Páginas

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Queixas do Procon de Campo Bom integram sistema nacional de dados

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Campo Bom está integrando o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Com a inserção no sistema nacional, que aconteceu progressivamente desde junho, as queixas registradas na cidade passaram a somar com os processos de todo o país, o que dá mais precisão as estatísticas de reclamações que são divulgadas anualmente.
Atualmente o Procon de Campo Bom registra em média 190 atendimentos por mês, e esses processos ficavam arquivados em um sistema próprio do órgão. Desde a inclusão no Sindec, as reclamações dos consumidores da cidade não entravam para as estatísticas nacionais.
Para a coordenadora do Procon, Taila Müller da Silva, a inserção do órgão municipal no sistema deverá trazer mais agilidade aos processos abertos na cidade. “As empresas começarão a se interessar mais nas queixas registradas aqui, já que passam a fazer parte da estatística nacional”, destaca.
Segundo o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mateus Menezes, a adesão ao sistema traz economia ao município, já que as empresas que também estão cadastradas no Sindec passaram a ser notificadas dentro do próprio sistema, descartando a necessidade de envio de correspondência física. “O envio das Cartas de Informações Preliminares (CIPs) às empresas, agora é feita de forma eletrônica, eliminando os custos de postagem e garantido maior agilidade ao processo”, define o secretário.
O Procon fica na Avenida dos Estados, nº 900, junto ao Espaço Cidadão/Cidadania Benno Felippe Froehlich. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h. Telefone: 3597-4203.

Nenhum comentário:

Postar um comentário