Páginas

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Semana do Meio Ambiente repleta de atrações

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho e é nessa data que inicia a Semana Municipal do Meio Ambiente de Campo Bom. Até o dia 11 de junho o município será palco de diversas ações com vistas a estimular a participação da comunidade na preservação e nos cuidados com a natureza, com uma programação que conta com palestras, apresentações de filmes, teatros, intervenções ecológicas e de zelo com os animais, entre outras. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) cujo titular, José Orth, destaca a importância. “Trata-se de um período para a comunidade refletir sobre ações ecologicamente corretas e na preservação de recursos naturais. É estimulado que toda a comunidade procure fazer ações que visem os cuidados com o meio ambiente” reforça.

MONITORES ECOLÓGICOS

O primeiro dia da Semana do Meio Ambiente, 5 de junho, contará com diversas atividades. Os novos monitores ecológicos da cidade tomarão posse nesse dia, assim como os dois integrantes de cada escola para fazerem parte da Patrulhinha Ambiental, sendo eles os responsáveis por atuar como auxiliares no trabalho de monitoramento de descarte irregular de lixo pela cidade. Os jovens escolhidos pelas escolas para cuidarem das ações ambientais farão o juramento à natureza no Anfiteatro do Centro de Educação Integrada (CEI), às 14h, ocasião em que também plantarão árvores e flores no local. Neste evento também haverá uma intervenção artística da escola Presidente Vargas e a apresentação para a comunidade de uma mascote em homenagem à Copa do Mundo: um tatu-bola todo produzido com material reciclável.

MUDAS FRUTÍFERAS

No dia 6 de junho, a partir das 13h, quem passar pelo Centro Administrativo Municipal vai ganhar mudas frutíferas. As plantas serão distribuídas na rampa de acesso para o local.

LIMPEZA DO RIO

No dia 7, a partir das 8h, professores da rede de educação ambiental, funcionários da Sema e integrantes dos grupos Amigos do Rio e Amigos do Arroio Schmidt realizarão um mutirão de limpeza no Balneário Chico Mendes e Arroio Schmidt, no Rio do Sinos. Aproximadamente 100 pessoas se unirão nessa atividade que busca retirar o maior número possível de resíduos das águas que percorrem Campo Bom.

ARTE PARA CONSCIENTIZAR

Os estudantes de Campo Bom aprenderão sobre a reciclagem, separação do lixo e outros assuntos que englobam a natureza, com atrações culturais gratuitas. No dia 9 de junho grupos escolares poderão assistir a peça teatral Afinal Depende de Quem?, da companhia Curto Arte, no Teatro Marlise Saueressig. O espetáculo que conta a história de três palhaços, Leleco, Tijuca e Amadeu aborda como temas o lixo, a água e o esgoto. Já no dia 10, será a vez da sétima arte conscientizar os estudantes por meio da exibição do filme Rio 2 no cinema de Campo Bom. O sucesso de bilheterias aborda sobre desmatamento e animais em extinção. As atividades são direcionadas a grupos escolares, com agendamento prévio pelo telefone 3597.0423.

SEMINÁRIO

No dia 10 os professores da rede ambiental participarão de uma palestra com o geólogo João Manuel Silva.

AÇÃO NOS BAIRROS

O encerramento da Semana do Meio Ambiente ficará por conta da ação de caminhada nos bairros da cidade, quando haverá a distribuição de panfletos de conscientização e mudas de árvores pelos monitores ecológicos e pela Patrulhinha Ambiental. A ação ocorrerá a partir das 14h.

Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário