Páginas

domingo, 3 de março de 2013

Os vencedores do Bivaque da Poesia Gaúcha

“Não tenho dúvida de que essa edição 2013 representa o ápice do Bivaque, desde a sua retomada, seja em nível de público qualificado, júri ou organização, sempre competente e amigável”. As palavras do declamador Francisco Azambuja, 2º melhor declamador do festival realizado na noite de sexta-feira, 1º de março, no Parque Municipal do Trabalhador, resume a qualidade do 11º Bivaque da Poesia Gaúcha que reuniu no palco 10 poemas concorrentes e mais de 40 músicos. Promovido pela Prefeitura Municipal desde 2010, quando foi retomado, o festival já consagrado vem se firmando a cada ano como um espaço diferenciado e quase único no RS para este tipo de cultura. “O Bivaque é um festival raro. Deveria haver pelo estado mais espaços como esse, de valorização da poesia em forma de festival. Como músico, sinto-me honrado de levar para casa um prêmio do Bivaque justamente pela importância que esse festival desfruta no cenário cultural”, define Silvério Barcelos, classificado em 2º lugar como amadrinhador no poema Calçando Esporas, da cidade de Pelotas.
O festival mostrou no palco uma diversidade de temas e levou para Campo Bom nomes conceituados da composição e declamação, como Romeu Weber, Neiton Perufo, Vinicius Nardi, Adriano Silva Alves (Pelotas), Mateus Lampert (Santana do Livramento) e Carlos Bonino (Córdoba, Argentina). “O Bivaque é um exemplo a ser seguido, tanto pela estrutura quanto organização e até pelo resultado, que foi justo”, avalia Fabrício Gonçalves, declamador do poema Com Lágrimas na Voz, um dos  concorrentes da noite.
O desfile dos poemas pelo palco se iniciou por volta das 22h e foi antecedido pelo show de Fabiano Bacchierri. Na comissão julgadora, Wilson Araújo (declamador), Ramiro Amorim (poeta e compositor) e Gujo Teixeira (poeta e compositor). O show de intervalo ficou por conta dos violões do Quarteto Coração de Potro, que também já desfilou por festivais em Campo Bom e foi aplaudido com entusiasmo pelo público. Após a entrega da premiação, a noite encerrou com baile animado pelo grupo Tchê Chaleira.

Confira os vencedores do 11º Bivaque da Poesia Gaúcha

Poesia
1º lugar – Calçando Esporas, de Adriano Silva Alves (Pelotas)
2º lugar – Da Bainha ao Sangrador, de Cristiano Pereira Ferreira (Santana do Livramento)
3º lugar – Cantalício, de Zeca Alves (Santana do Livramento)

Declamador
1º lugar – Xirú Antunes, no poema Culatreiro (Adriano Silva Alves, de Pelotas)
2º lugar – Francisco Azambuja, no poema da Bainha ao Sangrador (Cristiano Pereira Ferreira, de Santana do Livramento)
3º lugar – Priscila Campeol, no poema Historia em Verso e Reverso (Jeferson Valente,  de Rolante)

Amadrinhador
1º lugar – Marcos Morais, no poema História em Verso e Reverso (Jeferson Valente, de Rolante)
2º lugar – Silvério Barcellos, no poema Calçando Esporas (Adriano Silva Alves, de Pelotas)
3º lugar – Claudio Silveira, no poema Da Bainha ao Sangrador (Cristiano Ferreira Pereira, de Santana do Livramento)

Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário