec passou por um reposicionamento de marca, assumindo o nome de Feevale Techpark, ficando mais conectado à Universidade Feevale e ao sistema produtivo regional. Tais mudanças integram um projeto que teve início em 2014, quando a Universidade assumiu integralmente o Parque, e com a criação, em janeiro de 2015, da Pró-reitoria de Inovação - Proin. Essa passou a responder por questões que envolvem inovação e transferência de tecnologia no âmbito institucional, bem como pela articulação entre universidade e empresa. Toda essa mudança estratégica fez com que o parque atraísse mais empreendimentos, saltando de 20, no início de 2015, para 49 empresas atualmente instaladas. Recentemente, foi inaugurado o Condomínio Empresarial Feevale Techpark 3, com espaço para mais 25 novos empreendimentos. Além disso, já foi iniciado o processo de implantação do Câmpus III da Universidade Feevale junto ao parque, onde funcionarão cursos como Medicina Veterinária e Engenharia Biomédica.

Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador

A premiação tem como objetivo reconhecer e prestigiar projetos, incubadoras de empresas, parques tecnológicos e empresas graduadas e incubadas, que, por meio de suas ações, serviços e produtos, fortalecem o movimento do empreendedorismo inovador no país. O prêmio é uma realização da Anprotec, em parceria com o Sebrae. Os premiados na etapa nacional receberão troféus, certificados, passagens aéreas para viagens de estudos e negócios, além de R$ 60 mil em dinheiro (total distribuído entre os vencedores das categorias).
A cada ano, revelam-se novas histórias de pessoas e instituições que fazem a diferença nas regiões onde atuam, transformando a realidade econômica e social. Essa é a principal função do prêmio: mostrar à sociedade o potencial de contribuição do movimento para o desenvolvimento sustentável do Brasil.
A 20ª edição do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador contempla seis categorias:
- Melhor incubadora de empresas orientada para a geração e uso intenso de tecnologias (PIT);
- Melhor incubadora de empresas orientada para o desenvolvimento local e setorial (DLS);
- Melhor parque científico e tecnológico (PCT);
- Melhor projeto de promoção da cultura do empreendedorismo inovador (CEI);
- Melhor empresa incubada (EI);

- Melhor empresa graduada (EG).

Espaço Arte em Evidência recebe exposição de alunos sobre cultura afro

Até o dia 30 de novembro, o Espaço Arte em Evidência exibe os trabalhos de alunos da educação infantil ao 9º ano da rede municipal alusivos ao mês da consciência negra. São trabalhos como bonecos feitos em papel e tecido, desenhos, fotografias, máscaras, pinturas e até namoradeiras confeccionadas pelos próprios alunos. A exposição pode ser visitada no Protocolo do Centro Administrativo Municipal de Campo Bom, de segunda a quinta-feira, das 12h30 às 18h30, e na sexta-feira das 7 às 13 horas.
Os trabalhos expostos são resultados de um processo pedagógico desenvolvido durante todo o ano em diversas disciplinas sobre a cultura afro. Entre eles estão as namoradeiras, por exemplo, aquelas esculturas em formato de boneca apoiada nos braços e que são expostas em janelas, foram feitas pelos alunos da escola Duque de Caxias. Em uma aula com a professora Eva Vargas, os adolescentes do 8º e 9º ano estudaram sobre a história e os legados das mulheres negras na construção da identidade do povo brasileiro. Como tarefa eles receberam várias bonecas ainda em gesso e pintaram todas elas, desde a cor da pele, os lábios coloridos, os adereços na cabeça e o vestido decotado que é característico delas.
Já os alunos da escola Borges de Medeiros trouxeram à exposição, por meio de fotos, as experiências adquiras na participação do projeto Territórios Negros: Afro-brasileiros em Porto Alegre, que teve o objetivo de ampliar o conhecimento e a compreensão sobre a história e a cultura afro. Durante este dia, os alunos visitaram locais históricos e contemporâneos ocupados pela população afro-brasileira da capital. As fotos mostram os alunos no largo da Forca (Praça Brigadeiro Sampaio), Areal da Baronesa, Museu Joaquim Felizardo e Mercado Público.

Arte em Evidência

O espaço Arte em Evidência está localizado no saguão da Prefeitura e é aberto para exposições de artistas da comunidade. Os artistas podem expor individualmente ou em grupo e as peças ficam expostas pelo período de até um mês sendo a estrutura oferecida pela Administração Municipal. (Fonte: Imprensa PMCB)

Piquenique e leilão ecológico serão atrações da Festa da Família neste sábado no Cemea

Toalha xadrez, cesta de vime e comidas saudáveis já podem ser separadas pelas famílias campo-bonenses para participar neste sábado (19), da Festa da Família do Centro Municipal de Educação Ambiental (Cemea) Nestor Weiler. A programação repleta de atividades voltadas ao convívio de pais e filhos ocorre das 9h às 14h30min. Na abertura do evento, o prefeito Faisal Karam irá falar sobre os projetos agraciados no Prêmio Gestor Público 2016, que teve cerimônia no dia 8 de novembro e que reconheceu o Cemea como um dos projetos vencedores. O Cemea está localizado na Rua Aimoré, 512, Centro, e o evento é aberto tanto para famílias participantes dos projetos do Centro, quanto para comunidade que deseja participar.

Durante o dia as famílias poderão conhecer os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos, participar do piquenique coletivo e do leilão ecológico, cujo lucro será revertido para os projetos do Centro. Conforme Natália Braum, coordenadora do Cemea, as famílias devem preparar comidas saudáveis para o piquenique. “Nós, professores, estamos preparando alimentos Panc (Plantas Alimentícias Não Convencionais), para mostrar para as famílias que plantas não tão famosas podem ser consumidas e inseridas em receitas caseiras. Estamos preparando brigadeiro de physalis, patê de bertalha, geléia de malvavisco, torta de atum com ervas finas da horta do Cemea, bolo de banana verde com cacau sem glúten e águas aromatizadas”, disse. Já no Leilão Ecológico, as famílias poderão comprar artigos como bolsas, sapatos, livros, patinete, tapete e até um jogo de chá de porcelana. A verba arrecadada com os lances será revertida para uso nos projetos. (Fonte: Imprensa PMCB)

Novembro Azul: sábado é Dia D cuidar da saúde do homem

Campo-bonenses que passarem pelo Largo Irmãos Vetter neste sábado (19, irão se deparar com uma programação especial voltada aos homens da cidade. Integrando as atividades do Novembro Azul, das 9h30 às 12 horas, serão disponibilizados pela Secretaria de Saúde (SMS) 50 testes de glicose e medição de pressão arterial, com a intenção de alertar o homem sobre a importância de cuidar da sua saúde. Além disso, uma equipe da Vigilância Ambiental também estará no Largo com ações educativas e distribuição de material informativo sobre o combate a Dengue.
As ações têm foco preventivo e lembram o quanto é importante o homem cuidar da sua saúde. Além das atividades que ocorrem neste sábado no Largo Irmãos Vetter, os campo-bonenses também devem procurar as unidades de saúde e consultarem-se regularmente, a fim de prevenir não somente o câncer de próstata, mas outras doenças. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. Em Campo Bom, o número de óbitos por câncer de próstata tem aumentado nos dois últimos anos, crescendo de quatro óbitos em 2014 para seis até o momento neste ano. Além do câncer de próstata, houve um caso de câncer de mama em homem em 2016 e um neste ano, ambos em tratamento.

Corsan atende vereador e conserta asfalto danificado por obra

O vereador Jair Wingert (PP) defende a municipalização dos serviços de água e esgoto em Campo Bom e ao longo de seu mandato vem  trabalhando esta questão em função do que classifica de serviços sem qualidade e agilidade por parte da Corsan. Na semana passada o vereador encaminhou um pedido para que a Corsan realizasse o recapeamento de um buraco na rua Rodolfo Heldt, esquina com Avenida dos Estados, próximo ao Loteamento Catléia. Logo após o pedido e sua manifestação na tribuna da Câmara, uma equipe da Corsan realizou o conserto do local. O vereador agradece e destaca que desta feita o asfalto é de qualidade e ficou nivelado. “Agradeço a Corsan por atender nossa reivindicação, aliás não necessitaria de uma ação de vereador bastaria que a empresa terceirizada não demorasse tanto tempo para tapar os buracos  deixados pela Corsan em nossa cidade. Mais uma vez agradeço o serviço prestado. Ficou bom”, destaca Jair Wingert.

Bolsa Família e Esporte são temas de pedidos de informações na Câmara

Na próxima segunda-feira (21), a sessão ordinária da Câmara de Vereadores contará com a análise, por parte dos parlamentares, de dois pedidos de informações. Já a Ordem do Dia contará com a apreciação de quatro projetos de lei.
Apresentados pelo presidente do Legislativo, Sadi Santos (PMDB), os pedidos de informações são endereçados ao Poder Executivo. O vereador solicita informações referentes ao número de famílias beneficiadas com o Programa Bolsa Família e ainda sobre convênio entre Município e Caixa no valor de R$ 243.759,00 para incentivo ao esporte educacional, recreativo e de lazer.
Apresentado pelo vereador Paulo Tigre (PMDB), será apreciado requerimento também endereçado ao Executivo que propõe a criação do Fundo Municipal de Proteção e Bem Estar Animal.
Já a Ordem do Dia conta com quatro projetos que serão analisados pelos parlamentares. Três matérias apresentadas pelo Executivo tratam sobre abertura de créditos especiais e suplementares, redução de dotações orçamentárias e ainda, alteração no zoneamento urbanístico. O quarto projeto a ser analisado é de autoria do vereador Alexandre Hoffmeister (PP) que sugere a denominação de rua no Loteamento Residencial Colina do Sol. (Fonte: Imprensa CMCB)

A Qualidade no varejo será tema de encontro em Campo Bom

Carlos Ávila falará sobre o Programa QComércio
(Marcelo Matusiak)
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Campo Bom promovem, na segunda-feira (21), o Happy Hour da Qualidade. O evento terá a participação do gerente de projetos da entidade associativa estadual, Carlos Ávila.
A pauta do encontro será o Programa QComércio, o maior do Brasil em certificação da Qualidade no Varejo e que desde o lançamento de sua nova fase, no início de 2016, já conta com 81 empresas cadastradas e um total de 110 mil minutos de vídeos assistidos na plataforma on line. Em seus seis anos de realização, o QComércio já atingiu a mais de mil empreendimentos capacitados no Rio Grande do Sul, contemplando 10 mil horas de treinamento.
O Happy Hour da Qualidade vai acontecer na sede da CDL Campo, Avenida Independência, 362, Sala 103, a partir das 19h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3597 1226 e e-mail cdlcampobom@cdlcampobom.com.br.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Aneel reduz tarifas de energia para distribuidoras do RS e de Goiás

Medida só beneficiará usuários da Ceee


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na quarta-feira (16) a revisão tarifária para as distribuidoras Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (Ceee-D), do Rio Grande do Sul, e Companhia Hidroelétrica São Patrício (Chesp), de Goiás. Nos dois casos, a revisão resultou em redução das tarifas para os consumidores.
Para a Ceee, a redução será de 17,87% para os consumidores residenciais e de 13,12% para as indústrias. Os novos valores começam a valer na próxima terça-feira (22), para os 1,6 milhão de consumidores atendidos pela distribuidora em 72 municípios do Rio Grande do Sul.
Os consumidores residenciais atendidos pela Chesp terão uma redução de 9,34% nas tarifas e as indústrias, redução de 24,43%. A empresa atende 35,2 mil unidades consumidoras em dez municípios de Goiás.
Diferentemente do reajuste, que acontece todos os anos, a revisão tarifária das distribuidoras é feita a cada quatro anos e leva em conta os custos, os investimentos e a eficiência das empresas. Por isso o valor das tarifas pode ser alterado para mais ou para menos. O principal objetivo da revisão é garantir uma tarifa justa para os consumidores e para os investidores e estimular o aumento da eficiência e da qualidade do serviço de distribuição de energia elétrica. (Fonte: Agência Brasil)

Tendências na infraestrutura e o impacto nas cidades no Prato Principal da ACI

O sócio-líder do Centro de Excelência de Cidades da KPMG no Brasil, Charles Schramm, será o palestrante do Prato Principal promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, dia 24 de novembro. Com o tema “As tendências na infraestrutura e o impacto nas cidades para os próximos anos”, ele vai tratar sobre questões como concessões, parcerias e cidades inteligentes.

A reunião-almoço acontece na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo, às 11h45min, e as inscrições já podem ser feitas pelo  www.acinh.com.br/eventos . Mais informações pelo e-mail capacitacao@acinh.com.br ou pelo fone 2108-2108. O patrocínio do Prato Principal é de Sicredi - Gente que Coopera Cresce, com colaboração de Igualla Soluções em Acessibilidade, Stratosom Sonorizações e Sucos Petry. (De Zotti – Assessoria de Imprensa)

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Operação Proclamação da República começa nesta sexta nas rodovias federais

Foto: Arquivo/Agência Brasil
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou à 0h desta sexta-feira (11) a Operação Proclamação da República nas rodovias federais de todo o Brasil. Até as 24h da próxima terça-feira (15), os agentes farão o policiamento reforçado em trechos estratégicos, com maior índice de acidentes.
Segundo a PRF, o número de mortes e acidentes graves em rodovias federais do país caiu, mas ainda é considerado “preocupante”, já que são quase 6 mil mortes por ano, somente por acidentes nas estradas.
O planejamento da operação, de acordo com a PRF, levou em conta a análise de cada região neste período e de dados como os de acidentes fatais ou com vítimas feridas gravemente. A partir das avaliações dos dados, a PRF definiu o tipo de infrações que mais serão coibidas durante a operação, como dirigir em excesso de velocidade ou sob efeito de álcool, não usar cinto de segurança e cadeirinhas infantis, fazer ultrapassagens indevidas e usar telefone celular na direção.

