Páginas

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Parlamento Metropolitano intensifica debate sobre construção de um hospital regional


Na tarde desta quinta-feira (20), na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, foi realizada mais uma reunião ordinária da Comissão de Saúde do Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre. O encontro contou a presença do deputado estadual Tarcísio Zimmermann, do representante da Universidade Feevale Cesar Teixeira e de vereadores de Dois Irmãos, Novo Hamburgo, Nova Hartz, Estância Velha e Campo Bom. Presidente da Comissão de Saúde, o vereador Alexandre Hoffmeister, representou o legislativo campo-bonense no encontro.
Assim como na reunião de julho realizada em Dois Irmãos, a construção de um hospital regional para o Vale do Sinos foi o assunto amplamente debatido pelos participantes do encontro. Para Hoffmeister, a construção de um hospital regional é necessária e não pode esperar. “Precisamos chamar a responsabilidade do Estado para essa questão. Foram capitaneados recursos através da Consulta Popular para o estudo. Precisamos garantir que essa demanda da população não seja esquecida", declarou.  Alexandre pretende, através do Parlamento Metropolitano, buscar uma agenda junto ao Secretário Estadual de Saúde para ampliar a discussão do assunto.
Neila Becker, a Mana, presidente da Câmara de Estância Velha também valorizou a importância de garantir o estudo para construção do hospital. “Estamos pensando no bem da população, trabalhando para o futuro”, enfatizou.
Patrícia Beck, vereadora de Novo Hamburgo, participou da reunião e destacou como deve ser pensada a estruturação dos serviços do Hospital Regional. “Cada município precisa verificar qual a sua demanda prioritária, quais as referencias mais urgentes. Saber dessas carências é algo fundamental”, ponderou.
Já o deputado Tarcísio Zimmermann enfatizou que a construção de um Hospital Regional é um tema complexo nos dias de hoje. “É um tema espinhoso, mas precisa ser bem estudado em conjunto com a rede já existente, tanto privada como pública. O estudo é importante, assim como vem acontecendo essa mobilização”, destacou.

Frente Gaúcha em Defesa da Saúde

Durante a reunião, também foi assinado a adesão da Comissão de Saúde do Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre na Frente Gaúcha em Defesa da Saúde Pública, frente esta presidida por Zimmermann. “Essa Frente não é contra nenhum governo e totalmente apartidária. Contamos com a participação da OAB, FAMURS, Federações de hospitais, entre outras entidades”. Tarcísio explicou o objetivo da organização. “Todas essas entidades estão unidas para debater o financiamento da saúde pública e para nós é importante contar com o apoio de vereadores através do Parlamento Metropolitano”, concluiu.
Alexandre também comentou a participação do Parlamento Metropolitano na Frente Gaúcha. “Essa é mais uma união de forças que poderá nos ajudar para buscar os objetivos da nossa Comissão de Saúde”, finalizou.
Nesta sexta-feira (21), em Porto Alegre, Alexandre participa da reunião plenária do Parlamento Metropolitano, onde abordará os assuntos tratados nas reuniões da Comissão de Saúde. O encontro contará com explanação do presidente do Tribunal de Contas do RS, Cezar Miola. Já a próxima reunião da Comissão de Saúde do Parlamento Metropolitano será realizada no dia 24 de setembro, às 14h, na Câmara de Estância Velha. (Foto: Cássios Schaab)

Nenhum comentário:

Postar um comentário