Páginas

quinta-feira, 14 de março de 2013

Começa em Campo Bom a 25ª Festa Campeira do RS

Os maiores nomes em competições campeiras e esportivas gaúchas de todo o Estado do Rio Grande do Sul se encontrarão em Campo Bom esta semana. Contando com provas campeiras e esportivas em mais de 20 modalidades, com cerca de 2 mil competidores entre prendas e peões selecionados entre os melhores das 30 Regiões Tradicionalistas de todo o Estado, tem início em Campo Bom nesta quinta-feira, dia 14, a 25ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul, a Fecars, considerada a Copa do Mundo do tradicionalismo. O evento ocorre nos dias 14, 15, 16 e 17 no Parque Municipal do Trabalhador (PMT), que será palco de manifestações campeiras e culturais genuínas e contará com quase 3.000 integrantes de comitivas de várias cidades. Os participantes competirão em categorias de laço, gineteada e chasque e em 6 modalidades de jogos tradicionais como truco, tava e bocha campeira.

Braço de Ouro - Um dos destaques da Fecars será a competição Braço de Ouro, definida por tradicionalistas como a final da copa do mundo das provas de laço, com um sistema de peneira que teve início com as seleções das regiões tradicionalistas que reuniram cerca de 10 mil laçadores e que escolherá entre 300 competidores o melhor laçador do Estado. A Fecars é uma promoção do Movimento Tradicionalista Gaúcho, realizada em parceria entre a Fundação Cultural Gaúcha e a Prefeitura de Campo Bom e organizado pela 30ª Região Tradicionalista (RT). Ela se realiza anualmente de forma itinerante. Ano passado, foi a cidade de Canoas que sediou o evento. Considerado o evento mais importante do MTG, a Fecars tem por objetivo divulgar, valorizar e preservar os hábitos do campeiro rio-grandense. Os vencedores deste edição tem vaga garantida para o Rodeio Nacional de Campeões, promovido pela Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) envolvendo vencedores de outros Estados da confederação. O Rodeio dos Campeões é bianual e está programado para junho deste ano, em Jataí, Goiás.

Abertura com prova de laço executivo

Após a chegada da Chama Crioula, o fogo simbólico que iluminará os tradicionalistas da Fecars e que chegará ao PMT às 17h desta quinta-feira, está prevista a abertura do evento com uma prova de laço executivo da qual participam exclusivamente prefeitos, vice-prefeitos e autoridades representantes das 30 regiões inscritas no evento. Até o momento estão confirmadas 15 autoridades como os prefeitos de Cruz Alta, Juliano da Silva; de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho; e de Brochier, José Gustavo Castro de Deus.

Abertura oficial

A abertura oficial da Fecars ocorre na sexta-feira, às 8h, com a apresentação das delegações das Regiões Tradicionalistas e uma homenagem especial ao tradicionalista Homero Pires, de Santa Maria. Às 10h têm início as provas campeiras com as competições de laço nas suas diversas categorias.

Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário