Páginas

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Mostra Geoplásticas promove ações educativas gratuitas

O Espaço Cultural Feevale, localizado no Teatro Feevale, realiza, nesta e na próxima semana, uma série de atividades relacionadas à exposição Geoplásticas, que pode ser conferida até o dia 12 de agosto. As Ações Educativas, que são gratuitas e abertas à comunidade, consistem de conversas, palestras e exibições que refletem sobre a arquitetura, a arqueologia e a preservação do meio ambiente. Confira mais abaixo a programação completa.
A mostra Geoplásticas contém obras que conectam criações humanas e naturais, articulando poéticas visuais e ações de regeneração e preservação ambiental. A exposição é composta por trabalhos artísticos que transitam pelos territórios do desenho, da fotografia, da pintura, da performance, da gravura, da escultura e da instalação, assim como, por projetos internos e externos à Universidade Feevale.
A curadoria geral está a cargo dos professores Anderson Luiz de Souza, da Universidade Feevale, e Paola Zordan, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A exposição tem caráter internacional, pois reúne nomes do Brasil e de outros países, como Jorge Eiró (PA), Daniel Caballero (SP), Carolina Sanches (PR), Itelvino Jahn (RS) e Gustavo Tabares (Uruguai), em um total de 26 participantes. A exibição integra as atividades em comemoração aos cinco anos do Espaço Cultural Feevale.
SERVIÇO
Programação das Ações Educativas Geoplásticas
- 9 de agosto, quarta-feira
Palestra (Des)enterrando Porto Alegre: o fazer artístico com vestígios arqueológicos de uma cidade escavada, com a artista e arquiteta Vanessi  Reis
Local: Espaço Cultural Feevale – Teatro Feevale, 4º andar
Horário: 9h30min
Resumo: o trabalho apresenta uma poética visual em campo expandido. Tangenciando outras áreas do conhecimento, junta história, arqueologia, arquitetura, urbanismo e artes visuais, em um trabalho transdisciplinar. Inspirada em experiências pessoais e de outros artistas, Vanessi reproduz mapas antigos da cidade, em escala ampliada, pintados com pigmentos de seu próprio solo.
Sobre Vanessi Reis: doutoranda em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), especialista em Arquitetura de Interiores pela UniRitter e Bacharel em Artes Visuais pela UFRGS. Pesquisa, especialmente, os espaços e lugares do lazer noturno em Porto Alegre. Tem produção artística vinculada ao Cotidiano Social, Urbano, Arquitetura, História da Cidade e Arqueologia Urbana.
- 10 de agosto, quinta-feira
Exibição do documentário Brasiliensis – uma reflexão sobre a situação do peixe dourado na bacia do Rio Uruguai, no Rio Grande do Sul
Local: Espaço Cultural Feevale – Teatro Feevale, 4º andar
Horário: 20h
Sobre o documentário: faz uma reflexão sobre a situação do peixe dourado na bacia do rio Uruguai, no Rio Grande do Sul, abordando os conflitos ambientais e sociais que surgem a partir do cenário atual da espécie. O filme mostra os diferentes fatores que contribuem para a fragilidade da vida desse peixe, que se destaca como um predador essencial para a cadeia trófica. O dourado é uma das principais espécies de interesse comercial da bacia e um atrativo para os pescadores esportivos, por fazer saltos fantásticos. O filme foi financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado e é realizado pela produtora Hoffmann Entretenimento e Audiovisual. Mais informações podem ser obtidas no site www.brasiliensis.com.br.
- 16 de agosto, quarta-feira
Palestra Diálogos entre sustentabilidade e arquitetura, com a professora Juliana Cruz
Local: Sala de Exposições do Arenito, Câmpus II
Horário: 20h
Resumo: a discussão alertará sobre a importância de uma mudança de percepção e de valores para romper paradigmas e propor projetos mais sustentáveis, utilizando como exemplo a visão de mundo de comunidades tradicionais, com abordagem da importância do desenvolvimento de projetos arquitetônicos mais sustentáveis e os impactos destes, tanto no meio ambiente quanto nos hábitos, percepções e valores de seus usuários.
Sobre Juliana Cruz: graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis e mestre em Engenharia Civil pela UFRGS. Desde 2014, é professora da Universidade Feevale nas disciplinas de Projeto VII (Habitação de Interesse Social), Desenho Civil I e Desenho I. Atua como arquiteta e urbanista com construções sustentáveis.
Exposição Geoplásticas
Local: Espaço Cultural Feevale (Teatro Feevale, Câmpus II da Universidade)
Período: até dia 12 de agosto
Horários: de segunda a sexta-feira das 14h às 18h
Informações: pelo telefone (51) 3586-8800, ramal 9235, ou pelo e-mail espacocultural@feevale.br
Visitação: gratuita
Coordenação do Espaço Cultural Feevale: Anderson Luiz de Souza
Curadoria geral da exposição: Anderson Luiz de Souza (Feevale) e Paola Zordan (UFRGS)
Participantes: Anderson Souza (RS), Antônio Augusto (RS), Carina Sehn (RS), Carolina Sanches (PR), Daniel Caballero (SP), Fundação Gaia, Guilherme Schröder (RS), Gustavo Merolli (RS), Gustavo Tabares (Uruguai), Itelvino Jahn (RS), Itiana Pasetti (RS), Jorge Eiró (PA), Juliana Cruz (RS),  Luciano Machado (RS), Luís Filipe Bueno (RS), Maria Luciana Firpo (RS), Mayra Redin (RS), Myra Adam Gonçalves (RS), Paola Zordan (RS), Programa de Educação Ambiental em Desastres (PEAD), Projeto Promoção de Práticas em Gerenciamento Ambiental, Projeto Vivenciando a Educação Ambiental, Rafael Maffessoni (RS), Thais Reis (RS), Una Korja (RS), Vanessi Reis (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário