Páginas

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Parlamento Metropolitano busca soluções para defasagem do efetivo policial

Foto: Cássios Schaab/CMCB
Lideranças de toda a região apresentaram alternativas para diminuir problema enfrentado pela Polícia Civil e Brigada Militar

A Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo recebeu, na noite de quarta-feira, 16, audiência pública promovida pelo polo do Vale do Sapateiro do Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre. Conduzida pelo vice-presidente do Parlamento Metropolitano e presidente da Câmara de Vereadores de Campo Bom, Max de Souza (PMDB), a audiência pública contou com a participação de vereadores de Novo Hamburgo, Ivoti, Estância Velha, Taquara, Nova Hartz, Sapiranga, Araricá e São Leopoldo além de representantes da CDL, Sindilojas, Movimento #Paz, Brigada Militar, Polícia Civil, Consepro e comunidade em geral. Além de Max, os vereadores de Campo Bom, Victor Souza (PC do B) e Cirano Cardozo (PP) também participaram do encontro em Novo Hamburgo.
A audiência pública foi motivada após o envio de 50 novos policiais para a região do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale dos Sinos (CRPO/VRS) conforme explica a secretária do Parlamento Metropolitano e presidente do Legislativo de Novo Hamburgo, Patrícia Beck. “Esse envio (50 policiais) é muito pouco para o Vale dos Sinos. Precisamos de mais policiais nas ruas”, destacou. “E esse encontro tem esse objetivo, de unir forças através do Parlamento Metropolitano. Nosso objetivo  não é só em reuniões, mas sim motivar ações concretas”, completou.
Para Max, o problema da segurança é de todas as cidades e é preciso a união de forças para mobilizar as autoridades. “A nossa organização e mobilização é a única forma de pressão para atingirmos nosso objetivo. Pela posição de destaque que a região ocupa junto ao Estado, não podemos nos contentar com o nosso efetivo atual”, ponderou.
As ideias de Patrícia e Max são compartilhadas pelo presidente da Comissão de Segurança, Direitos Humanos e Cidadania do Parlamento Metropolitano e presidente do Legislativo de Taquara, Telmo Vieira. Segundo ele, “a região precisa pensar de forma unânime, para que realmente consigamos avançar em nossas demandas e receber a devida valorização de nossos governantes”, enfatizou.
O vereador Victor lembrou que a questão da segurança envolve vários fatores que precisam ser levados em conta. “(A segurança) é muito maior que efetivo nas ruas. Fatores como educação e questões sociais também acabam refletindo na segurança”, comentou. Já o vereador Cirano lembrou que o Legislativo de Campo Bom já está buscando alternativas no âmbito municipal para contribuir com a segurança dos cidadãos. “Por ser um assunto que não diz respeito só ao Estado, contribuímos através de emendas no PPA (Plano Plurianual) que valorizem a questão da segurança”, lembrou.
Presidente da Câmara de Vereadores de Ivoti, Satoshi Suzuki, lembrou que tecnologia pode ser aliada da segurança. “Precisamos de ações com inteligência para resolver essas questões que estamos enfrentando”, explicou.
Entidades reforçam apoio a mobilização
O Movimento #Paz, através de sua coordenadora Gabriela Streb, demonstrou total apoio ao movimento do Polo do Vale do Sapateiro. “Uma audiência como essa é necessidade de todo cidadão participar. O (Movimento) #Paz apoia o Parlamento Metropolitano na busca de soluções para o aumento do efetivo”, comentou. “Estamos à disposição para buscar alternativas e trabalhar com inteligência”, completou o presidente do Consepro de Novo Hamburgo, Diogo Boss.
Qualidade para suprir defasagem
Tanto o comandante do CRPO/VRS, Coronel Álvaro de Medeiros, como o Delegado de Polícia Metropolitana, Rosalino Seara, ressaltaram que as forças policiais buscam suprir a falta de efetivo com a qualidade da atuação dos policiais. “Estamos trabalhando no preparo dos policiais para atuarmos de forma integrada e com mais qualidade”, enfatizou Seara. “Esses policiais que chegaram para atuar na região nos garantem um acréscimo de qualidade para o serviço da Brigada Militar”, completou Medeiros que também apresentou dados da atuação da Brigada Militar junto as comunidades nos primeiros sete meses do ano.
Todas as demandas levantadas durante a audiência pública serão oficializadas através de documento do Parlamento Metropolitano para que uma comissão de parlamentares prossiga com as tratativas em busca de soluções para a região na área da segurança.
Entenda a organização do Parlamento Metropolitano
O Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre é o espaço institucional integrado pelas 34 Câmaras de Vereadores da Região Metropolitana de Porto Alegre que representa mais de 400 parlamentares e é responsável por 40% do PIB do Estado. O Parlamento Metropolitano tem por meta principal proporcionar a cooperação entre os integrantes deste colegiado, buscando o debate e a resolução de problemas comuns dos municípios. As 34 cidades foram dividias em sete polos regionais, sendo Campo Bom integrante do Polo do Vale do Sapateiro que compreende ainda as cidades de Dois Irmãos, Ivoti, Estância Velha, Novo Hamburgo, Sapiranga, Araricá e Nova Hartz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário