Campo Bom está entre os 12 melhores projetos do Brasil,
Argentina, Uruguai e Paraguai inscritos no Programa de Apoio ao Setor
Educacional do Mercosul (Pasem) e estará em Buenos Aires nos dias 6 e 7 de
julho para receber o prêmio Paulo Freire, que reconhece iniciativas inovadoras
em práticas digitais. O projeto premiado, Inclusão Digital - Faço parte dessa
Rede, concorreu com 258 inscritos e ficou entre os 12 melhores, quatro deles do
Brasil, sendo Campo Bom o único do RS. Segundo a titular da Secretaria
Municipal de Educação e Cultura, Eliane dos Reis, trata-se da sétima premiação
internacional obtida pela rede municipal de ensino nos últimos seis anos. Além
do destaque do Pasem, o projeto que representa o RS na Argentina já recebeu
prêmios como o do Sindifisco (2012), Construindo a Nação (Sesi, em 2013) e
Inep/Mec (em 2014). “Este concurso é
organizado por um instituto de renome, o que nos enche de alegria e nos dá a
certeza de que estamos no caminho certo. As crianças hoje estão muito inseridas
no mundo digital, e precisamos acompanhar esta evolução. Por isto aliamos o uso
de ferramentas tecnológicas ao ensino e estimulamos nossos alunos, indo além
sala de aula", comemora a secretária.
O projeto Inclusão Digital - Faço parte dessa Rede, insere
no município desde 2009, políticas de inclusão digital e projetos voltados a
essa proposta. O W-Campo Bom, que é a internet sem fio de acesso gratuito em
toda a cidade, é um deles. Soma-se à essa política a implantação de
laboratórios de informática em todas as escolas, instalação de lousas
interativas (quadros negros digitais) e
mesas educativas nas escolas; projetos educacionais com o uso de tecnologias
envolvendo alunos e professores e cursos de informática gratuitos para a
comunidade. São exemplos práticos dessa rede digital nas escolas, projetos como
o jornal digital TOQE (Escola Presidente Vargas), Jornal da Escola (Escola D.
Pedro II) e a revista eletrônica Mistureba, nas quais os alunos utilizam as
tecnologias disponibilizadas pelas escolas para realizar coberturas
jornalísticas. Os projetos Peri e Ecoweb, ambos premiados internacionalmente,
também são embasados no uso de tecnologias disponibilizadas pela secretaria de
Educação. No Peri, os alunos criaram um sistema que informa os moradores da
comunidade escolar sobre cheias no arroio Peri; e no Ecoweb, registram os
estudos sobre meio ambiente com celulares e tablets. (Fonte: Imprensa PMCB - Foto:
Bruna de Bem)
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