Páginas

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Produtores rurais aprendem processamento de frutas


Frutas e legumes viram produtos diferenciados
Foto: Emily Schwan
Durante esta semana, pequenos agricultores e artesãos campo-bonenses estão descobrindo ainda mais utilidades para as frutas e verduras que produzem. É que a Prefeitura, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) está promovendo o curso de processamento de frutas, que ensina métodos de produção de geleias, compotas, frutas em calda, schimier e cristalização (frutas cristalizadas). As receitas estão sendo realizadas por cerca de 15 agricultoras e artesãs, orientadas pela nutricionista Marjana Favin, do Senar.
De forma gratuita, a capacitação está ocorrendo das 8h às 12h e das 13h às 17h em uma propriedade no bairro Barrinha. Para Marjana, o curso é uma troca de experiências. “Enquanto  oriento acabo aprendendo, elas já chegam sabendo algumas coisas. Esse curso cria uma integração social, torna os participantes mais ativos e possibilita uma inserção no mercado de trabalho” explica a nutricionista que busca o reaproveitamento das frutas e verduras, já que cascas de banana, pêssego, laranja e chuchu também viram produtos nas mãos das participantes.
 A capacitação foi organizada de forma que 30% do tempo seja utilizado em teoria, com materiais disponibilizados pela Senar e 70% de prática, com frutas e verduras que os produtores escolheram. Para Adélia Strack, 53 anos, o curso é uma possibilidade de vender e aproveitar os produtos em casa. “A minha família expõe produtos na feira do agricultor, mas não tínhamos esse tipo de mercadoria. Agora poderemos alcançar mais clientes e melhorar as vendas, além de aproveitar essas delicias em casa também”, conta a moradora do bairro Quatro Colônias. O curso iniciou segunda-feira, 26 e se encerra hoje,  28, quando as participantes poderão dividir os produtos.

A Pectina

Uma lição muito valiosa foi passada às participantes neste curso. A orientadora explicou sobre a Pectina, substância contida em cascas de frutas e verduras que possuem sementes, principalmente maçã, laranja e maracujá. Esta substancia possui o poder gelificante, ou seja, é capaz de formar gel quando entra em contato com açúcar. As participantes aprenderam a usar a Pectina como espessante nos alimentos produzidos no curso.

Feira do Agricultor

Alguns participantes do curso expõe na Feira do Agricultor, que ocorre todos os sábados e comercializa produtos vindos direto da horta dos produtores campo-bonenses, como flores, frutas, verduras, temperos, pães, cucas e artesanato. A Feira é promovida pela Prefeitura e ocorre na Avenida dos Estados, 150, esquina com a Rua das Olimpíadas, próximo ao Parcão. (Fonte: Imprensa PMCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário