Páginas

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Fábrica do Grupo Arezzo se transforma em laboratório de curso de Engenharia de Produção da Feevale



Em parceria inovadora, aulas práticas de projeto da Universidade Feevale iniciaram terça-feira (6) dentro de parque fabril da empresa


Na manhã de terça-feira (6), alunos do curso de Engenharia de Produção da Universidade Feevale iniciaram aulas práticas dentro das instalações do Grupo Arezzo, em Campo Bom. Uma parceria inovadora entre a Instituição e a empresa calçadista resultou na transformação do parque fabril em um verdadeiro laboratório prático para os alunos da disciplina de Planejamento e Controles da Produção I do curso de graduação. Por meio dela, os acadêmicos farão coletas de dados e de informações dentro de uma das fábricas do Grupo Arezzo, levantando problemas e, no final do semestre, sugerir soluções.
De acordo com Felipe Morais Menezes, professor da disciplina e coordenador do curso, o objetivo dessa iniciativa é fazer com que os acadêmicos experimentem na prática o que aprendem na teoria. “A empresa apresentou algumas demandas internas referentes ao processo produtivo e o desafio dos estudantes será propor soluções para essas necessidades com base nas aulas teóricas. Além disso, levaremos uma visão diferente para a empresa, propondo soluções que muitas vezes não são pensadas por quem já está envolvido no processo produtivo”, salienta. Com isso, segundo ele, será possível aproximar alunos e empresa, gerando aprendizagem através da solução de problemas.
Para o diretor industrial do Grupo Arezzo, Cisso Klaus, muito se fala em integração das empresas com a sociedade, mas na prática pouco é feito. “O que estamos fazendo é justamente promover essa aproximação, uma vez que a única maneira das empresas se desenvolverem e, consequentemente fomentarem a economia, é estando integradas à comunidade onde estão inseridas. Para isso, firmamos parceria com a Universidade Feevale, a fim de integrar conhecimentos teórico e prático para beneficiar a todos os envolvidos”, ressalta.
Renan Machado Rollof, de 25 anos, é aluno do curso de Engenharia de Produção da Universidade e atua no projeto. “No decorrer do curso tivemos todo o embasamento teórico que agora estamos tendo a oportunidade de colocar em prática em uma empresa como a Arezzo. Já conseguimos identificar alguns pontos e nossa expectativa é de propor melhorias que auxiliem no processo produtivo”, aponta. Segundo o estudante, trata-se de uma excelente oportunidade para conhecer o dia a dia da área, além de proporcionar uma nova visão e novos conceitos.
Processo de aprendizagem
Dentro da proposta do projeto, baseado nas metodologias ativas, tanto da Universidade quanto da empresa são fundamentais para garantir a aprendizagem dos estudantes. Em suma, a Feevale entra com o embasamento técnico para a experimentação prática, por meio da orientação do professor para a seleção dos desafios, análises in loco, tutoria em sala de aula para o desenvolvimento de propostas e análise técnica e processual para implantação da solução. Já o Grupo Arezzo abre suas portas, oferecendo um banco de desafios para melhorias na produção, com a apresentação dos problemas de produção, recepção da turma para análises in loco, disponibilização de informações para desenvolvimento das propostas e análise técnica e de viabilidade das propostas para a implantação das soluções.
Para a realização da atividade, são passados três desafios para a turma de 47 estudantes que é dividida em nove grupos. Cada três grupos trabalham um desafio, sempre visando à melhoria nos processos produtivos da empresa. O desafio 1 baseia-se em identificar oportunidades na linha de produção no que tange ao balanceamento das operações e eficiência dos postos de trabalho. Já o desafio 2 busca propor melhorias para a redução de perdas no processo visando à redução do lead-time e melhoria da qualidade. Por fim, o desafio 3 visa analisar o fluxo produtivo e propor melhorias para garantir lotes completos no final do processo.
Assinatura de convênio
Na ocasião também foi formalizada a parceria entre Arezzo e Universidade Feevale para a realização do módulo de Reparos em Calçados do projeto Pró-Fábrica. Nesse projeto, calçados doados pela empresa são consertados por acadêmicos da Instituição e repassados para a Fábrica da Cidadania, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Novo Hamburgo. “É uma iniciativa onde todos ganham: a Universidade, que possibilita a aplicação prática do conhecimento teórico para os alunos; a empresa, que pode repassar calçados que não terão mais utilidade; e as comunidades carentes, que recebem doações de boa qualidade”, afirma o professor Roberto Affonso Schilling, líder do projeto. (Fonte: Imprensa Feevale – Foto: Jauri Belmonte/Feevale)

Nenhum comentário:

Postar um comentário