Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2015

Alexandre prestigia lançamento de Frente Parlamentar na Assembleia


Na tarde de terça-feira, 30, o presidente da Câmara de Vereadores Alexandre Hoffmeister, representou o legislativo campo-bonense na Assembleia Legislativa em Porto Alegre, no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Produtivo e da Indústria Gaúcha e Brasileira. O evento contou com a presença do vice-governador José Paulo Cairoli, secretários de estado, deputados, prefeitos, vereadores e representantes de entidades e associações de classe do setor industrial.
A Frente Parlamentar será presidida pelo deputado estadual João Fischer, proponente da proposta de criação da mesma. Além de Fischer, o presidente em exercício da Fiergs, Carlos Alexandre Geyer, o vice-governador Cairoli e o presidente da Assembleia Legislativa Edson Brum, também fizeram o uso da palavra e destacaram a importância da Frente Parlamentar para que o Estado seja competitivo na área industrial e alcance resultados satisfatórios.
Alexandre também valorizou a iniciativa da Frente Parlamentar. “A indústria tem muito valor para nossa cidade, nossa região e Estado. A Frente Parlamentar será mais uma forma de defendermos os interesses de empresários e, por consequência, de suas empresas e funcionários”, disse Alexandre. (Fonte: Imprensa CMCB – Foto: Cássios Schaab)

Caminhar Faz Bem completa dois anos e terá mais uma edição neste sábado


No sábado (4), ocorre a primeira edição do Caminhar Faz Bem de julho, mês em que o programa completa dois anos. Desde julho de 2013, o Caminhar Faz Bem estimula na comunidade a prática de exercícios e cuidados com a saúde, promovendo uma caminhada em grupo ao longo dos 6,4 km do anel central da ciclovia. A atividade deste sábado, terá início às 9h, com medição de pressão arterial, na Estação Saúde (Avenida dos Estados, s/nº, Genuíno Sampaio) e sessão de alongamento antes de começar o percurso, às 9h30min.Organizada quinzenalmente pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) com o acompanhamento de profissionais de saúde e educadores físicos a finalidade do programa é mostrar que a prática regular da caminhada pode melhorar significativamente a saúde, trazendo benefícios para o humor e autoestima, melhorando também a circulação.
Dicas para a caminhada
Para participar é sugerido comparecer ao ponto de largada alguns minutos antes vestindo roupas leves e tênis confortável. As pessoas podem se juntar ou abandonar o exercício em qualquer trecho do percurso, seguindo no seu ritmo e condicionamento. A caminhada deve durar cerca de uma hora e 20 minutos e, em caso de chuva, será cancelada. Mais informações: 3598 8600, ramal 8742. (Fonte: Imprensa PMCB)

Cerca de 80 pessoas se formam nos cursos de informática básica


Utilizar o computador começou a fazer parte da vida de cerca de 80 campo-bonenses que aproveitaram o curso de Informática Básica para a Comunidade oferecido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), para se qualificar. Agora, com conhecimento em informática, eles receberão o certificado de conclusão de curso em cerimônia que ocorrerá na próxima terça-feira, 7, às 19h, no auditório Marlise Saueressig do Centro de Educação Integrada (CEI). As qualificações oferecidas gratuitamente aos campo-bonenses visam fomentar a inclusão digital na comunidade, estimulando o aprendizado de quem ainda não teve a oportunidade de conhecer o universo digital. Os cursos são divididos em três módulos: Básico, Intermediário (voltado para apresentações e planilhas) e Explorando os Recursos da Web 2.0 (direcionado a pesquisas e redes sociais). As aulas ocorreram semanalmente nos laboratórios de informática das escolas e em telecentros, com carga horária total de 30 horas.
Neste semestre, cerca de 80 pessoas, de 14 a 76 anos de idade, concluíram as capacitações e se somam às mais de 1.500 que participaram do projeto desde 2009, quando o mesmo foi implantado. Os cursos de informática integram o programa Inclusão Digital - Faço parte dessa Rede, sob execução da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e que essa semana foi considerado um dos 12 melhores do Mercosul conforme premiação concedida pelo instituto Paulo Freire, da Argentina pelo Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (Pasem), que reconhece iniciativas inovadoras em práticas digitais. (Fonte: Imprensa PMCB - Foto: Bruna de Bem)

Vereadores aprovam incentivo para empresas participarem da Francal


Na segunda-feira, 29, na sessão ordinária, os vereadores de Campo Bom aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei enviado pelo Executivo que autoriza a concessão de auxílio para a participação de empresas da cidade na edição 2015 da Francal, Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, que ocorre na próxima semana em São Paulo. No total, o Executivo concederá auxílio de R$ 40.050,00 para até quatro microempresas e empresas de pequeno porte.
Foram aprovados também o projeto que abre créditos especiais, o projeto que cria cargos em diversas áreas e o projeto que autoriza a participação de servidores no seminário regional de apoio ao setor educacional, o Mercosul-Pasem.

Moções

Na ordem do Dia, os vereadores também aprovaram três moções de apoio. De autoria do vereador Jair Wingert, a moção 018/2015 encaminhada ao Senado Federal, solicita a aprovação do projeto de lei do senador Romário Faria que cria a Política Nacional de Conscientização a Orientação sobre o Lúpus. Os vereadores Valter Lemos Jr. e Victor Souza, apresentaram moção em apoio ao projeto de lei do deputado João Derly que dispõe sobre a duração da jornada máxima de trabalho das operadoras de telemarketing e teleatendimento. De autoria de todos os vereadores, a moção 19 que será enviada para as câmaras de vereadores dos municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos e para a Assembleia Legislativa, dispõe sobre a inclusão de meta nos planos municipais e no plano estadual de educação garantindo educação ambiental nas respectivas redes de ensino.

 Requerimentos

Os vereadores também apreciaram e aprovaram o requerimento do vereador Jair Wingert que solicita ao Executivo que estude a possibilidade de desenvolver projeto para colocar profissionais de educação física nos finais de semana nas academias ao ar livre do município. Também foram aprovados os requerimentos do vereador Paulo Tigre que sugere ao Executivo a elaboração de projetos de lei para a divulgação na internet de alvarás de funcionamento de estabelecimentos da cidade e também para tombamento da Igreja do Relógio, situada na Avenida Brasil. (Fonte: Imprensa CMCB – Foto: Cássios Schaab)

Confiança da indústria tem queda de 4,9% em junho

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) recuou 4,9% em junho, em relação a maio, ao passar de 71,6 para 68,1 pontos. Quanto mais baixo o índice em relação a 100 pontos, maior é o pessimismo das empresas da indústria quanto à situação atual e à intenção de novos investimentos.
A pesquisa sobre o ICI, feita em 1.200 empresas industriais em todo o país, objetiva orientar o governo e líderes empresariais em relação à tomada de decisões sobre a política econômica e sobre negócios.
Segundo o superintendente adjunto para Ciclos Econômicos da FGV, Aloisio Campelo Jr, o resultado da pesquisa sinaliza que, entre março e junho, “a indústria de transformação enfrentou mais um trimestre de queda da produção e de margens de lucro comprimidas”.
Segundo ele, embora os indicadores que retratam a situação presente dos negócios estejam caindo mais fortemente em junho, “chama atenção a piora das expectativas, levando a um elevado grau de pessimismo em relação ao horizonte de três a seis meses”.

A queda do ICI em junho atingiu 9 dos 14 principais segmentos acompanhados pela pesquisa. O Índice da Situação Atual (ISA), um dos componentes da pesquisa, caiu 5,6%, atingindo o menor nível da série mensal iniciada em outubro de 2005 (70,4 pontos). Outro elemento da pesquisa - o Índice de Expectativas (IE) - recuou 4,2%, passando a 65,8 pontos. (Fonte: Agência Brasil)

Vereadores presenteados com livro adventista

Na sessão de segunda-feira (29), o vereador Jair Wingert (PSB) presenteou os demais vereadores campo-bonenses com exemplares do livro “Viva com Esperança”, um best seller editado pela Casa Publicadora Brasileira. A obra que circula o mundo é um presente dos Adventistas do Sétimo Dia. No Brasil já foram distribuídos mais de 16 milhões de exemplares. O vereador destacou na tribuna que o livro é uma bússola que aponta o caminho da saúde, do equilíbrio físico e mental e sobretudo espiritual. “Quanto você pagaria para conhecer os segredos do bem estar? Ter ótima saúde é algo que todos nós desejamos, mas infelizmente a maioria das pessoas só percebe isso depois que perdeu. Este livro que estou presenteando meus colegas vereadores mostra maneiras simples de evitar assassinos crônicos como câncer, diabetes, problemas cardíacos e obesidade. Neste livro os colegas vão descobrir os benefícios da boa nutrição para o corpo e mente, além disso encontraram a fórmula para aumentar a resiliência e verão como o amor e o perdão restauram o coração. Se colocarmos em prática o que está escrito neste livro vamos nos surpreender com os resultado”, destaca Wingert.

O livro Viva com Esperança tem como autores Mark Finley, teólogo e conferencistas de renome mundial, e Dr. Peter Landless, escritor e cardiologista renomado junto ao Hospital da Universidade de Loma Linda na Califórnia (EUA).

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Diversas formas de amor vão encantar o público durante o Tributo a Campo Bom

No mês de junho, Campo Bom comemora 56 anos de instalação político-administrativa, por isso a Escola de Arte-Educação (EAE) vai presentear a comunidade com uma linda homenagem à cidade. Com o tema Amar é ......o Tributo a Campo Bom ocorre nesta quinta-feira, 2, às 19h, no teatro do Centro de Educação Integrada (CEI) e promete mostrar no palco diferentes formas de amor, expressas por meio de apresentações musicais. Cerca de 200 alunos de diferentes oficinas da EAE sobem ao palco para o musical que terá cerca de 75 minutos de duração.  Em Amar é... a protagonista Júlia é uma jovem que descobrirá o amor em suas viagens pelo mundo. Em sua caminhada, resgatará culturas e o folclore dos locais, descobrindo em cada um, as diversas formas de amor: pelos pais, natureza, entre casais e pelo lugar onde mora, Campo Bom. A coordenadora da EAE, Sandra Volkmer, promete um espetáculo leve. “Os integrantes das oficinas vão mostrar as diferentes possibilidades que o tema pode oferecer, permitindo que os participantes expandam seus conhecimentos e as possibilidades da música e da dança”, explicou ela, que há cinco anos coordenada o Tributo a Campo Bom.
Amar é...

O título Amar é..., faz referência a um sucesso dos anos 80 que recebe o mesmo nome. A neozelandesa Kim Grove foi quem criou as famosas figurinhas de Amar é... que estampavam um casal em seus diversos momentos de alegria e demonstrações de amor, ressaltando que esse sentimento pode estar nas pequenas coisas da vida, mensagem que também será deixada pelos alunos da Escola de Arte-Educação durante o musical. (Fonte: Imprensa PMCB – Foto: Pâmela Foster)

Campanhas IPTU Dá Sorte e Comprar Aqui é Sempre Bom já têm ganhadores

A manhã de sábado, 27, foi dedicada ao sorteio de dezenas de prêmios para os campo-bonenses no Largo Irmãos Vetter. Foram conhecidos os vencedores das campanhas IPTU Dá Sorte - realizada pela Secretaria Municipal de Finanças para aqueles que pagaram o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com 15% de desconto - e a Comprar Aqui é Sempre Bom, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) para os consumidores que trocaram seus cupons fiscais por cautelas da campanha. Ao todo, 41 prêmios foram sorteados nas duas campanhas, entre eles, dois carros zero quilômetro.
Quem compareceu ao Largo ficou na torcida para ganhar. Foi o caso da industriária Vera Gonçalves, 54 anos, que estava concorrendo nas duas campanhas. “Sempre participo, pois acho uma boa oportunidade para nós, moradores, que consumimos na cidade e pagamos em dia o IPTU”, explicou a moradora do bairro Cohab Sul. Participaram da campanha IPTU Dá Sorte oito mil pessoas que pagaram o imposto de sua residência à vista até o dia 29 de janeiro deste ano e que além de ganharem os 15% de desconto, concorreram a dez prêmios, entre eles um carro zero quilômetro, máquinas de lavar e notebook.
Já a premiação da campanha Comprar Aqui é Sempre Bom foi dedicada aos moradores que trocaram suas notinhas do comércio e de serviços por cautelas que deram direito ao sorteio de 25 prêmios, como splits, tablets e microcomputadores, entre outros. Foram 460 mil números concorrentes aos 25 prêmios. A campanha de troca de notinhas contou com um aditivo especial, com o sorteio de um carro zero quilômetro pela campanha Nos Passos da Sorte, com foco nas compras realizadas durante a Festa do Sapato que encerrou dia 14 de junho. Nos Passos da Sorte, cada R$ 35 em compras feitas de 20 de janeiro a 14 de junho nas lojas credenciadas à campanha concorreram a um número. Ao todo, foram 77 mil números concorrentes ao veículo que saiu para uma consumidora de Porto Alegre.
Quem foi ao Largo no sábado, pode também concorrer a cinco prêmios instantâneos, entregues na hora para quem ficou até o final do evento como fez o operador de empilhadeira Antônio Prestes, 45, que levou pra casa (na Vila Rica) uma TV LCD 32’’ . “Fiquei feliz por ter ganhado, é meu presente de aniversário”, comemorou, anunciando que participa todos os anos da campanha e que havia feito aniversário um dia antes da premiação.
A entrega dos prêmios das campanhas Comprar Aqui é Sempre Bom e Nos Passos da Sorte, ocorrerá no dia 16 de julho, às 17h, no andar térreo do Centro Administrativo Municipal. Já os prêmios referentes ao IPTU Dá Sorte não têm ainda data definida para serem entregues.

Mais sorteios vêm por aí
A campanha IPTU Dá Sorte também prevê uma segunda premiação que é destinada a quem pagou o IPTU 2015 com 7% de desconto à vista (até o dia 27 de fevereiro) e para os que optaram pelo parcelamento e pagaram as parcelas em dia. Para estes, que concorrem automaticamente, o sorteio será dia 9 de janeiro de 2016 e terá dez prêmios, entre eles, uma motocicleta zero quilômetro.

Neste mesmo dia, a campanha Comprar Aqui é Sempre Bom terá sorteio de 33 prêmios. Quem ainda não trocou as notas por cautelas pode fazê-lo de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h30min, no setor de protocolo da Prefeitura. Cada R$ 70,00 em notas de produtos ou R$ 35,00 em notas de serviços valem um número para concorrer. (Fonte: Imprensa PMCB – Foto: Bruna de Bem)

Arraial de Campo Bom foi marcado pela música, comidas típicas e brincadeiras

Milhares de pessoas passaram pelo Largo Irmãos Vetter no último final de semana, durante o Grande Arraial de Campo Bom, uma festa realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), feita para celebrar a diversidade da cultura brasileira. Entre comidas e brincadeiras típicas de festas juninas, um público formado por pessoas de todas as idades aproveitou o evento, alguns inclusive vestidos a caráter, com vestimentas de caipira ou com a tradicional pilcha. O evento iniciou no sábado, 27, com a esquete teatral do Casamento Caipira, encerrando com o show de Joel Carlo e Banda Flor da Serra e o grupo musical GDO. Já o domingo, 28, foi animado pela Quadrilha Comunitária e os shows de Ismael Ferraz e a Banda Eccos. Grupos de dança gaúcha das escolas municipais também fizeram apresentações durante os dois dias do evento.
Em cada lugar do País, as festas juninas são comemoradas de uma forma diferente. No Rio Grande do Sul, é típico vestir trajes gaúchos, como a pilcha e os vestidos de prenda. Comer pinhão também é algo peculiar das festas gaúchas e esse, assim como outros quitutes típicos que não faltaram na festa, por exemplo, a pipoca e a rapadura. Quem se deliciou com tudo isso foi a pequena Kauana Ohlveiler, 9 anos, que foi ao Grande Arraial vestida de noivinha caipira. “Escolhi uma roupa bem diferente, pois eu adoro as festas juninas”, explicou a estudante do 4º ano da escola La Salle. Já a moradora de Novo Hamburgo, Isabel Seefeldt, 40, aproveitou para curtir o evento ao lado de sua família. “Foi a primeira vez que viemos ao Arraial, foi uma festa muito boa, para toda a família”, salientou ela, que estava acompanhada de seus dois filhos, Eduardo, 7, e Mariana, 9.
O Grande Arraial começou com um divertido Casamento Caipira, encenado por atores da comunidade, todos integrantes da oficina de teatro da Escola de Arte-Educação (EAE). Louca para casar, a noiva percorreu a ciclovia em sua bicicleta para chegar ao casamento, que ocorreu no palco do Largo Irmãos Vetter, com a presença de milhares de convidados. Nesse ano, a música e a integração com o público foram características marcantes da esquete teatral. Durante a encenação, personagens cantaram e tocaram músicas que embalaram o casamento. Após o ‘sim’ dos noivos, os personagens chamaram o público para dançar em uma grande festa.

No domingo, foi a vez da Quadrilha Comunitária agitar o público. Os voluntários participantes dançaram as canções típicas caipiras, fizeram trenzinho comandado pelos noivos, entre outras brincadeiras. O casal Maura e Lauro Grings, 65 e 62 anos respectivamente, participa da quadrilha do Arraial há seis anos. “Participar disto vale a pena, pois é uma forma de integrar a comunidade, dos mais velhos às crianças”, destacou Lauro Grings, que é morador do bairro Imigrante. Tradicionais nos arraiais de Campo Bom, os shows das bandas de sertanejo e vaneira colocaram o público para dançar. Durante o Arraial, Ismael Ferraz, Joel Carlo e Banda Flor, Banda Eccos e GDO subiram ao palco do Largo. (Fonte: Imprensa PMCB – Foto: Bruna de Bem)

Projeto de inclusão digital de Campo Bom será premiado na Argentina

Campo Bom está entre os 12 melhores projetos do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai inscritos no Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (Pasem) e estará em Buenos Aires nos dias 6 e 7 de julho para receber o prêmio Paulo Freire, que reconhece iniciativas inovadoras em práticas digitais. O projeto premiado, Inclusão Digital - Faço parte dessa Rede, concorreu com 258 inscritos e ficou entre os 12 melhores, quatro deles do Brasil, sendo Campo Bom o único do RS. Segundo a titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Eliane dos Reis, trata-se da sétima premiação internacional obtida pela rede municipal de ensino nos últimos seis anos. Além do destaque do Pasem, o projeto que representa o RS na Argentina já recebeu prêmios como o do Sindifisco (2012), Construindo a Nação (Sesi, em 2013) e Inep/Mec (em 2014).  “Este concurso é organizado por um instituto de renome, o que nos enche de alegria e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. As crianças hoje estão muito inseridas no mundo digital, e precisamos acompanhar esta evolução. Por isto aliamos o uso de ferramentas tecnológicas ao ensino e estimulamos nossos alunos, indo além sala de aula", comemora a secretária.

O projeto Inclusão Digital - Faço parte dessa Rede, insere no município desde 2009, políticas de inclusão digital e projetos voltados a essa proposta. O W-Campo Bom, que é a internet sem fio de acesso gratuito em toda a cidade, é um deles. Soma-se à essa política a implantação de laboratórios de informática em todas as escolas, instalação de lousas interativas (quadros  negros digitais) e mesas educativas nas escolas; projetos educacionais com o uso de tecnologias envolvendo alunos e professores e cursos de informática gratuitos para a comunidade. São exemplos práticos dessa rede digital nas escolas, projetos como o jornal digital TOQE (Escola Presidente Vargas), Jornal da Escola (Escola D. Pedro II) e a revista eletrônica Mistureba, nas quais os alunos utilizam as tecnologias disponibilizadas pelas escolas para realizar coberturas jornalísticas. Os projetos Peri e Ecoweb, ambos premiados internacionalmente, também são embasados no uso de tecnologias disponibilizadas pela secretaria de Educação. No Peri, os alunos criaram um sistema que informa os moradores da comunidade escolar sobre cheias no arroio Peri; e no Ecoweb, registram os estudos sobre meio ambiente com celulares e tablets. (Fonte: Imprensa PMCB - Foto: Bruna de Bem)