Páginas

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Viagem Segura de Ano-Novo registra 49% menos alcoolemia do que no ano passado

Nesta virada de ano, foi realizada a 38ª edição da Operação Viagem Segura, projeto iniciado em novembro de 2011. Iniciada à zero hora da última terça-feira (30) e encerrada à meia-noite de domingo (4), a operação fiscalizou 103.437 veículos durante o feriado de Ano-Novo.
A tendência de redução de motoristas alcoolizados apresentada no feriado de Natal confirmou-se também neste feriadão (veja o gráfico). Foram aplicados 3.560 testes de etilômetro; destes, 179 resultaram em infrações por embriaguez e os condutores foram impedidos de continuar ao volante, sendo assim evitados acidentes em potencial.
Deste total, 87 foram conduzidos à delegacia de polícia por crime de trânsito. As infrações no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (alcoolemia ao volante), que no feriado de 2013 foram 351, neste feriado somaram 179. Esses números representam uma redução de 49% em relação ao mesmo feriado do ano passado.
A fiscalização registrou mais de 19 mil infrações nas estradas estaduais e federais (CRBM e PRF) e nas vias municipais fiscalizadas pela Brigada Militar. Também foram recolhidos 1.579 veículos a depósito e retidas 376 CNHs irregulares. Em seis dias de operação, ocorreram 920 acidentes no Estado, 29 a menos do que no último feriadão de Natal. Resultaram dos 10 acidentes com vítimas fatais e dos 301 acidentes com lesões 13 mortos e 421 feridos, números também inferiores ao do Natal, quando houve 20 óbitos e 456 feridos.
A Operação Viagem Segura é um esforço conjunto das autoridades de fiscalização que objetiva prevenção de acidentes e mortes nas estradas gaúchas nos feriados prolongados. Envolve Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e municípios. Uma forte campanha de mídia colaborou na luta contra a acidentalidade, veiculando em TV, rádio, jornal, cinema, outdoor e busdoor mensagens de prevenção que apelam para o discernimento do próprio condutor.


Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário