As principais entidades da cadeia coureiro-calçadista
brasileira uniram esforços pelo futuro do setor. O dia 24 de agosto de 2016
entrará para a história da atividade com o lançamento do programa Future
Footwear, fruto de uma convergência de interesses pela competitividade da
Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação
Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos
(Assintecal), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Associação
Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para Couros, Calçados e
Afins (Abrameq). O lançamento acontece na sede principal do Grupo Priority, que
produz as marcas West Coast e Cravo & Canela, em Ivoti/RS.
A gestora de Projetos da Abicalçados, Roberta Ramos, explica
que o programa é voltado para a melhoria da competitividade da cadeia
coureiro-calçadista brasileira e tem como objetivo atingir desde os
fornecedores de couros e componentes até os fabricantes de calçados. “Estamos
falando de uma cadeia que compreende 8 mil indústrias de calçados dos mais
variados portes, 3 mil empresas de componentes, 310 curtumes e 120 fabricantes
de máquinas. O Brasil tem hoje um dos principais mercados consumidores de
calçados do mundo, chegando a mais de 780 milhões de pares consumidos por ano,
mesmo com todos os obstáculos de competitividade tanto oficiais como das
próprias empresas, que precisam urgentemente se adaptar ao novo modelo de
consumo”, explica.
Segundo Roberta, o mundo passa pela Era da Revolução
Digital, onde a mentalidade é randômica, criativa, orgânica e estética. “A
indústria de calçados precisa estar preparada para a mudança de mentalidade do
consumidor, o que vai ensejar novos modelos de negócios, processos diferentes
do que os utilizados até agora e produtos altamente inovadores”,
complementa. É neste contexto que surge
o programa, que é um “guarda-chuva” de diversas ações das entidades
relacionadas, tudo sob o tripé composto por Novos Produtos, Novos Processos e
Novos Modelos de Negócios. “Queremos possibilitar à indústria desenvolver
materiais com tecnologia avançada, automação, maior integração entre os elos da
cadeia, fomentar o empreendedorismo em novos modelos de negócios, aproximar o
setor de startups, enfim, criar uma cultura inovadora”, comenta a gestora.
Projetos
Entre os projetos que fazem parte do Future Footwear estão
plataformas já criadas como a Moda Co, Maratona MUDE e o sistema de automação
SOLA. Para o segundo semestre de 2016, serão realizadas mais três ações: o FF
Exchange, uma rodada de negócios entre fornecedores de tecnologia e
representantes de empresas do setor, marcada para o dia 18/10; o FF Meeting, um
encontro com entidades representativas de setores fornecedores, como software,
eletrônica e automação, no dia 19/10; e o FF Enterprise - Desafio Empreendedor,
evento que será realizado entre os dias 1/10 e 18/11 com estudantes de nível
superior com o objetivo de criar equipes multidisciplinares para pensarem novas
ideias na resolução de problemas do setor calçadista. (Fonte: Abicalçados)
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