Páginas

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Cezar Schirmer é o novo secretário de Segurança do Estado

Foto: Karine Viana/Palácio Piratini
O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer (PMDB), é o novo secretário da Segurança do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito em comunicado oficial do governador José Ivo Sartori, na tarde desta sexta-feira (2), em entrevista coletiva no Palácio Piratini.
Para assumir o cargo, Schirmer renunciou ao cargo de prefeito de Santa Maria, sendo substituído pelo vice-prefeito José Farret (PP). Schirmer assume em meio a uma crise na segurança que resultou na convocação da Força Nacional, que vai permanecer no Estado pelos próximos 60 dias.
Na quinta-feira (25), diante da grave situação vivida no RS, o secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, pediu exoneração do cargo. De imediato, o Governo do Estado instituiu um Gabinete de Crise, coordenado pelo vice-governador José Paulo Cairoli.
O Governo do Estado também anunciou uma série de medidas na área da segurança pública, entre elas a solicitação de apoio da Força Nacional de Segurança Pública para auxiliar a Brigada Militar na Operação Avante, que já reforça o policiamento nas regiões de maior criminalidade.
O Palácio Piratini decidiu ampliar o pedido de ajuda na área da segurança pública. Depois do apoio da Força Nacional de Segurança, desta vez o Exército foi procurado.
No inicio da semana, o vice-governador Cairoli esteve reunido com representantes do Comando Militar do Sul, que é responsável pelo contingente militar do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Cairoli expôs a situação da segurança pública gaúcha a um dos oficiais, que ficou de levar o assunto adiante. O general de Exército Edson Leal Pujol, que é o comandante militar do sul, não estava presente na reunião que ocorreu na sede do CMS, em Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário