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segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Arezzo se transforma em laboratório de curso de Engenharia da Produção da Feevale

Aulas práticas de projeto da Universidade Feevale em parceria com a empresa iniciam nesta terça (6)
Nesta terça-feira (6), a partir das 10h30, iniciam as aulas práticas do curso de Engenharia da Produção, da Universidade Feevale, dentro das instalações da Arezzo&Co, em Campo Bom. Uma parceria entre a Instituição e a empresa calçadista resultou na transformação do parque fabril em um verdadeiro laboratório prático para os alunos da disciplina de Planejamento e Controles da Produção I do curso de graduação.
De acordo com Felipe Morais Menezes, professor da disciplina e coordenador do curso, o objetivo dessa iniciativa é fazer com que os acadêmicos experimentem na prática o que aprendem na teoria. “A empresa apresentou algumas demandas internas referentes ao processo produtivo e o desafio dos estudantes será propor soluções para essas necessidades com base nas aulas teóricas. Além disso, levaremos uma visão diferente para a empresa, propondo soluções que muitas vezes não são pensadas por quem já está envolvido no processo produtivo”, salienta. Com isso, segundo ele, será possível aproximar alunos e empresa, gerando aprendizagem através da solução de problemas.
Processo de aprendizagem
Dentro da proposta do projeto, baseado nas metodologias ativas, tanto da Universidade quanto da empresa são fundamentais para garantir a aprendizagem dos estudantes. Em suma, a Feevale entra com o embasamento técnico para a experimentação prática, por meio da orientação do professor para a seleção dos desafios, análises in loco, tutoria em sala de aula para o desenvolvimento de propostas e análise técnica e processual para implantação da solução. Já a Arezzo&Co abre suas portas, oferecendo um banco de desafios para melhorias na produção, com a apresentação dos problemas de produção, recepção da turma para análises in loco, disponibilização de informações para desenvolvimento das propostas e análise técnica e de viabilidade das propostas para a implantação das soluções.
Para a realização da atividade, são passados três desafios para a turma de 47 estudantes que é dividida em nove grupos. Cada três grupos trabalham um desafio, sempre visando à melhoria nos processos produtivos da empresa. O desafio 1 baseia-se em identificar oportunidades na linha de produção no que tange o balanceamento das operações e eficiência dos postos de trabalho. Já o desafio 2, busca propor melhorias para a redução de perdas no processo visando a redução do lead-time e melhoria da qualidade. Por fim, o desafio 3 visa analisar o fluxo produtivo e propor melhorias para garantir lotes completos no final do processo.
Sobre as metodologias ativas de ensino
As metodologias ativas estão em evidência no ensino, por estimularem a participação direta do aluno em seu processo de aprendizagem. Desde 2013, a Universidade Feevale vem investindo através de seu Programa de Formação Continuada de Docentes, no sentido de que os professores se sintam apropriados para utilizarem as metodologias ativas nas práticas de sala de aula. Na Feevale, alunos de todas as áreas já estão tendo a experiência com as metodologias ativas.
Características das metodologias ativas
- Demandam e estimulam a participação do aluno;
- Respeitam e estimulam a liberdade de escolha do aluno diante dos estudos e atividades a serem desenvolvidas;
- Valorizam e se apoiam na contextualização do conhecimento;
- Estimulam as atividades em grupos;
- Promovem a utilização de múltiplos recursos;
- Promovem a competência de socialização do conhecimento.

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