Páginas

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Campo Bom passa a contar com seis escolas de turno integral

Fortalecer as práticas educativas escolares e valorizar a formação de um cidadão mais consciente, crítico e participativo na sociedade, trabalhando o sujeito como um todo. É disso que trata o turno integral, uma ação que vem sendo ampliada em Campo Bom e que desde o começo desse mês passou a contar com mais duas unidades escolares. Desde o dia 1 de agosto as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Edmundo Strassburger (Aurora) e Octacílio Fauth (Vila Rica), engrossaram a prática que já fazia parte do cotidiano dos alunos das Emefs Emílio Vetter, Princesa Isabel, Marcos Silvano e Dona Augusta que já funcionam nesta modalidade. Dessa forma a Administração Municipal ampliou o número de escolas atendidas pelo turno integral para seis, beneficiando um total de 798 alunos.
Segundo o prefeito Luciano Orsi, embora esteja dentro do ambiente escolar, o atendimento é diferenciado do turno regular de aula, sem repetir o que a criança já faz na escola, contudo sendo parte integrante do currículo escolar. “Neste período de contraturno, são oportunizados aos nossos jovens momentos ricos de convivência e aprendizagem para que ela possa desenvolver-se e ser feliz. O projeto amplia a permanência dos alunos na escola, fortalece a aprendizagem em áreas como português e matemática e ainda realiza oficinas artístico-culturais, além de atividades esportivas”, define o prefeito.
A titular da Secretaria de Educação e Cultura, Simone Schneider, destaca que a Administração Municipal investiu muito na estrutura física, equipamento e material de apoio, bem como na formação das equipes de professores oficineiros, para que o aluno frequente e goste cada vez mais da escola, além de desenvolver suas potencialidades, num ambiente acolhedor. “As atividades são realizadas pelos professores através de oficinas, organizadas de acordo com o nível e por faixa etária onde a criança tem a oportunidade de vivenciar na prática atividades das várias áreas do conhecimento, complementando e auxiliando na sua formação integral”, ressalta.
O aluno que frequenta a escola de turno integral segue uma rotina diária especialmente organizada para otimizar o tempo que permanece na escola. No turno da manhã frequenta a aula normal, permanecendo para o almoço, faz a higiene e tem o tempo de descanso. Às 13h inicia as atividades da tarde, com o estudo orientado e após isso frequenta duas oficinas. Encerra as atividades com a última refeição (num total de quatro diárias) e, às 16h, está  liberado.
Na Emef Edmundo Strassburger são oferecidas oficinas de Inglês, Produção de texto, Teatro e Recreação, Jogos Matemáticos e Artesanato, Dança, Biblioteca e Hora do Conto, Flauta, Educação Ambiental: Horta e Jardim ,Coral e percussão, Joga Aurora (esportes) e Alfabetização (1º ao 3º ano). Já na Emef Octacílio Fauth os alunos tem a disposição oficinas de Informática, Xadrez, Coral, Flauta, Psicomotricidade, Arte, Culinária, Dança, Multiesportivo, Fazendo Arte e Reforço Escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário