Páginas

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Arraial de Campo Bom foi marcado pela música, comidas típicas e brincadeiras

Milhares de pessoas passaram pelo Largo Irmãos Vetter no último final de semana, durante o Grande Arraial de Campo Bom, uma festa realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), feita para celebrar a diversidade da cultura brasileira. Entre comidas e brincadeiras típicas de festas juninas, um público formado por pessoas de todas as idades aproveitou o evento, alguns inclusive vestidos a caráter, com vestimentas de caipira ou com a tradicional pilcha. O evento iniciou no sábado, 27, com a esquete teatral do Casamento Caipira, encerrando com o show de Joel Carlo e Banda Flor da Serra e o grupo musical GDO. Já o domingo, 28, foi animado pela Quadrilha Comunitária e os shows de Ismael Ferraz e a Banda Eccos. Grupos de dança gaúcha das escolas municipais também fizeram apresentações durante os dois dias do evento.
Em cada lugar do País, as festas juninas são comemoradas de uma forma diferente. No Rio Grande do Sul, é típico vestir trajes gaúchos, como a pilcha e os vestidos de prenda. Comer pinhão também é algo peculiar das festas gaúchas e esse, assim como outros quitutes típicos que não faltaram na festa, por exemplo, a pipoca e a rapadura. Quem se deliciou com tudo isso foi a pequena Kauana Ohlveiler, 9 anos, que foi ao Grande Arraial vestida de noivinha caipira. “Escolhi uma roupa bem diferente, pois eu adoro as festas juninas”, explicou a estudante do 4º ano da escola La Salle. Já a moradora de Novo Hamburgo, Isabel Seefeldt, 40, aproveitou para curtir o evento ao lado de sua família. “Foi a primeira vez que viemos ao Arraial, foi uma festa muito boa, para toda a família”, salientou ela, que estava acompanhada de seus dois filhos, Eduardo, 7, e Mariana, 9.
O Grande Arraial começou com um divertido Casamento Caipira, encenado por atores da comunidade, todos integrantes da oficina de teatro da Escola de Arte-Educação (EAE). Louca para casar, a noiva percorreu a ciclovia em sua bicicleta para chegar ao casamento, que ocorreu no palco do Largo Irmãos Vetter, com a presença de milhares de convidados. Nesse ano, a música e a integração com o público foram características marcantes da esquete teatral. Durante a encenação, personagens cantaram e tocaram músicas que embalaram o casamento. Após o ‘sim’ dos noivos, os personagens chamaram o público para dançar em uma grande festa.

No domingo, foi a vez da Quadrilha Comunitária agitar o público. Os voluntários participantes dançaram as canções típicas caipiras, fizeram trenzinho comandado pelos noivos, entre outras brincadeiras. O casal Maura e Lauro Grings, 65 e 62 anos respectivamente, participa da quadrilha do Arraial há seis anos. “Participar disto vale a pena, pois é uma forma de integrar a comunidade, dos mais velhos às crianças”, destacou Lauro Grings, que é morador do bairro Imigrante. Tradicionais nos arraiais de Campo Bom, os shows das bandas de sertanejo e vaneira colocaram o público para dançar. Durante o Arraial, Ismael Ferraz, Joel Carlo e Banda Flor, Banda Eccos e GDO subiram ao palco do Largo. (Fonte: Imprensa PMCB – Foto: Bruna de Bem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário