Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Noite de festa para mais de 200 alunos que se formaram no Proerd

Foto: Talita Assis
A noite da última terça-feira (6) foi de emoção para mais de 200 crianças que se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e que prometeram não se envolver com os tóxicos. A formatura ocorreu no Teatro Marlise Saueressig, no Complexo Cultural CEI, e reuniu alunos e pais. O curso é uma parceria da Brigada Militar com a Prefeitura e que ensina as crianças dos 5º anos sobre os malefícios das drogas e suas consequências. Formaram-se alunos das escolas Duque de Caxias, Esperança, Genuíno Sampaio, Morada do Sol, Octacílio Fauth e Santos Dumont. Na última quinta-feira, 1º, outros 200 alunos, das escolas Lâmpada Mágica, Tiradentes, La Salle, João Blos, Adriano Dias e Presidente Vargas, totalizando mais de 400 formandos nestas duas solenidades.
Segundo o prefeito Faisal Karam, os pais devem ser exemplos e serem afetivos com os filhos, para que nãos os percam para as drogas. “Vocês pais são o espelho para cada um de seus filhos. Tudo o que fizerem, de bom ou ruim, eles levarão para a vida. A sociedade já está vivendo aos poucos uma mudança. Mas a mudança de verdade tem que vir de dentro de casa, com amor e carinho. Gerar um filho é muito fácil, mas educar, dar limite é muito difícil. Parabéns aos pais que estão aqui, ajudando e incentivando”, considerou. A titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Eliane dos Reis, também ressaltou a importância dos pais neste processo. “Temos a certeza de que seus filhos são as suas vidas. E por isso não podemos deixá-los à mercê. Nada conseguiremos se vocês, pais, não se dedicarem aos filhos. Durante as aulas do Proerd, oportunizamos reflexões que, vocês puderam perceber, eles levaram para o lar. E o benefício disso tudo é incontestável para toda a sociedade”, comentou Eliane.
O Proerd é um programa criado nos Estados Unidos e que se desenvolveu no Brasil com o objetivo primordial de atuar na prevenção do uso de drogas. No Rio Grande do Sul ele tornou-se Lei Estadual (nº 13.468) em 15 de junho de 2010. Em Campo Bom tem 14 anos de história ajudando as crianças a desenvolverem sua auto-estima, lidar com o estresse, reconhecer e resistir às pressões que a influenciarão a experimentar drogas. De uma forma geral, o Programa ajuda aos pequenos jovens a tomar decisões responsáveis e respeitosas em sua vida. Neste ano foram 10 encontros com alunos do 5º ano das escolas municipais, estaduais e particulares, com um Policial Militar devidamente fardado e qualificado como educador do Proerd. Para a pequena Caroline Celistre, 10 anos, foi um período muito proveitoso. “Adorei participar do Proerd, achei bem legal. Entre as coisas que aprendi e vou levar para a minha vida é que a gente não precisa de drogas para ser uma pessoa diferente”, disse a aluna da Escola Santos Dumont.

Prefeito faz homenagem aos anjos “da nossa guarda”

Durante seu discurso, o prefeito Faisal fez uma fala especial aos policiais, ressaltando em especial o trabalho que a soldada Vera Cristina de Oliveira tem feito ao longo dos anos nas escolas durante os encontros do Proerd. “Mais do que nunca, eu preciso falar do quão prazeroso foi para a Administração Municipal conviver todos estes anos com a Brigada Militar de Campo Bom. Nada mais do que uma homenagem ao capitão Veríssimo e demais soldados por todas as dificuldades que eles vivem. Vocês, pais e mães, sabem como é difícil chegar no final do mês e não ter salário ou ter o salário parcelado, tendo que pagar aluguel, levar alimentação para dentro de casa e ainda ter que cuidar e zelar pela comunidade campo-bonense. São homens e mulheres que tem que ser tratados com um diferencial muito grande, por colocarem suas vidas em risco diariamente, enfrentando uma situação desigual, enfrentando marginais e tantas outras pessoas que causa danos à população. Pessoas que precisam ser reconhecidas por nós e que são os anjos da nossa guarda”, enfatizou Faisal, pedindo palmas aos policiais.

Premiações

Durante a solenidade, os participantes receberam certificados e os alunos que mais se destacaram no Proerd, receberam da Escola de Educação Profissional Olímpio um curso kids inteiramente gratuito de informática. Veja abaixo os premiados:

Escola Esperança, turma 51
Camila Cardoso
Yasmim Caroline Dalpias
Ketlin Carolaine dos Santos

Escola Esperança, turma 52
Nicole Bofe
Wesley Rafael
Sofia Schimitz

Escola Duque de Caxias, turma 51
João Vitor da Silva
Júlia Gabrieli da Silva
Marcos Daniel da Silva

Escola Duque de Caxias, turma 52
Ágatha Luciana Dias
Thauane Souza
Gabriela da Silva

Escola Genuíno Sampaio, turma 51
Vinícius Ramos
Thalia Trindade
Philipe Damaceno

Escola Genuíno Sampaio, turma 52
Ellen Utzig Gonçalves
Júlia Beatriz Lemos
Wiliam Mateus da Silva

Escola Morada do Sol
Nicolas Kauã
Yago Eduardo
Gabriel Correa Brum

Escola Octacílio Fauth
Priscila Barbosa Da Silva
Vitor Rafael Maciel
Wellington Ezequiel

Escola Santos Dumont, turma 51
Gustavo Bulegon
Pedro Henrique Soeiro
Samuel Jung

Escola Santos Dumont, turma 52
Abiézer Pereira domingos
Maria Eduarda Sperafico Carlos
Nichele Fernanda Da Silva

Redações destaque
Escola Esperança
Manoela dos Santos Flor
Escola Santos Dumont
Maria Eduarda Felix
Escola Otacílio Fauth
Samara Machado Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário