Páginas

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Seminário para professores abordou a paixão pela profissão e pelo conhecimento

Mayer e a paixão poética no cotidiano do professor
 Foto: Bruna de Bem
Quinta-feira (11) foi dia de aprender e compartilhar conhecimento sobre paixão, educação e como a soma dessas duas forças é capaz de mudar o mundo, no seminário A paixão poética na missão educadora, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de Campo Bom. O evento foi destinado aos professores da rede municipal de ensino, com o objetivo de abrir as atividades do novo ano letivo, inspirar e motivar os educadores de Campo Bom. A palestra foi ministrada por Canísio Mayer, que conduziu momentos de descontração, integração e, principalmente, de reflexão sobre os grandes desafios que os educadores encontram em qualquer lugar do mundo. O seminário foi realizado em dois momentos: na parte da manhã para os educadores da Educação Infantil e à tarde para os de Ensino Fundamental.
A apresentação de Clóvis Soares, aluno do 6º ano da Escola do Centro de Educação Integrada (CEI), abriu o evento, nas duas oportunidades, recitando o poema Essa pessoa sou eu, de autoria do palestrante do seminário. As rimas e melodia do texto interpretado pelo jovem anteciparam o que os professores poderiam esperar do dia. “A poesia está em tudo e o educador é um poeta apaixonado”, declarou Canísio logo que subiu ao palco. Na sua fala, transmitiu os conhecimentos somados na longa carreira profissional, que perpassa caminhos da Filosofia, Teologia da Literatura, para tratar da paixão necessária para o desempenho do papel de professor e fazer a diferença na vida dos alunos. “Precisamos ensiná-los a almejar a imensidão do mar, independente da disciplina que ministramos. O mundo se tornou menor e as fronteiras mais próximas. Podemos ser construtores de pontes ou de muros. O material usado é igual para ambos. O que muda é a nossa decisão diante dessa proposta”, afirmou.
Sérgio Deves tem 43 anos e há 12 é professor de ciências, hoje na escola Lúcia Mossmann (Santa Lúcia) e no Centro Municipal de Educação Ambiental Nestor Weiler (Cemea). Para ele, a profissão é repleta de desafios, mas também maravilhosa, pela oportunidade de dividir os conhecimentos aos jovens, tão sedentos de informação. “Tenho orgulho da minha profissão e sei que é necessário dispor da força de vontade e amor para exercê-la da melhor forma, buscando sempre renovar e melhorar. O seminário foi muito interessante e colabora com esse aprendizado constante”, declarou. A professora do CEI, Cíntia Levi de Faria, concordou. Ela disse que a palestra veio como presente de aniversário, já que hoje completou seus 35 anos de vida. “É muito interessante ver como as ideias de diferentes autores podem ser direcionados para a educação e, consequentemente, no nosso cotidiano em sala de aula”, disse ela.
A professora se referiu a estratégia de Canísio, que apoiou suas afirmações em mensagens de diversos pensadores e sobre diferentes assuntos, tencionando-os para o tema principal do encontro. O filósofo Platão foi uma das referências, ao tratar do “medo da luz”, que representa receios a novos desafios e conhecimentos, comumente enfrentados pelos professores e estudantes no início do ano letivo. Para tanto, acreditar na própria competência, aproveitar as oportunidades de crescimento, evitar a ansiedade e estar aberto ao aprendizado contínuo (sem medo de errar), sempre com o coração aberto às trocas e vivências, são importantes aliados. “O amor provoca revoluções e vocês são mestres capazes de idealizar isso no seu dia a dia, por meio do trabalho. Este é o ano de tornar possível o impossível e de transformar realidades, valorizando e respeitando o profissional e o ser humano que são. O caminho se faz no caminhar, teremos o ano todo para aprender com as novas experiências e transformar realidades”, concluiu. (Fonte: Imprensa PMCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário