Páginas

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Nova nota de esclarecimento do PSB de Campo Bom

No início da tarde desta terça-feira (13), o PSB de Campo Bom emitiu mais uma nota sobre os acontecimentos na Câmara de Vereadores, envolvendo um de seus filiados. A nota, assinada pelo presidente da sigla, Everaldo Carvalho, diz:

"Na semana passada, logo que tomou conhecimento da resolução da Câmara de Vereadores de Campo Bom proibindo dois cidadãos de assistirem as sessões, a Executiva Municipal do PSB – Partido Socialista Brasileiro emitiu nota de repúdio à postura e a iniciativa antidemocrática do presidente da mesa diretiva. Assim, Paulo Rogério Leites, filiado ao PSB, membro da Executiva municipal do partido como Secretário do Movimento Negro Socialista (NSB - Negritude Socialista Brasileira), membro da coordenação estadual deste movimento e referência nacional do PSB na luta pela igualdade racial, compareceu à reunião ordinária da última segunda-feira (12).
A decisão de continuar acompanhando as sessões está baseada no direito constitucional de todo cidadão brasileiro. Com essa atitude, Paulo apenas exerce seu sagrado direito de ir e vir e direito ao contraditório. Vale ressaltar que a resolução da Câmara não tem embasamento legal, e o próprio presidente da Casa mostrou isso ao, em mais uma decisão intempestiva, encerrar a sessão de segunda-feira, por se sentir “incomodado e contrariado”. Tivesse a Câmara amparada na lei, teria retirado o cidadão do recinto e dado continuidade aos trabalhos.
O fato de todos os vereadores terem aprovado a resolução também mostra a postura ditatorial da presidência. Tanto que alguns já manifestaram contrariedade com a medida adotada. O vereador Alexandre Hoffmeister procurou Paulo Leites propondo uma reunião para discutir as questões que têm envolvido o Legislativo nos últimos meses. O vereador José Sadi dos Santos, na saída da Câmara, segunda-feira, também se manifestou contrário aos atos da presidência da Casa. Arcelino Rodrigues, o Siri, foi outro vereador que admitiu que nem todos os vereadores estavam de acordo com a aquela determinação.
Infelizmente, o presidente, desde os incidentes da sessão do dia 24 de junho, nunca manifestou disposição em dialogar com os manifestantes. Basta analisar os fatos ocorridos na Câmara e veremos que todos os incidentes iniciaram naquela reunião, quando cerca de 200 manifestantes foram à sessão buscar o apoio dos vereadores, depois da grande mobilização nacional que levou milhares de pessoas às ruas. Esperava-se que fosse aberto espaço para que alguns manifestantes apresentassem as reivindicações, mas o presidente optou por suspender os trabalhos. E o povo só pedia mais respeito por seus direitos, combate a corrupção e fim da impunidade aos maus políticos. Se o presidente tivesse dialogado com as lideranças comunitárias que lá estavam naquela noite, as coisas teriam, certamente, tomado outro rumo.
Diante do exposto, o PSB de Campo Bom apoia seu filiado e entende que, ao contrário do que foi sugerido pela assessoria da Câmara, Paulo Leites não precisa de autorização via Justiça para acompanhar as sessões."

Nenhum comentário:

Postar um comentário