A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados
(Abicalçados) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil) realizam, por meio do programa Brazilian Footwear, mais uma
missão comercial à China. Na agenda a ser realizada entre os dias 10 e 13 de
outubro, em Xangai, está prevista a participação na China International Fashion
Fair (CHIC), que será antecedida por um seminário preparatório sobre o mercado
chinês.
Com o maior mercado consumidor de calçados do mundo, a
China, além de ser grande produtora, tem se caracterizado pelo aumento no
consumo desses produtos. Em 2015, conforme o relatório World Footwear, os
chineses consumiram mais de 3,8 bilhões de pares, número que vem crescendo com
as políticas de incentivo ao consumo adotadas pelo governo chinês. É de olho
nesse importante mercado, que não pode mais ser visto apenas como um
concorrente, que o Brazilian Footwear, desde 2010, tem realizado missões
comerciais para abrir portas ao calçado brasileiro. “A China é um mercado
difícil, de concorrência com grandes marcas internacionais, mas aos poucos o
nosso produto vai ganhando o destaque que merece”, comenta a analista de
Promoção Comercial da Abicalçados, Ruísa Scheffel.
Segundo ela, desde que foram adotadas as ações de promoção
comercial e de imagem na China, as exportações de calçados brasileiros para lá
aumentaram mais de 80%, passando de US$ 2,4 milhões, em 2009, para US$ 4,4
milhões, em 2015. “É um mercado potencial, muito forte, mas que precisa ser
trabalhado com orientação e paciência, pois não é uma inserção possível de se
conseguir a curto prazo”, acrescenta a analista.
Interesse
Ruisa vê com bons olhos o aumento do interesse das marcas
brasileiras na CHIC. No ano passado, sete marcas comercializaram US$ 1,2 milhão
na mostra. “Neste ano temos 14 marcas que, com a cotação cambial permitindo um
preço mais competitivo, devem registrar resultados superiores”, projeta.
Para potencializar a participação brasileira, o Brazilian
Footwear realizou um serviço de matchmaking com o apoio da consultora de
mercado local, LI Xia. Foram marcadas visitas de 25 grandes grupos chineses de
varejo, que poderão conhecer – e comprar – dos expositores verde-amarelos no
evento.
Seminário
Um dia antes do início da mostra acontece um seminário
preparatório para fornecer dicas importantes sobre o varejo chinês. Foram
convidados para essa edição o gerente da Dragonwin, Thomas Gnoen, que falará
sobre a facilitação da logística na exportação para a China; o diretor da
Stella Luna, Kelvin Ge, que tratará do varejo off-line no país; o vice
diretor-geral da XuanTong, que falará sobre consignação; e a consultora de
mercado, LI Xia, que abordará os modelos de negócios na China.
Abrindo o evento, no primeiro dia está previsto um desfile
das marcas nacionais Cravo & Canela, West Coast, Kildare, Kidy, Ipanema,
Zaxy, Rider, Modare, Molekinha e Capodarte. O desfile é promovido pelo
escritório da Apex-Brasil na China e tem o apoio do programa Brazilian
Footwear.
Participam da missão comercial as marcas Amazonas Sandals,
Sapatoterapia, Kidy, Kildare, Modare, Molekinha, Capodarte, Ipanema, Grendha,
Zaxy, Rider, Cartago, West Coast e Cravo & Canela. (Fonte: Abicalçados)
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