Uma ótima notícia para a comunidade: a Secretaria Municipal
de Saúde de Campo Bom conseguiu reduzir a fila de espera em diversas
modalidades que passam pela Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE).
Isso devido a contratação, com recursos próprios, de pacotes de exames e
consultas. Um exemplo disso foram os exames de ecocardiograma, que contavam com
uma defasagem de 150 exames a quase um ano. Quando a Administração municipal
assumiu a Prefeitura em janeiro eram agendados apenas 10 exames por mês, mas
graças a mobilização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que contratou 150
exames emergenciais para os primeiros três meses do ano, a Prefeitura conseguiu
desafogar a fila de espera. A previsão é de contratar ainda mais 240 novos
exames nos próximos meses para colocar em dia a fila.
Outra área que evoluiu foi a dos exames de endoscopia, que
contava com uma média de apenas 15 atendimentos por mês e que deve encerrar o
mês de março com mais de 60 atendimentos. Tudo isso graças a compra de 600
exames de endoscopia pela SMS. Já nas consultas com oftalmologista, a
Prefeitura conseguiu quase dobrar o número de consultas, passando de uma média
de 200 por mês para 380, o que zerou a fila de espera. Nos atendimentos de
ortopedia no Hospital Lauro Reus, agora as reconsultas não precisam mais passar
pela CMCE, o que fez quase que dobrar a disponibilidade de consultas na área
para a comunidade, que conta agora com cerca de 300 agendamentos para
atendimentos por mês.
Além de contratar 400 ecografias emergenciais para atender a
comunidade, a Prefeitura conseguiu ainda ampliar o número de especialidades do
exame que passaram de 4 para 10. Agora as ecografias podem abranger também
exames específicos de próstata, vias urinárias, abdominal total, entre outros.
Segundo a titular da SMS, Suzana Ambros Pereira (foto), na
média geral a Central de Marcação aumentou em cerca de 20% o número de
consultas e exames oferecidos. “Utilizamos recursos próprios para ampliar o
número de exames e consultas para a comunidade. Nossa ideia é ampliar ainda
mais estes serviços, com mutirões de exames e cirurgias, para poder reduzir e,
dentro do possível, zerar estas filas de espera. Sabemos que as pessoas que
estão convalescendo de alguma doença não podem ficar esperando e estamos
fazendo tudo ao nosso alcance para que elas tenham o melhor e mais ágil
atendimento possível”, define Suzana. (Fonte: Imprensa PMCB)
Competência é isso.
ResponderExcluirParabéns Dra. Suzana.