Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Mais um grande Acampamento num Campo muito Bom a partir desta sexta


Mesmo antes de receber os primeiros imigrantes, Campo Bom era ponto de parada dos tropeiros, por ser lugar aprazível e com boas pastagens para o gado. Naquela época, uma arte que anos mais tarde seria reconhecida e cultivada em todos os rincões do Rio Grande, já encontrava guarida aqui. Trazendo tropas dos Campos de Cima da Serra para serem vendidas nos povoados da região ou na Capital, os tropeiros acampavam aqui. Enquanto o gado pastava e se recuperava da longa jornada por caminhos difíceis, os peões também reestabeleciam suas forças. Nesses grupos, quase sempre havia um gaiteiro ou violeiro que alegrava os parceiros de viagem. Quantos versos, quanta poesia, nasceram aqui, num tempo sem registros?
Hoje os tempos são outros. Tropeiros não existem mais, mas a tradição e a cultura gaúcha foram preservadas e Campo Bom continua recebendo muitos artistas. Assim será no próximo final de semana, com a realização do 12° Acampamento da Canção Nativa e do 11° Bivaque da Poesia Gaúcha. Esse dois eventos reunirão grandes nomes do nativismo, sexta, sábado e domingo, no Parque Municipal do Trabalhador.

Atrações renomadas reforçam credibilidade dos eventos

Esse verdadeiro culto à tradição gaúcha inicia na sexta-feira, dia 1°, com o Bivaque que, além da apresentação dos dez poemas concorrentes, contará com show de abertura de Fabiano Bacchieri e show de intervalo com o Quarteto Coração de Potro.  Fabiano conquistou diversos prêmios de melhor intérprete e foi vencedor de vários festivais destacando o Reponte de São Lourenço do Sul, o Martin Fierro de Santana do Livramento, a Nevada de São Joaquim entre outros. O Coração de Potro vem de Lages, Santa Catarina, com um belo trabalho de violões e vocais. Nomes de grandes declamadores gaúchos como Romeu Weber (de Osório), Francisco Azambuja (Bagé), Xirú Antunes (Pelotas), Zeca Pereira (Santana do Livramento) e um nome internacional, o argentino Carlos Bonino, estão confirmados no Bivaque. E para fechar a noite de sexta-feira com chave de ouro, haverá ainda baile com o grupo Tchê Chaleira.
No sábado, dia 2, serão apresentadas as 12 concorrentes do 12° Acampamento da Canção Nativa, reunindo instrumentistas e intérpretes da primeira linha da música gaúcha. O palco do festival receberá nomes bem conhecidos como Marcelo Oliveira, Jari Terres, Lisandro Amaral, Gustavo Teixeira, Fabiano Bacchieri, Raineri Sphor. O show de intervalo, sábado, será do consagrado cantor nativista Joca Martins. Depois de conhecidos os vencedores do Acampamento, a festa continua com fandango animado pelo grupo Tchê Barbaridade.
O 12° Acampamento da Canção Nativa e o 11° Bivaque da Poesia Gaúcha se encerram no domingo, dia 3, com a reapresentação do 1º lugar poesia e 1º lugar declamador do Bivaque e das três primeiras colocadas e música mais popular do Acampamento. E no fechamento da grande festa, acontece o consagrado show do humorista Paulinho Mixaria.

Mais tradicionalismo no Parque Municipal do Trabalhador

Ótima premiação é garantia de grandes concorrentes

Programação de Shows e Bailes

Programação Artística e Campeira

Programação FECARS

 

Mais tradicionalismo no Parque Municipal do Trabalhador


Outros dois eventos programados para este mês de março transformam o Parque do Trabalhador em uma grande cidade de lona, onde se respira a cultura gaúcha. Tradicionalistas de Campo Bom e de diversos municípios gaúchos já estão acampados no parque a espera, também, do 35º Rodeio Nacional de Campo Bom, que inicia no dia 8, e da 25ª Fecars - Festa Campeira do RS. Promovida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), a Fecars contará com uma programação cultural diversificada, com provas campeiras e esportivas, apresentações artísticas e integração cultural, entre os dias 14 e 17, reunindo competidores de diversas regiões do Estado.
O Rodeio, o Acampamento e o Bivaque são realizados pela Prefeitura de Campo Bom, em parceria com os CTGs Campo Verde, M`Bororé, Guapos do Itapuí e Palanques da Tradição. Mais de 350 CTGs visitantes são esperados para os 17 dias de atividades tradicionalistas no Parque do Trabalhador. Para acomodar todos esses visitantes, estão sendo disponibilizados 200 espaços que poderão ser usados para camping durante todo o evento.

