Páginas

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Novo trecho da ciclovia é projetado para ter túnel verde

A ciclovia de Campo Bom, conhecida pela sua estrutura e paisagem, está maior, chegando a 22 quilômetros de extensão. O novo trecho de dois quilômetros na Avenida dos Municípios, entre as avenidas Independência e Intermunicipal, foi inaugurado sábado, 3, e segue os padrões do Anel Central, contando com pergolados, totens, canteiros de flores e sinalização. O diferencial desse trecho, que promete ser um dos mais bonitos da cidade, serão os flamboyants já plantados e que em poucos anos deverão se transformar em um túnel verde e colorido. “Tenho certeza que daqui a uns três ou quatro anos, quando os flamboyants de hoje estiverem altos e passarmos por esse espaço, iremos nos encantar com a beleza desse trecho", frisa o prefeito Faisal Karam, que pede ajuda da comunidade para zelar e preservar as 360 mudas da árvore que já adornam o local entregue oficialmente à comunidade em uma solenidade com a participação de diversas autoridades.
O novo trecho, que atende quase toda a avenida, amplia em 10% a extensão da ciclovia de Campo Bom e já está sendo usufruído pela comunidade, principalmente os moradores da Grande Operária e Porto Blos, que aprovaram a obra. “Essa ciclovia está muito linda e é ótima para quem anda de bicicleta. Também oferece mais segurança para quem passa por esse trajeto”, conta a moradora do bairro Operária, Rubia Becker, 35 anos. Ela se juntou ao grupo de moradores que participaram da caminhada que precedeu a cerimônia de inauguração e que saiu do Parque Municipal do Trabalhador em direção ao início do novo trecho da ciclovia, próximo à Avenida Independência.
Para a ampliação da ciclovia, a Administração Municipal investiu aproximadamente R$ 770 mil em recursos próprios. “Campo Bom é privilegiada pelo espaço que tem e por locais como esse que estamos ampliando a cada dia. Ao longo dos últimos sete anos, forma mais de 6 quilômetros, sem contar investimentos como a iluminação, permitindo segurança, qualidade de vida e atividades de caminhada”, ressaltou o prefeito. A expectativa dele é colocar em prática no próximo ano, o projeto de iluminação de toda a ciclovia que, desde 2011, é iluminada apenas em seu anel central.

Projeto paisagístico, um espetáculo à parte

A primeira ciclovia da América Latina tem seu projeto de arborização concebido com a finalidade de oferecer uma alternância de paisagens e sensações ao longo dos 22 quilômetros de extensão da pista. Se a via já é exemplo em termos de mobilidade urbana, e já encanta por seu paisagismo, o novo trecho promete um espetáculo à parte daqui a alguns anos, quando deve se transformar em um túnel verde e colorido devido aos flamboyants, cujo crescimento é razoavelmente rápido e tem em sua copa longa, uma das floradas consideradas mais lindas do mundo. Para garantir este espetáculo, cada  muda foi plantada com um espaçamento de 10 metros e a uma distância de cerca de dois metros da pista de rolamento da ciclovia. As 360 mudas (com cerca de 1,5 metro cada) receberão as necessárias podas a fim de garantir um crescimento ordenado.  Além do trecho dos flamboyants, a nova pista da ciclovia recebeu mudas de evólvulos (conhecidas como azulzinhas) nas floreiras e tumbergias azuis nos pergolados.
Com o objetivo de promover sensações diferenciadas no percurso de toda a ciclovia na cidade, cada trecho tem uma concepção diferenciada, a fim de garantir paisagens bonitas em todas as estações do ano e diferentes tons para a percepção de quem caminha ou pedala. No trecho da Avenida Emílio Vetter, por exemplo, são os coqueiros que embelezam o caminho. Na Avenida dos Estados, em direção à Avenida Brasil, são os Guapuruvús que fazem sombra, enquanto no trecho mais próximo ao Parcão há Plátanos que a cada inverno promovem um espetáculo de cores graças as suas folhas que caracterizam a região serrana. Já na Avenida Willy Reichert, é o Pau Brasil que ornamenta, sendo que ao longo da via há também trechos mesclados de plantas nativas e ornamentais. (Fonte: Imprensa PMCB – Foto: Pâmela Foster) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário