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terça-feira, 8 de agosto de 2017

Projeto de escola municipal participa de feira internacional de ciência no Ceará

O projeto Jardins Filtradores – Tratamento de Esgoto por Zonas de Raízes, da Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho, de Campo Bom, está participando da Milset Expo-Sciences Internacional (ESI) 2017, que teve início no domingo, 6, em Fortaleza (CE). O evento, que segue até sábado, 12, reunindo trabalhos de ciência e tecnologia de estudantes de mais de 60 países.
O projeto de Campo Bom busca uma melhoria da qualidade das águas difundindo que é possível utilizar plantas para tratar esgotos, mostrando quais são as mais indicadas, se é preciso adicionar algum produto químico e quanto tempo é necessário para reduzir a carga poluidora nos esgotos domésticos em pequenas propriedades rurais e urbanas. Para tanto os alunos construíram um jardim filtrador, analisando dados de outros jardins filtrantes que estão em funcionamento na bacia do Rio do Sinos.
Segundo o prefeito Luciano Orsi, essa é uma importante conquista dos estudantes campo-bonenses que podem partilhar seu projeto e trazer para a cidade outros conhecimentos para serem postos em prática. “Este é um evento mundial que visa elevar a cultura científica entre os jovens através da organização de Ciência e Tecnologia. Campo Bom está se destacando pelo trabalho realizado em nossas escolas e pela excelência com que nossos estudantes têm se empenhado em ações e projetos de destaque”, define Orsi.
O Jardins Filtradores foi premiado com o 3º lugar na categoria anos finais, na edição 2016 da Mostratec Júnior, que ocorreu em outubro do ano passado, no Centro de Eventos Fenac, em Novo Hamburgo, onde foram apresentados diversos projetos desenvolvidos pelos alunos da região. Com a premiação a projeto recebeu credencial para participar da Milset Esi Mundial 2017, um movimento internacional que tem a parceria da Unesco e incentiva jovens na produção de atividades de ciência, tecnologia, cultura e lazer. Com sedes nos cinco continentes, realiza a feira mundial a cada dois anos.
Saiba Mais
Dentro do projeto foram mapeadas as áreas (nos bairros onde os alunos moram) de vertentes ou pequenos cursos hídricos que estão sendo contaminados por efluente e cujos impactos possam ser minimizados pelo tratamento de esgoto por zonas de raízes, baseado no princípio de funcionamento dos banhados. Os estudantes concluíram que esse sistema apresenta vantagens e desvantagens, é que é uma tecnologia educacional sustentável, fácil de ser implantada e que pode trazer benefícios sociais, econômicos e ambientais.

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