Páginas

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Caminhos que levam à superação foi tema de palestra para professores


Isabel Cristina Hierro Parolin - Foto: Divlgação
Caminhos que levam à superação. Este foi o tema da palestra que reuniu cerca de 300 profissionais entre professores, auxiliares de ensino, atendentes gerais e estagiários das 22 escolas municipais de Educação Infantil de Campo Bom na tarde de terça-feira (5), no auditório Marlise Saueressig, no Centro de Educação Integrada (CEI). O evento marcou a abertura oficial do ano letivo para os docentes de ensino infantil, cujas aulas se iniciaram na quarta, envolvendo mais de 2.500 alunos. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), o encontro teve como palestrante a psicopedagoga Isabel Cristina Hierro Parolin, especialista em psicodrama e psicopedagogia, mestre em Psicologia da Educação pela PUC de São Paulo e que falou sobre a superação na arte de ensinar.

Isabel, que é professora, pesquisadora e que também atua como psicopedagoga clínica e consultora institucional de escolas públicas e privadas em vários estados brasileiros promovendo qualificação dos educadores, ressaltou a importância dos educadores entenderem as mudanças que ocorrem no mundo e na percepção das crianças para poderem ensinar melhor. “Vivemos em um mundo complexo e quando falamos em educação, estamos falando em partilha social, pois o sujeito sente, age e interage no seu processo de aprendizado. Temos de entender esta nova lógica, de um mundo digital, mas compreender que certos processos, como o do silêncio reflexivo, ainda são importantes para fazer a criança aprender. O processo de ouvir, pensar, subjetivar e fazer uma imersão reflexiva ainda é fundamental para que a criança aprenda e o professor tem que ser parceiro neste processo”, definiu Isabel.

Durante a abertura do evento, o vice-prefeito Marcos Riegel lembrou que o ofício de professor funciona como um mecanismo para mudar o mundo. “Quando entrei no escotismo, há 35 anos, aprendi que é muito difícil mudar o mundo, mas que devemos nos esforçar para deixar o mundo pelo menos um pouco melhor do que encontramos. Na profissão de professor, vocês educadores, tem esta possibilidade, de através do ensino dos jovens melhorarem um pouco este mundo”, destacou Riegel.  A titular da Smec, Elaine dos Reis, reforçou a importância do ofício de ensinar. “Temos que ter um olhar especial para as crianças, mas também para com nossos colegas educadores e pais de alunos, dando o melhor de cada um de nós e tratando a todos com carinho e respeito”.

As atividades alusivas à abertura do ano letivo para os professores de Campo Bom prosseguem no dia 14, no auditório Marlise Saueressig, a partir das 8h30min. Desta vez, os professores do Ensino Fundamental assistirão a uma palestra do professor Osvino Toillier, presidente do Sindicato do Ensino Privado Gaúcho. No período da tarde, a partir das 13h30min, está programada palestra novamente com a psicopedagoga Isabel Cristina Hierro Parolin. O ano letivo para os alunos do ensino fundamental se inicia dia 18 de fevereiro.

Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário