Páginas

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Universidade Feevale completa 45 anos


Neste sábado, dia 28 de junho, a Universidade Feevale completa 45 anos. A Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur) foi criada a partir da união entre o poder público, a iniciativa privada e a comunidade regional em 1969, dando origem à então  Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo. Hoje, mesmo tendo se transformado em universidade, a Instituição manteve a denominação devido à força adquirida ao longo dos anos, porém sem desmembrar a sigla.
Em toda a história da Instituição, percebe-se o envolvimento da comunidade, a preocupação com o desenvolvimento regional e o empenho na construção e efetivação de uma política que ratifique o sentido de uma universidade. Hoje, pode-se dizer que a Universidade Feevale, profundamente comprometida com o desenvolvimento regional sustentável, construiu sua identidade como uma instituição comunitária e inovadora, buscando a melhoria da qualidade de vida, a preservação do ambiente e a redução das desigualdades e das injustiças sociais.
O fortalecimento da pesquisa também é um dos propósitos claros da Instituição. Com políticas que incentivam a pesquisa e a pós-graduação, são objetivos da Universidade fomentar o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico, em consonância com as políticas nacionais; incentivar a produção científica e tecnológica; promover a cooperação institucional; e qualificar o ensino superior, formando recursos humanos qualificados para o fortalecimento do potencial científico e tecnológico da região.

Trajetória calcada na comunidade
No prédio da primeira sede da Feevale – hoje Câmpus I – funcionava a Escola São Jacó, então pertencente à ordem dos Irmãos Maristas, importante parceira da Instituição. Em 1989, foi implantada a escola de Ensino Médio e, em 1994, passou a ser oferecida educação para todas as faixas etárias, a partir dos cinco anos de idade. Hoje, a Escola de Educação Básica Feevale - Escola de Aplicação oferece educação básica e profissionalizante.
 Em 1999, a Feevale foi credenciada, pelo Ministério da Educação, como centro universitário. A conquista da autonomia universitária possibilitou maior rapidez em seus processos, lançamento de novos cursos e aumento de vagas ofertadas. Já em 2010, tornou-se universidade, uma importante conquista para a comunidade acadêmica e da região. O momento representou o resultado de uma luta intensa, iniciada há mais de quatro décadas. Em 2011, a Instituição inaugurou o Teatro Feevale, proporcionando ao Vale do Rio dos Sinos um espaço cultural e multiuso e colocando a região na rota dos grandes espetáculos regionais, nacionais e internacionais.

Fonte: Site da Feevale

Nenhum comentário:

Postar um comentário