Ótima premiação é garantia de grandes concorrentes


A estrutura do local dos eventos e a acolhida do público já seriam bons motivos para atrair grandes nomes da música e da poesia tradicionalista e os melhores peões e prendas, laçadores e ginetes do Estado e até mesmo de fora do País. Outro atrativo para os competidores é a premiação. Somados, Acampamento, Bivaque e Rodeio distribuirão mais de R$ 180 mil em prêmios. “O grande diferencial é que premiamos 30 duplas de laço e a premiação das provas artísticas é, com certeza, a maior do Estado. Nosso Rodeio é destaque no Rio Grande do Sul, tanto em questão de premiação, como em organização e cumprimento de horários”, garante Fernando Bilhalva, patrão do CTG Campo Verde.
O presidente do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho, Erival Bertolini, também ressalta a grandeza do Rodeio de Campo Bom. “Posso dizer com certeza que o Rodeio de Campo Bom é hoje um dos destaques dentro dos eventos tradicionais do Estado. Não há dúvida disso pela qualidade, quantidade de dias e participações”, diz. Bertolini também destaca a importância do apoio do Poder Público para a realização e engrandecimento do evento. “É necessário elogiar a iniciativa da Prefeitura em oferecer aulas de tradicionalismo nas escolas públicas de Campo Bom e incentivar ainda mais a disseminação de nossa cultura, contribuindo para fortalecer ainda mais a cidade nesta área", diz, referindo-se ao projeto Acolher, de contraturno escolar, que oferece opções de lazer, esporte e cultura no turno contrário ao da aula e por conta disso, possui aulas de tradicionalismo em todas as escolas.
Para o prefeito Faisal Karam, investir em cultura é investir também em educação, lazer e qualidade de vida dos moradores, e com eventos como o Acampamento e o Bivaque, significa também tornar Campo Bom referência em tradição e atrair público de diversas cidades da região e do Estado. “A cada ano estamos trabalhando para realizar festivais cada vez mais organizados e para consolidar Campo Bom como uma representante da tradição gaúcha no Estado, e este ano a grande festa da cultura gaúcha estará ainda mais qualificada. Trata-se de um festival que marcou a história do Rio Grande do Sul e queremos que ele se firme com toda a sua magnitude, reunindo o que há de melhor e mais bonito no nativismo da região”, ressalta o prefeito.

Programação de Shows e Bailes


01 de março – sexta-feira
20h30min – Apresentação do 11° Bivaque da Poesia Gaúcha
Show de Abertura do Evento com Fabiano Bacchieri
23h – Show de Encerramento do Evento com Quarteto Coração de Potro
24h – Baile com Tchê Chaleira
02 de março – sábado
9h às 11h – Apresentação Hípica (saltos)
20h30min – 12° Acampamento da Canção Nativa
23h – Show de Encerramento do Evento com Joca Martins
24h – Baile com Tchê Barbaridade
03 de março – domingo
20h30min – Apresentação das Músicas e Poesias vencedoras do 12° Acampamento da Canção Nativa e 11° Bivaque da Poesia Gaúcha
21h30min – Show de Humor com Paulinho Mixaria
06 de março – quarta-feira
15h às 18h – Baile da 3ª Idade com Rafael Banda Show (evento gratuito)
07 de março – quinta-feira
21h – Show com Teixeirinha Filho e Neto (evento gratuito)
23h – Baile com Chão Gaúcho (evento gratuito)
08 de março – sexta-feira
20h30min – Abertura Oficial do 35° Rodeio Nacional de Campo Bom
Show de Abertura com Os Provincianos (evento gratuito)
24h – Baile com Ivonir Machado
09 de março – sábado
24h – Baile com Julian e Juliano – Só no Vanerão
15 de março – sexta-feira
23h – Show com Mano Lima (evento gratuito)

Programação Artística e Campeira


Sábado – 02 de março
- Provas Mais Prendada Prenda e Peão Cultura
Quinta-feira – 07 de março
- Taça Integração
Sexta-feira – 08 de março
- Provas de Laço
Sábado – 09 de março
- Provas de Laço
- Vaca Parada
- Gineteada (21h)
- Concursos Artísticos: Danças, Declamação, Chula
Domingo – 10 de março
- Final Duplas
- Prova de Rédeas
- Final Duplas (13h)
- Final Gineteada (18h)
- Concursos Artísticos: Danças, Declamação, Trova, Gaita

Programação FECARS


Quinta-feira – 14 de março
- Laço Executivo Municipal
Sexta-feira – 15 de março
- Apresentações das Delegações
- Provas de Laço
- Congresso Técnico Esportes
- Show Mano Lima (23h)
Sábado – 16 de março
- Provas de Laço
- Gineteada
- Jogos Tradicionais
Domingo – 17 de março
- Provas Campeiras Finais
- Provas Esportivas Finais
- 14° Seminário de Cultura Campeira