Análise realizada pela FCDL-RS projeta crescimento da
comercialização de produtos em vários ramos do setor na comparação com setembro
O comércio varejista gaúcho espera que a celebração do Dia
das Crianças, em 12 de outubro, ajude a incrementar as vendas do mês, superando
em até 7% o volume comercializado em setembro. A expectativa é apontada no
levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio
Grande do Sul - FCDL-RS.
O crescimento esperado é de até 15% nas vendas de artigos de
uso pessoal, no qual se incluem os brinquedos; de 14% em vestuário e calçados;
de 11% em móveis; de 10% em eletrodomésticos; de 7% em publicações e papelaria;
e de 6% para produtos de informática e de telefonia.
“Tradicionalmente o mês de outubro representa uma elevação
expressiva nas vendas do comércio varejista. Embora ainda estejamos vivendo uma
crise econômica que impacta de maneira muito forte o orçamento das famílias
brasileiras, já observamos sinais de reação em alguns segmentos e a expectativa
é que o Dia das Crianças já concretize este alento para o varejo gaúcho”,
aponta o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
Em relação ao que se prevê como opções de compras dos pais
para os pequenos, a FCDL-RS acredita que os presentes deverão ter menos
tecnologia e menor vinculação com grifes famosas de heróis infantis, em virtude
da necessidade do consumidor encontrar preços mais atrativos. Calcula-se um
volume de vendas semelhante ao de 2015, mas com um ticket médio um pouco menor,
na casa dos R$ 90,00.
“Com as taxas de juros astronômicas do cheque especial e do
rotativo do cartão de crédito, as famílias estão optando por fazer compras à
vista, com custo menor. Isso deve se manter, também, nas aquisições para esta
data especial. Por isso, entendemos que bonecas, jogos manuais e carrinhos
deverão ser os presentes mais vendidos neste ano. A exceção deve ficar no caso
de smartphones, muito pela moda do jogo Pokemon-Go, que exige aparelhos com
sistema operacional mais moderno”, enfatiza Vitor Koch.
A FCDL-RS lembra aos lojistas que as crianças são exigentes
e que influenciam decisivamente na compra que os pais poderão fazer. Então, o
comerciante precisa recepcionar muito bem toda a família e mimar seus pequenos
consumidores. A sugestão da entidade associativista é apostar em um ambiente
que chame a atenção da criançada, e, se for possível, na oferta de guloseimas e
brindes para elas. (Fonte: FCDL)
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