Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Curso de Psicologia da Feevale aborda o suicídio

O curso de Psicologia da Universidade Feevale realiza no dia 1º de setembro, atividades em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio em todo o mundo. Às 18h30 acadêmicos do curso realizarão uma caminhada pelo Câmpus II da Instituição, para sensibilização da comunidade acadêmica e entrega de material informativo. Já às 19h30, no auditório do prédio Azul, acontecerá a aula aberta para alunos do curso com duas palestras sobre o tema.
De acordo com a coordenadora do Centro Integrado de Psicologia (CIP) e docente do curso de Psicologia da Universidade Feevale, Carmen Esther Rieth, o Rio Grande do Sul tem a maior taxa de suicídios de todo o país. “Também é o estado em que, atualmente, ocorrem mais mortes por suicídio entre jovens do que por AIDS. No entanto, não há campanhas relacionadas a esses dados tão alarmantes, pois se trata de tema considerado tabu em nossa sociedade”, salienta. A professora afirma que esses dados demonstram a necessidade de discutir o tema em sala de aula. “A morte por suicídio desencadeia grande desestruturação na vida daqueles que a cercam. Para a família, a elaboração do luto será muito mais difícil. São frequentes os relatos de sentimentos de culpa por não ter percebido a gravidade da situação e muitas outras fantasias que podem levar o sobrevivente a estados melancólicos e inclusive ao suicídio, numa espécie de punição”, completa.
A proposta da aula aberta, de acordo com Carmen, é fazer com que o acadêmico do curso de Psicologia possa se preparar para trabalhar com esses casos, estando apto a desvelar o tabu que cerca esse tema e realizar uma discussão aberta com profissionais experientes.

Aula aberta

Carmem Giongo, professora do curso de Psicologia da Universidade, ministrará a palestra Suicídio no trabalho: uma mensagem brutal. Já a palestra Trazer a morte para a vida: a abordagem do suicídio no fazer dos psicólogos, será ministrada pelos psicólogos Michele dos Santos Lewis e Giordano Laranjeira Dias, do Centro de Atenção Psicossocial de Sapucaia do Sul. Não é necessário fazer inscrição para participar da atividade. (Fonte: Site Feevale)

Nenhum comentário:

Postar um comentário