Recomendações

Antes de sair de casa para viajar durante o feriado, a PRF recomenda algumas medidas que aumentam a segurança no trajeto como providenciar a revisão do veículo (principalmente de limpadores, faróis, pneus, buzina e estepe), programar paradas em locais seguros e adequados, assegurar que os documentos dos passageiros e do veículo estejam em dia, usar cinto de segurança, evitar viajar à noite por causa da pouca visibilidade e da ocorrência de assaltos. A PRF também lembra que os motoristas não devem se esquecer de acender os faróis nas rodovias, mesmo durante o dia. Caso alguma situação de emergência ocorra, a PRF deve ser acionada pelo telefone 191.
No dia 1º deste mês, entrou em vigor a lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro. Com isso, a Lei Seca sofreu alterações. A PRF alerta que “não haverá mais tolerância para a quantidade de álcool no organismo de quem dirige". Segundo a Polícia Rodoviária Federal, "qualquer traço etílico verificado é suficiente para o motorista pagar uma multa de R$ 2.934,70 9novo valor) , ter a carteira suspensa e ser impedido de seguir viagem”.

Restrições

Como existe a possibilidade de congestinamento em períodos específicos, devido ao aumento no fluxo de carros nas estradas, o tráfego de caminhões bitrens, veículos com dimensões excedentes e caminhões-cegonhas será limitado nas rodovias federais de pista simples, na sexta-feira, no sábado (12) e na terça-feira. Na sexta e na terça, os veículos de grande porte não poderão transitar nessas rodovias entre as 16h e as 24h. No sábado, a restrição vai das 6h às 12h. Nesses períodos, veículos de carga não poderão transitar, independentemente de estarem carregados ou não. O descumprimento dessa determinação é uma infração média que pode gerar multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira de Habilitação, além de o veículo ter de ficar estacionado até o fim do período de restrição. (Fonte: Agência Brasil)

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Campo Bom é agraciado três vezes na mesma noite no Prêmio Gestor Público

Todos os projetos inscritos pela Prefeitura de Campo Bom no Prêmio Gestor Público 2016, foram agraciados na cerimônia realizada na terça-feira (8), no auditório Dante Barone, em Porto Alegre. O prefeito Faisal Karam retornou para Campo Bom com um troféu e dois reconhecimentos da premiação promovida pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do RS (Sindifisco) e Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec) . Dos 95 projetos inscritos, de 47 municípios gaúchos, Campo Bom foi a única cidade do Vale do Sinos premiada. É o sexto ano que Campo Bom é premiada no concurso que reconhece iniciativas inovadoras de gestão pública responsável e recebeu o prêmio pelos projetos Centro Municipal de Educação Ambiental (Cemea); ArtPet e Exames Supletivos.  Foi a primeira vez que a cidade chegou à final com todos os projetos inscritos no concurso reconhecido como o 'Oscar dos Prefeitos'. Desde que participa do PGP Campo Bom já coleciona 10 iniciativas premiadas com troféus ou reconhecimentos. "Esse reconhecimento orgulha qualquer gestor que sabe o trabalho que executa. Sempre fui o primeiro a chegar e um dos últimos a sair da Prefeitura e cuido  de cada projeto e obra como se fosse pra mim, pois é para a minha comunidade. Conto com uma equipe altamente comprometida, dedicada  e sempre pronta. Encerrar um mandato de oito anos com esse reconhecimento é um prazer imenso", destaca o prefeito Faisal Karam. Já a titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura Eliane dos Reis entende que os reconhecimentos selam um compromisso com a comunidade. "Essas conquistas são a  constatação do trabalho de qualidade desenvolvido por todos os profissionais que fazem parte da rede municipal. Cada projeto é modelo e referência para qualquer cidade, pois têm viés que ultrapassa os muros e espaços, pois sãoo voltados à qualidade de vida". (Fonte: Imprensa PMCB)