Páginas

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Defesa Civil de Campo Bom em novas instalações

Claudiomiro da Fonseca (Foto: Bruna de Bem)
Orientar e ajudar a comunidade  em casos de desastres, calamidades e catástrofes é o papel da Defesa Civil de Campo Bom que está em novo endereço, com gabinete instalado junto ao Departamento Municipal de Trânsito, no Ginásio Municipal Karl Heinz Kopittke (telefone (51) 3597.3683). Coordenada pelo tenente PM Claudiomiro Fonseca, o órgão teve forte atuação na recente enchente que atingiu a cidade.  Em suas novas instalações, a Defesa Civil ampliou sua atuação, atingindo diversas demandas de segurança, como os cuidados com o Plano de Prevenção e Contra a Incêndio (PPCI). Além disso, passará a promover cursos e palestras sobre prevenção e procedimentos que devem ser feitos em situações de risco, dando continuidade ao trabalho de apoio em realocações de famílias em casos de saída da residência, ajudando em reconstruções e viabilizando a entrega de materiais de construção como telhas ou lonas, vistoriando prédios públicos e terras que representam risco de desabamento ou deslizamento, entre outros trabalhos. “O objetivo do trabalho da Defesa Civil é aproximar a comunidade do serviço que é feito, para que em situações de urgências, todos saibam o que fazer e aprendam também a evitar esse tipo de situação”, explica Fonseca.
A partir de setembro a Defesa Civil inicia uma rodada de reuniões nos bairros de Campo Bom onde, por meio das associações de moradores, pretende levar à comunidade orientações de defesa civil com demonstrações de procedimentos que devem ser feitos em casos de emergência. Um dos assuntos que será abordado durante esses encontros com a população é a atitude que deve ser tomada em situações de enchente. Um exemplo é desligar a chave geral da luz e registros de água e gás, para evitar acidentes, bem como prevenir tudo isso, depositando o lixo em local apropriado, evitando o entupimento de bueiros e a obstrução dos arroios e rio.
A ampliação dos treinamentos em escolas e espaços públicos em conformidade com o PPCI será atendida também pela Defesa Civil em seu trabalho que engloba a assessoria de segurança. Um dos treinamentos oferecidos foi recentemente feito por servidores do Centro Administrativo Municipal, quando por meio de um treinamento, foi formada a Brigada de Incêndio com servidores aptos a agir em situações de combate a incêndio e fornecer primeiros socorros.

Colabore com a Defesa Civil

Várias atitudes podem ser tomadas para colaborar com a Defesa Civil e assim, evitar situações de emergências e acidentes, entre elas: não jogar lixo nos arroios, córregos e sangas; não desmatar encostas e margens do rio e arroios para evitar o desmatamento e, se possível, plantar gramas e árvores nessas encostas, pois as raízes penetram no solo e evitam desmoronamentos; verificar fiações elétricas da casa, assim como sua estrutura, observando se há rachaduras ou madeiras apodrecidas.
A Defesa Civil deverá ser comunicada caso a comunidade presencie esses riscos, por meio do telefone (51) 3597.3683, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30. Fora desses horários o Corpo de Bombeiros deverá ser solicitado pelo 193, que também atende e socorre as situações de risco à segurança. (Fonte: Imprensa PMCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário