A participação de 63 marcas verde-amarelas na 82ª theMicam,
feira que aconteceu entre os dias 3 e 6 se setembro, em Milão, na Itália, deve
gerar mais de US$ 43 milhões em exportações de calçados para o Brasil, número
23% maior do que o registrado no ano passado. A participação na maior feira do
setor em nível mundial foi proporcionada pelo Brazilian Footwear, programa de
apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das
Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia
Sperb Masselli, conta que, in loco, foram vendidos mais de 762,5 mil pares de
calçados, o que gerou US$ 11,3 milhões. Para os próximos meses, os negócios
alinhavados durante o evento devem gerar a venda de mais 2,8 milhões de pares,
gerando outros US$ 32,4 milhões para as marcas participantes. “Foi um evento
satisfatório, com um clima bom, de confiança. As empresas brasileiras estão
cada vez mais preparadas para atender as necessidades do mercado internacional,
entendo que a exportação é uma estratégia de longo prazo e não pode ser
encarada como algo pontual”, avalia, ressaltando a importância da participação
de três novas marcas na mostra internacional. “Essas deverão ter mais
paciência, pois a inserção internacional é algo que deve ser trabalhado. Elas vão
ser conhecidas e reconhecidas internacionalmente pela continuidade”,
acrescenta.
Participando da feira há mais de dez anos, a Werner colheu
resultados que foram plantados anos atrás, quando a marca passou a ser
conhecida na principal mostra internacional do segmento calçadista “Registramos
um movimento intenso, com grande procura pelos nossos produtos. Usualmente as
coleções brasileiras de verão – as lançadas na theMicam – atraem mais os
compradores, mas tivemos resultados mais efetivos do que na feira de setembro
passado”, comemora Leonardo Sauter, representante da marca no mercado internacional.
Outra empresa que colhe os frutos da continuidade das
apresentações na theMicam é a Anatomic & Co. A marca de calçados masculinos
colheu resultados 40% superiores aos registros do ano passado. “Acredito que o
sucesso é fruto da maturidade da marca nesse mercado. Alcançamos uma visitação
bastante expressiva, mesmo com toda a instabilidade não somente da econômica
brasileira, mas internacional”, comenta, em referência ao cenário nacional e
também às turbulências internacionais provocadas pelo Brexit e pelas eleições
norte-americanas.
Participaram da theMicam com o Brazilian Footwear as marcas
Anatomic & Co, Boaonda, Carrano, Cecconello, Democrata, Kildare, Madeira
Brasil, Verofatto, Sapatoterapia, Werner, Vizzano, Beira Rio Conforto, Moleca,
Molekinha, Modare Ultraconforto, Sollu, Rider, Ipanema, Grendha, Zaxy, Cartago,
Tabita, Paolo Sesto, Capelli Rossi, Usaflex, Stéphanie Classic, Andacco,
Freeway, Itapuã, New Face, Itsandal, Piccadilly, Lilybi, Ramarim, Comfortflex,
Whoop, Radamés, Kontatto, Pegada, Toni Salloum, Francajel, Frattina, Suzana
Santos, Renata Mello, Bibi, Ferracini 24h, Tanara Brasil, Kolosh Brasil, Via
Scarpa, Scarpinha, Jorge Bischoff, Loucos & Santos, Ala, Zatz, Amazonas,
Cravo & Canela, Lia Line, Crysalis, Valentina, Guilhermina, Raphaella Booz,
Luz da Lua e Cristófoli. (Fonte: Abicalçados)
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