Páginas

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Vereador Jair Wingert na luta contra o câncer de mama


Wingert entrega laço rosa a Hoffmeister (Foto: Divulgação)
O vereador Jair Wingert (PSB) tem sua caminhada pautada em algumas bandeiras de lutas, entre elas a da prevenção ao câncer, patologia que anualmente mata milhares de pessoas no mundo inteiro. Na segunda-feira (5), Wingert entregou a todos os vereadores, assessores e funcionários do Legislativo o “laço cor de rosa”, símbolo da campanha de prevenção ao câncer de mama, Outubro Rosa. O vereador também esteve no gabinete do presidente da Câmara, Alexandre Hoffmeister, entregou o laço rosa e destacou a importância da campanha.
Na Tribuna da Câmara, Jair Wingert fez um discurso forte, destacando a relevâncias das ações preventivas e da ampliação das políticas públicas em defesa da saúde da mulher. O vereador alertou que o Rio Grande do Sul é o estado com maior índice de câncer de mama e que o caminho é a prevenção através de exames como mamografia e a consulta anual ao ginecologista e autoexame das mamas. O vereador alertou ainda sobre o câncer de colo do útero, outra mazela, e que o exame pré-câncer deve ser realizado também todos os anos.
Jair Wingert que sempre esteve engajado nesta causa realizando campanhas e palestras, salientou que este ano 57 mil casos de câncer de mama serão diagnosticados no Brasil e 14 mil mulheres vão a óbito este ano em função do câncer. “Precisamos avançar mais em políticas de prevenção. Prevenir ainda é o caminho. O câncer de mama diagnosticado de forma precoce aumenta em 95% as chances de cura. Campo Bom investe forte na prevenção, bem como, no apoio e tratamento das pacientes que já estão com a doença. Uma resolução baseada nos EUA e que o Brasil adotou de forma equivocada na qual determina que a mulher faça a mamografia a partir dos 50 anos. Não podemos nos basear na realidade dos EUA e da Europa, mas graças a Deus, o prefeito Faisal Karam demonstrando vontade política, determinou que os exames sejam feitos em campo-bonenses a partir dos 40 anos”, destaca Wingert. “Se existe casos na família, a mulher deve estar sempre vigilante. Não podemos dar chances ao azar. Os homens devem incentivar sua, companheiras, filhas, familiares, amigas a manter os exames em dia e visitar anuamente o ginecologista. Além do exame pré-câncer, mamografia, visita ao médico a mulher deve fazer o autoexame das mamas”, conclui o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário